sábado, 18 de junho de 2011

Tem que ser denunciado !

Apesar deste ser um blog dedicado ao Benfica, mais, dedicado ao futebol do Benfica , não posso deixar de me refererir, de quando em vez, a outras instituições que connosco disputam as diversas provas desportivas. O  Benfica faz parte de um universo constituído por centenas de agremiações.

Sempre fomos , e é esse o nosso destino e desiderato, um clube hegemónico. Mas sempre tivemos adversários à altura. Essa é , aliás, a melhor maneira de evoluir.

Actualmente disputamos a hegemonia futebolística com o FC Porto ; o Sporting deixou de contar porquanto se tornou apenas um braço armado do Porto na luta contra nós.É mais um satélite.

Quero dizer que sendo natural de Lisboa e tendo vivido sempre nesta cidade conheço bem o Porto e nutro enorme simpatia pela cidade e suas gentes.

Todavia, é preciso dizê-lo a instituição FC Porto foi tomada , há uns anos, de assalto por um grupo de pessoas, chefiados por um personagem maquiavélico, que se mantêm no poder até hoje , não obstante usarem métodos censuráveis para usar um eufemismo, suportados por um inegável sucesso desportivo e não só.

O FC Barcelona tem como lema , "més que um club", em catalão. É também esse o caso do FC Porto, é mais do que um clube, infelizmente pelas razões erradas.

O FC Barcelona é bandeira de uma cidade lindíssima e da região mais próspera de Espanha. Serve para lembrar que , fazendo parte da Espanha , eles são melhores  do que os restantes Espanhóis.A Catalunha tem uma língua própria e uma área  superior a 30.000 Km 2.

Ao contrário do que a propaganda própria nos diz, o FC Porto não representa nenhuma região. Quando muito representa uma área urbana e suburbana que poderemos designar por grande Porto. O que o clube representa , isso sim,é um conjunto de interesses económicos e políticos de cariz local mas com ambições nacionais.

Só assim se entende que o Presidente do FCPorto a braços com processos crime e disciplinares e sabendo-se que materialmente é culpado de tudo, ainda que formalmente não possa ser acusado ,seja recebido pelos deputados afectos ao clube em plena Assembleia da Republica. E que dizer de financeiros e comentadores reconhecidos que caucionam  sistemática e publicamente os actos do presidente do FC Porto. Fazem-no porque o clube é apenas um instrumento para servir interesses maiores. Por isso faz rir quando esses senhores dizem que Fernando Seara não pode ser candidato a Presidente da Federação porque é autarca, não querem misturas entre futebol e política quando essa é a natureza última do seu projecto.

A mim , que me limito a gostar do Benfica e a vibrar com os seus êxitos desportivos, tudo isto me parece profundamente errado.

E tem que ser denunciado!



1 comentário :