quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Perigos e armas : Primeiro esboço

Primeiro os perigos :

Centro e direita do ataque do Porto. Moutinho recupera muitas bolas e perante uma arbitragem complacente , recupera muitas em falta . Ele estará no lado direito do meio campo e por isso enviará imediatamente a bola para o mais perigoso dos jogadores do Porto : Hulk. Por isso é muito importante evitar saídas de bola arriscadas pela esquerda.Importante será também que as tarefas de cobertura não sejam apenas da responsabilidade de Emerson. Convinha ter alguém na esquerda do nosso meio campo, para mim Matic seria o homem ideal, é um jogador defensivamente forte e capaz de , em caso de recuperação, fazer um bom primeiro passe.

O sucesso neste jogo passa pelo esvaziamento de Hulk , Moutinho e Guarin ou Belluschi , caso este jogue.Penso que Vítor Pereira vai optar por Fernando, Moutinho e Guarin. Moutinho é o mais inteligente ,ofensivamente, recupera muitas bolas e sabe passar por isso terá de ser bem marcado. Guarin é um jogador que recupera bem , muito forte fisicamente e sabe jogar. Para termos sucesso temos que o reduzir a tarefas defensivas. 

Hulk é o único grande jogador do Porto e tem que ser impedido de receber a bola.Não pode haver desconcentrações , não pode ter situações de conta ataque de um contra um porque ninguém o conseguirá parar em velocidade. Quando tiver a bola tem que se lhe dar a linha para evitar penetrações interiores e remates. Chegado à linha é obrigado a cruzar com o pé direito e torna-se um jogador banal. O segredo está na marcação a meio campo. Se Pereira colocar Belluschi a tarefa defensiva é mais complicada pois este é o mais talentoso dos jogadores do meio campo do Porto . Com ou sem Belluschi a melhor solução passa por um jogador inteligente e complicado de ultrapassar pela estatura como Matic à esquerda

Sem James o Porto fica limitado na criatividade e soluções.

Na minha opinião não devemos aparecer no Porto sem asas ; Nolito e Gaitan de início para aproveitar  as falhas de Fucile e o regresso de Pereira pós lesão.


Armas :


Cantos e livres : o Porto é uma equipa baixa , especialmente se jogarmos no primeiro período do jogo com Luisão, Garay , Matic e Cardozo. É difícil marcar tantos jogadores tão altos. Aqui conto com a capacidade de Gaitan nas bolas paradas.

Nolito versus Fucile. Nolito é um jogador que procura sempre a baliza em movimentos interiores e terá como adversário um jogador , na minha opinião pouco inteligente, como Fucile. O apoio deste será Rolando , também ele um atleta longe de ser imbatível . Aqui é muito importante a aproximação de Cardozo e Witsel ou Aimar para jogadas de superioridade numérica . Nolito , Witsel, Cardozo e eventualmente Aimar, se jogar ,podem fazer um jogo de tabelinhas pela meia esquerda às quais é difícil resistir. E é por aí que o Porto é frágil.

Remates de meia distância. Helton solta muitas bolas para a frente , por isso é importante rematar.

Gaitan versus Pereira. O Colombiano é rápido e rijo mas está programado para enfrentar adversários que procurem a linha. Gaitan é o melhor pé esquerdo a actuar em Portugal e por isso terá que procurar movimentos interiores e combinações com Cardozo. Vai fazer um golo.

O banco . Por mim Aimar entrava ao intervalo, e se o resultado não for positivo, César também. Ambos podem abanar o jogo e decidir partidas. Aimar é Aimar e o chuta chuta na meia esquerda pode fazer miséria.

Sem comentários :

Enviar um comentário