quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Os assobios a Cardozo

Começo por dizer que vejo jogos do Benfica desde o final dos anos setenta.
Depois quero deixar claro que considero que qualquer pessoa que vai ver um jogo de futebol tem o direito de assobiar um jogador .
Enquanto adepto lembro-me de ter assobiado muitas vezes o central Oliveira , o defesa esquerdo Fonseca , o ponta esquerda Vando e , antes deles, o célebre avançado. Reinaldo. Reinaldo falhava cinco ou seis vezes de baliza aberta antes de maracar um golo , era exasperante. Vando veio substituir Chalana e perdia lances atrás de lances desde que o lateral contrário fosse inteligente .Fonseca tirou o lugar a um defesa esquerdo verdadeiramente à Benfica , Alvaro ,e não jogava nada. Oliveira veio substituir Humberto Coelho e quem viu este a jogar sabe que estamos a falar de jogadores muito diferentes.
Cardozo não merece assobios sistemáticos , é um grande jogador. Claro que não é o melhor do mundo , que não cabeceia bem , que não é rápido nem a técnica fina de Saviola. Mas não deixa de ser um jogador que ganha muitas bolas , que dá luta e depois tem uma potência de remate com o pé esquerdo do melhor que há. E é um excelente marcador de livres.E , finalmente, marca muitos golos.
Os assobios, de quem se desloca para ver um jogo, muitas vezes fazendo sacrifícios são legítimos, mas no caso de Cardozo são completamente injustos, mesmo tendo em conta que o futebol é emoção e que os assobios e os aplausos fazem parte do jogo, e mesmo os melhores do mundo estão sujeitos a eles. Que o digam Messi na Argentina e Ronaldo em Portugal. 
Mas hoje à noite quem precisa de ser assobiado é Bryan Ruiz e companhia.

Sem comentários :

Enviar um comentário