segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Maradona : a propósito dum post no blog lateral esquerdo

Deve ter sido em 82 que pela primeira vez assisti com atenção a um mundial. Foi seguramente aí que a minha paixão pelo Benfica se tornou também paixão pelo futebol. De 78 não me recordo muito. Mas do mundial de 82 com Naranjito e etc, recordo-me bem. Pela primeira vez vi algo de diferente , um colectivo de jogadores geniais que trocavam a bola entre si como nunca tinha visto. Era o Brasil de Zico , Socrates ,Falcão , Toninho Cerezzo, Júnior, Éder , etc. Um futebol verdadeiramente espantoso. Todos os jogadores eram tecnicamente fantásticos mas nenhum se erguia como o maior entre eles, nem Zico.

Em 1986 apareceu Maradona , que já tinha estado sem honra nem glória em 82. E depois da epifania do futebol colectivo , artístico do Brasil 82 tive outra REVELAÇÃO. Quando se perguntava em Nápoles quem era para os tiffosi Maradona , eles respondiam : Deus. 

Maradona é divino. E não se compara com nada que tenha existido antes ou depois . Porque sou Monoteísta.

Antes de Maradona não sei quem existiu. Claro que a carreira de Pélé é incomparável e os seus golos indiciam alguém técnica e atleticamente à frente do seu tempo.

Mas Maradona não tem nem deixa de ter técnica ou capacidade atlética. Está para além disso . É metafísica.Messi é um cínico , veloz e tecnicista que aparece nos interstícios do jogo para o resolver. Não tem nada a ver , é apenas o melhor da actualidade. Ronaldinho Gaúcho era e ainda é arte pura , deleite para quem gosta do futebol de toque e habilidade. Zidane era um artista e um geómetra . Ronaldo "fenómeno" era potencia , velocidade e golo como Cristiano Ronaldo.

Maradona era um profeta, que tal como Moisés era capaz de abrir as águas do Mar Vermelho , para que ele passasse , bola colada ao pé, a rir-se desbragada de prazer.

Em 94 , com 34 anos tinha levado uma selecção medíocre ao título mundial. Infelizmente não o deixaram. Independentemente do uso de cocaína  a suspensão de Maradona foi um crime de lesa futebol que devia ter dado cadeia a todos os que estiveram envolvidos na sua punição.

Porque a Deus não se fazem análises nem perguntas. Deus adora-se , apenas.


3 comentários :

  1. "Em 94 tinha levado uma selecção medíocre ao título?"
    Como?

    ResponderEliminar
  2. Queria dizer que em 94 se não tivesse sido castigado por uso de cocaína devido a um análise feita durante o torneio teria levado a Argentina à vitória no mundial.

    ResponderEliminar
  3. A Maradona só não perdoo essa decepção de 94!!!

    ResponderEliminar