quinta-feira, 23 de junho de 2011

Uma grande desilusão - 21 Março de 1984

Dos grandes jogos a que assisti este é uma das maiores desilusões. Benfica - Liverpool , 2ª mão dos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus . Tínhamos perdido o primeiro jogo em Liverpool por 1-0 , golo de Ian Rush, um galês longilíneo que foi um dos mais prolíficos avançados da história daquele clube e , simultaneamente, uma das nossa bestas negras.

Não sei porquê, talvez porque era ainda um adolescente, encarei aquele jogo com uma fé e uma vontade como nunca antes tinha encarado qualquer desafio. Estava absolutamente certo que íamos passar a eliminatória.

Talvez por isso , aos 10 minutos de jogo tive um dos maiores choques da minha. Numa jogada aparentemente  inofensiva , um  remate que foi uma espécie de passe de cabeça passou por entre as pernas do nosso guarda redes. Uma displicência e um dos maiores frangos que vi na minha vida. A partir daí foi o descalabro , perdemos por 1-4. Ao Bento chamei-lhe tudo, eu e mais 70.000 pessoas que estavam a assistir ao jogo, mais os milhões de Benfiquistas que não assistiram.

Chorei como uma "madalena", odiei aquele guarda redes. Lembro-me que uns dias mais tarde , Bento foi a um programa de televisão e lembrou uma frase antiga de outro Keeper injustiçado, " Agora mostrem as grandes defesas que já fiz".

Já o escrevi noutro post e volto a escrevê-lo : Manuel Galrinho Bento foi o mais entusiasmante e espectacular guarda redes que já vi actuar.Era daqueles jogadores que nos aumentava a doença, cada voo , cada defesa, parecia a última. Se se pudesse medir a coragem, parece-me que a dele era igual à soma da de todos os jogadores do nosso plantel.

Mas todos erramos!

2 comentários :

  1. Posso estar enganado, mas nos anos 80 foi uma das poucas equipas europeias que consegui-o ganhar ao Benfica em pleno Estádio da Luz, agora qualquer clubezeco vai lá ganhar, enfim é o que temos hoje em dia.
    Quanto ao Bento, era um guarda-redes à Benfica, o melhor ou um dos melhores que jogou na Luz. Partiu cedo demais, o maldito coração traiu-o.

    SAUDAÇÕES GLORIOSAS

    ResponderEliminar