segunda-feira, 30 de julho de 2012

Por mim ficava

Parece que Nelson Oliveira e Roderick Miranda vão ser emprestados ao Corunha .

O clube é bem encontrado .Há lá mais portugueses e vão jogar contra os melhores do mundo o que é sempre uma oportunidade de crescimento.

No caso de Roderick é um empréstimo arriscado . Apesar de ter evoluído no Servette não sei se conseguirá ser titular numa equipa de primeira divisão espanhola. Mas a verdade é que se conseguir regressará com expectativas de discutir um lugar no centro da defesa do Benfica. Quem sabe será ele o sucessor de Luisão.

Nelson Oliveira é , para mim , o avançado com maior potencial do Benfica . É o mais rápido , o mais forte fisicamente , dribla e remata bem . É um jogador com peso e presença na área e , por isso , tenho pena que seja atirado para uma aventura fora de portas .

Nós aqui em Portugal , ao contrário do que sucede em Espanha , por exemplo, preferimos sempre o jogador estrangeiro . Por isso , mesmo para os adeptos, Oliveira estará atrás de Michel , Kardec e Mora .

No Real Madrid , Coentrão é crucificado em cada passe que erra . Mesmo para os adeptos qualquer canterano está ao seu nível .Em Portugal Mora faz três golos ao Gil Vicente e passa a ser um novo Miccoli , Michel é um novo Hulk e Kardec um novo Mário Jardel . 

Mas , na maior parte das vezes, as coisas não são assim.

Nada tenho contra os jogadores estrangeiros . Mas parece-me que as equipas mais fortes são aquelas em que há talento, mas também identificação, entre os jogadores e destes com o clube. Foi sempre assim que o Benfica teve mais sucesso.

6 comentários :

  1. Não são nem o Mora nem o Michel que lhe tapam o lugar.
    Se me disseres que nesta altura - não daqui a 1 ou dois anos - o Nelson já tira o lugar ao Cardozo ou ao Rodrigo, tenho de aceitar, pois é a tua opinião. Apesar dela discordar.

    ResponderEliminar
  2. Sendo a época tão longa penso que três ou quatro avançados poderão ser utilizados com alguma regularidade.

    ResponderEliminar
  3. JV por norma concordo com tudo o que escreves, mas hoje tenho que discordar (há sempre uma primeira vez para tudo na vida)

    O empréstimo foi o melhor para o Nelson.

    "Nós aqui em Portugal , ao contrário do que sucede em Espanha , por exemplo, preferimos sempre o jogador estrangeiro ."

    LOL

    O Corunha é o exemplo perfeito...já vai no sétimo ou oitavo Português.

    Nós aqui também preferimos o Português..desde que tenha qualidade, não basta ser Português para ganhar o lugar...é preciso ter aquilo...jogar á bola....

    ResponderEliminar
  4. Isto de emprestar o Nélson e manter o michel, saviola e mora (só pq marco 3) que não fazem nada é de rir, vamos ter mais uma época de glória (para o porto)
    Ruben

    ResponderEliminar
  5. Mr Smith, referia-me mais à forma como os adeptos olham para o jogador estrangeiro.Por isso o exemplo do Coentrão. Mas mesmo no que diz respeito à quantidade no plantel do Corunha duvido que pelo menos 50% dos jogadores não sejam espanhóis.No Benfica nem 30 % são portugueses.
    Abraço e obrigado pelos comentários.

    ResponderEliminar
  6. JV,

    sim a época é longa. O problema é que pode ser também longa para um jogador com potencial e em idade de explodir estar sentado na bancada ou no banco.
    Concordo que podemos ver por ambas as perspectivas, sem duvida.
    Sem qualquer acrimónia, mas existe um ditado popular bem Português que ajuda a suavizar este nosso intenso desejo de ver Portugueses no Benfica.
    Roma e Pavia não se fizeram num dia.
    Com calma, considerando que só muito recentemente começaram a sair as primeiras fornadas do Seixal, já se começam a ver resultados. Senão repara nos mesmos a nível de formação. Repara também que a equipa que defrontou o GV já estava relativamente bem recheada.

    Queremos mais! Claro que queremos, mas as estruturas e os resultados não são nem nunca serão imediatos. A não ser que pretendamos usar os mesmos métodos dos corruptos, só nos resta ter alguma paciencia!

    PS. Nota só o que está a começar a acontecer nas modalidades, quem diria há 3 anos que as escolas seriam campeãs em tantas modalidades.

    ResponderEliminar