segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Manniche : um campeão

Um ano antes chegou um jogador doutra qualidade : Stromberg, também um gigante com mais de 1, 90 cm que aliava a uma excelente visão de jogo e boa capacidade de passe. Mas para quem se lembra o que impressionava em Stromberg era a dimensão física do seu jogo.

No ano seguinte chegou Maniche, grande ídolo dos miúdos da altura , o célebre Mánicá. Chegou e cedo se revelou como um jogador de fracos atributos técnicos. Quando lhe perguntavam quais a suas qualidades respondia que era mais alto do que a maioria. Foi internacional mas na altura a selecção Dinamarquesa tinha grandes atacantes , ele é de 59 , Laudrup é de 64 mas apareceu muito cedo e havia também, menos conhecido que Laudrup mas um super jogador que fumava 2 maços de tabaco por dia mas era fisicamente portentoso, Elkjaer Larsen , que em 86 fez um mundial fabuloso.

O que foi fantástico em Maniche é que ele deixou de ser o tal rapaz alto e louro e passou a ser um avançado que ainda hoje seria de top. Porque era um farol na área e fazia excelentes passes de cabeça, raramente perdia uma bola, aliás. E na fase final passou também a ser um excelente tabelador com os pés.

Gostei muito de o ver jogar , era diferente do que se conhecia , era um ídolo dos miúdos ; quem não teve nessa época um amigo ou conhecido na escola que era o "Maniche". Um deles chegou a profissional de futebol.

Esteve quatro épocas no Benfica e ganhou dois Campeonatos , duas Taças de Portugal e uma Super Taça. Foi um campeão.

2 comentários :

  1. Até me assustaste porra... muda lá isso para Manniche!!! Falta aí um N

    Esse Maniche é o caniche LOL

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É verdade , ainda por cima nunca achei a imitação grande coisa , pelo menos no Benfica.
    Obrigado
    Abraço

    ResponderEliminar