segunda-feira, 25 de julho de 2011

E se Luisão sair... tudo bem!

Sou um admirador de Luisão. Em primeiro lugar sou-o porque sou benfiquista e é no Benfica que ele joga. Mas também porque lhe reconheço qualidades e , sobretudo , percebo que é daqueles que dá o que tem .E aqui entre nós , benfiquistas, o que ele tem de melhor são os centímetros de altura ; mas com os anos ganhou uma certa autoridade e passou a ser uma voz de comando na defesa. Ganhou importância

Ele próprio o confessou, está há muitos anos no clube e só ganhou dois títulos, para ele é pouco, para nós é menos . O Benfica é muito maior que o Luisão.

Pela sua posição passaram muitos jogadores melhores que ele, não ficaram foi cá tanto tempo.

Das duas uma ou quer ir à sua vida ou quer ser aumentado. Em qualquer dos casos falou de mais à chegada a Lisboa. Porquê? Porque como o próprio disse ganhou pouco, é um perdedor. Não não está em condições de pedir aumento. Pelo contrário.Mas isso, estes miúdos cheios de dinheiro, não percebem, trazem o ego muito insuflado. 

Por mim quaisquer 12 milhões o levavam, agora se nem isso oferecerem ele não pode pretender sair , sem cumprir contrato a troco dum saco de tremoços.

Dito isto parece-me que Luisão merece ganhar mais do que Garay, por exemplo, e espero que ganhe; independentemente das choraminguices parece-me justo, e um homem experiente como Vieira sabe que é assim. Luisão deve estar no top da folha salarial do Benfica mas isso são assuntos para resolver internamente.

Mas imaginemos que alguém dá os tais 12 ou , quem sabe, 15 milhões, algum russo por exemplo.Nesse caso proponho a contratação dum homem experiente e mais poderoso: Alex do Chelsea, o tanque.

Mas enquanto vem e não vem o substituto de quem ainda não saiu proponho Javi Garcia a central. Já sei , perdia-se um grande médio para termos um central mediano. Discordo, perdia-se um médio centro defensivo bom e ganhava-se um super central. Garcia só precisa de rotina , de resto tem tudo: jogo aéreo, agressividade, visão. Mais, como central, é óptimo tecnicamente e pode sair a jogar. Dizem agora os cépticos - Mas e quem fica com a 6, quem recupera bolas no meio campo?Realmente para jogar é preciso ter a bola , por isso pergunto : - Quem a recupera aqui ?  



Pois é , esta é a melhor equipa do mundo. E não o é só porque tem Messi; este na Argentina não ganha nada.

 Mas curiosamente também não apresenta aqueles jogadores altos e fortes que nos habituámos a ver como recuperadores de bola. Pelo contrário , aqui é só malta que , independentemente do peso e da altura sabe jogar. Porque no futebol o importante para recuperar a bola e para a ter com qualidade é saber jogar. E saber jogar é também saber defender, independentemente da estatura.

Mas voltemos à nossa realidade : se Garcia descer para central , passamos a ter alguém que sabe defender e começar a construir desde trás. A posição 6 seria de Matic, dá para ver que é mais competente na construção das jogadas que Javi, e ainda por cima é, também, um jogador muito alto  Os restantes jogadores têm que saber pressionar logo à saída da bola do adversário.


2 comentários :

  1. patriarca disse:


    Aquilo que ele tem dito e feito, especialmente mais uma vez há dois dias, começam a dar-lhe pouco espaço, especialmente entre os SÓCIOS e Adeptos do Benfica que já estão a ficar fartos das Novelas que ele sempre arranja depois das férias. Sempre foi bem tratado no Benfica por TODOS, mas estou a ver, aliás há muito que tinha reparado que de facto ELE NÃO merece o Respeito que os Sócios têm por ele, porque ele com estas tristes figuras e com os comentários que faz em nada abona a favor de ninguém. Quer ir embora está no seu direito, desde que o Benfica fique com os seus direitos salvaguardados.

    ResponderEliminar
  2. Os últimos 8 anos do PSG:

    4º -13º- 6º- 16º- 15º- 9º- 9º- 2º....


    O que ele quer mesmo são Títulos do TESOURO!

    ResponderEliminar