segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Se é para isso vou já pagar os meus impostos


Banca

Estado assume dívida de 10 milhões de Vítor Baía

Estado assumiu dívidas de 10 milhões de duas empresas de Baía ao BPN. Toda a história para ler no CM

domingo, 30 de dezembro de 2012

Ainda bem que foi hoje

É um lugar comum dizê-lo mas se o Moreirense jogasse sempre como hoje estaria nos primeiros lugares da tabela e não em último lugar.

Mas é com essa super motivação que todos sentem quando nos defrontam que temos que contar e ultrapassar. Claro que o relvado também não permitia grandes requintes.

No entanto não podemos deixar de dizer que jogámos pouco , claramente pouco motivados , lentos a reagir e , só por milagre, não perdemos este jogo. Foi bom que tivesse acontecido hoje porque nos próximos jogos não há lugar para empates ou derrotas.

Defender o título

É fundamental vencer hoje em Moreira de Cónegos . Entrava assim

Sport Lisboa e Benfica - SAD 4-3-3 football formation

sábado, 29 de dezembro de 2012

Balanço muito positivo da B

Não pude ver o jogo de hoje mas o resultado foi péssimo . E obriga-nos a ganhar o próximo . Mas neste momento interessa fazer o balanço dum projecto , na minha opinião, de grande sucesso.
Serviu para dar minutos e confiança a Jardel . Foi uma ponte para André Gomes, neste momento de pedra e cal, no plantel principal . Deu minutos e confiança a André Almeida . Serviu para o inicio da " ressurreição" de Sidnei. Deu a conhecer dois jogadores, ainda juniores , de grande qualidade como João Cancelo e Fábio Cardoso.Está a servir para o tirocínio dum jogador que, ou muito me engano ou, será de nível internacional : Ivan Cavaleiro.
Do ponto de vista meramente desportivo é uma equipa que vai fazendo um percurso bem interessante, estando em quarto lugar, na segunda liga , tendo vencido o líder , Belenenses, por seis a zero.

E que tal testar Guzzo

Sem Diego Lopes , por enquanto emprestado , e com Miguel Rosa encostado à esquerda , parece-me a altura de lançar Guzzo às feras .O miúdo joga muito.

Sport Lisboa e Benfica - SAD 4-3-3 football formation

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Melhor seria estar a treinar com Aimar

Agora que estamos em período de retoques parece-me que seria bom fazer regressar o ainda júnior Diego Lopes que pouco tem jogado no Rio Ave.

É um miúdo com um potencial tremendo que precisa de jogar e para isso nada melhor que a equipa B.

Falta-lhe cagança

Alan Kardec, que está de saída do Benfica, é um daqueles jogadores que, por não perceberem as características do seu jogo, nunca vão ser grandes.
Kardec , tecnicamente limitado ( excepção feita à técnica de finalização ) insiste em fugir da área , ele que tem notórias dificuldades de recepção da bola.Fora da área torna-se banal.
O que ele devia fazer era ver os jogos deste tipo :
 
Jardel não sabia driblar , não tinha velocidade , tabelas não era com ele mas era letal dentro da área. E não só de cabeça.
Claro que Kardec nunca será Jardel mas se ganhar coragem e se colocar no meio dos centrais pode vir a ser bem melhor jogador. Mas precisa de ganhar cagança.

Recuperar o investimento

Segundo parece vai finalmente fazer-se a troca há muito previsível . Dizer-se que Sidnei é melhor do que Roderick é uma redundância. Mas como "cada macaco no seu galho" é Roderick o melhor para a equipa B . Sidnei , por outro lado, é muito superior a qualquer dos centrais do Corunha.e jogar na liga espanhola é a melhor forma do Benfica tentar recuperar o dinheiro investido. E , no caso do brasileiro, já é só disso que se trata.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Dos lagartos prefiro estes

Carriço nem pensar .Mas eles têm dois miúdos portugueses muito interessantes que devem acabar por ir parar ao Porto. É pena mas os lagartos são cada vez mais o Porto B razão porque não faz sentido manterem-se na primeira liga.
Adrien Silva e André Martins são craques
   
Fotos do zerozero

Eder Luis de volta ?

Aparentemente o Vasco da Gama não tem possibilidade de pagar o valor em falta relativo à compra do passe de Eder Luis. Por mim tudo bem . Podem ficar com ele e ainda lhes dava mais três ou quatro milhões desde que viesse o Dédé.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Lista de presentes

A minha lista de reforços para Janeiro não é consensual . Não queria os três . Bastava-me um .

Não quero guarda redes , nem defesas , nem médios. Quero craques capazes de desequilibrarem qualquer jogo . Nesse sentido , o primeiro é :

Caso não desse aqui vai o segundo


Se também não der aqui vai o terceiro , com reservas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Quando o treinador nos faz sofrer

Um clássico é sempre um clássico e isso viu-se hoje no Olival com o Porto a fazer o melhor jogo da época , nas palavras do seu treinador.
Temos o melhor jogador da segunda liga mas hoje não se viu. Mas viu-se garra e sofrimento quando reduzidos a dez continuámos a encarar o jogo de igual para igual.
Num jogo com tanta luta não é fácil fazer destaques individuais mas Leandro Pimenta fez um belo golo a passe de Ascues que só Norton de Matos não viu que iria ser expulso . Mas este peruano nem é mau de todo. Nem ele nem Luciano Teixeira de quem muitos benfiquistas não gostam mas que me parece um jogador com potencial . Também o discreto Fábio Cardoso , ainda júnior, começa a mostrar que pode ter futuro.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Movimentações ( desejaveis ) em Janeiro

Neste caso na equipa B.
Parece -me que Diego Lopes , muito pouco utilizado no Rio Ave, teria mais vantagens em adaptar-se ao futebol adulto na B, promete demasiado para não ser bem acompanhado.
Roderick está no fim da linha no Depor e necessita urgentemente de dar um passo atrás para poder dar dois à frente.Trocá-lo com Sidnei era o ideal para ambos e para nós.

Amanhã é para ganhar

A equipa B joga amanhã no Olival às 16 horas com o Porto.
Sport Lisboa e Benfica - SAD 4-3-3 football formation

Tendo em conta os disponíveis e o ambiente tenso que se cria nos jogos no Porto parece-me importante entrar com uma equipa forte na marcação e rápida no contra-ataque. 
Curioso também para ver a arbitragem.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Nelson Oliveira

Jogou mais meia hora na derrota do Depor . O que é surpreendente é que qualquer pessoa que não seja completamente cega vê que ele é , de muito longe , o melhor avançado da equipa galega. Todavia , o avançado centro titular continua a ser um cepo chamado Riki.

O melhor jogo a que assisti

Talvez esteja a exagerar mas há quase vinte anos assisti ao vivo ao jogo que fizemos em Leverkusen. Até pode não ter sido o melhor mas foi de certeza o mais emocionante.

Depois do empate em casa estivemos a perder , fora , por dois a zero , virámos o resultado , voltámos a estar a perder e acabámos empatados a quatro o que deu apuramento .

Pelo meio um festival de oportunidades perdidas por ambas as equipas . Aquela equipa apesar de muito desequilibrada tinha uma espécie de magia que fazia sonhar . O treinador era um louco simpático que apesar das aparências percebia de bola . A defesa era fracota . Wiilliam e Helder pouco ou nada jogavam de cabeça e Neno era um desastre pelo ar. Mas no meio campo e ataque tínhamos dois dos melhores jogadores da história do futebol português ( João Pinto e Rui Costa) e um brasileiro ( Isaías) que quando engatava era capaz de tudo .Falta falar de Xavier que fez um golaço , Vítor Paneira ,Schwartz( enormes jogadores) e dos russos que apesar de serem tudo menos profissionais tinham grande categoria , especialmente Kulkov , o que se notava nos jogos importantes.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Mais quinze minutos

Nelson Oliveira regressou ao activo no Corunha e , aparentemente , teve uns bons quinze minutos. Pelo menos é o que se retira do forum dos adeptos do clube espanhol.

Ao contrário do que acontece com Roderick , completamente destroçado pelos adeptos e pela imprensa , Nelson continua a ser visto como uma promessa , um jogador que todos querem ver jogar mais minutos. Todos menos o treinador que também já não deve ficar por lá muito mais tempo.

Já eu imaginava que por esta altura Nelson fosse indiscutível no Benfica. Está a demorar mas acredito que ainda lá chegue. Roderick precisa de regressar urgentemente e continuar o tirocínio na equipa B. Promover a troca por Sidnei talvez fosse o melhor para os dois. Se jogar metade do que sabe o brasileiro é , de longe , melhor do que qualquer dos centrais do Depor

domingo, 16 de dezembro de 2012

Parabéns aos miúdos

Esta equipa B nem sempre joga bem mas joga sempre com coração e por isso joga sempre à Benfica. Mesmo com exibições menos conseguidas só o facto de Almeida e Gomes terem passado a fazer parte integrante da primeira equipa já é um triunfo deste projecto . E ainda há por ali mais dois ou três miúdos com potencial .

Gigantes

Cardozo fez mais três golos e Matic mais uma grande exibição.O sérvio é , no geral , tudo visto e ponderado, melhor jogador que o grande Javi . E isso é também mérito de Jorge Jesus.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Centenário

Cardozo juntou-se hoje a Eusébio , José Águas , Nené , Julinho , José Torres , Arsénio , Rogério , Nuno Gomes e José Augusto. Cem golos na Liga à quinta época. 

Parou de chover

Não há desculpas. Hoje temos que estar 40 000 na Luz . A equipa merece e o maior clube do mundo não pode ter assistências tão pequenas.Até porque mais logo a única chuva será , espero, a de golos na baliza do Maritimo

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Um talento de que ainda não devemos desistir

Amanhã na Luz , com a camisola 90 , estará David Simão de quem se tem falado menos , também devido ao sucesso da equipa B. Apesar da inegável qualidade e de nunca ter defraudado totalmente as expectativas também nunca deu o golpe de asa que permitisse vislumbrar nele um jogador para o onze do Benfica.

E , no entanto , tem excelente leitura de jogo , remata bem e passa como poucos. É um talento que tarda em afirmar-se mas de que ainda não devemos desistir.

Jogo do ano

Vencer para continuarmos em primeiro lugar .

Sport Lisboa e Benfica - SAD 4-3-3 football formation

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Não aprendem

Será possível que os lagartos continuem a querer negociar com o Porto. A estupidez dos sucessivos dirigentes sportinguistas, que os levou ao presente estado, não deixa de surpreender.

A "solução final" lagarta , o extermínio dos Benfiquistas, é um absurdo. É a própria natureza dos clubes , um popular e abrangente o outro elitista , no pior sentido ,que determina a dimensão dos mesmos.

Nesta tentativa de isolar o Benfica os lagartos encontraram o pior aliado : Pinto da Costa , um homem que não olha a meios e que esvaziou o Sporting.Há trinta anos anos atrás toda a gente sabia que o Sporting era um dos dois grandes. Hoje disputam o estatuto de quarto grande com o Braga .

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Uma renovação e um desmentido

Leandro Pimenta renovou.É uma boa notícia mesmo não se tratando dum jogador que possa entrar nos tempos mais próximos na primeira equipa. Foi um junior muito bom que teve muitas dificuldades na transição para o futebol adulto estando agora a apanhar um comboio que parecia fugir-lhe.

Reyes desmente estar a caminho do Benfica.Apesar de ser um jogador conceituado e campeão olimpico é um jogador com um valor de passe muito elevado e neste momento não entraria na equipa principal.Seria eventualmente um boa solução caso o enorme a Garay fosse vendido.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Um Rei

Ganhámos ontem com inteira justiça . Mas essa vitória só foi possível porque, num mano a mano com Elias , Artur levou a melhor e segurou a diferença de um golo , nessa altura a favor do Sporting, o que permitiu a reviravolta.

Mas se já tinha saído vencedor dum duelo com Messi não seria Elias a batê-lo

Artur ,um campeão !!!

Veteranos de categoria

Andté Gomes e Ola John ,dezanove e vinte anos respectivamente, percebem mais do jogo que muita malta à beira dos trinta.É o que distingue os grandes jogadores e ,para ser justo,os que trabalham com bons treinadores.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Crueldade

Dar-lhes um gostinho , deixá-los sentir a glória quarenta e cinco minutos e depois...Bem , e depois foi o que se previa.

Entrámos mal . Ou talvez não . Deixámo-los cansarem-se como que a prepará-los para uma lide brilhante na segunda parte.

Ora uma grande lide pede matador . E esse é Óscar Cardozo

Baixas que abrem caminhos

As baixas de Luisão e Enzo vêm abrir vários caminhos. Desde logo abrem a porta da primeira equipa a Sidnei e a porta de saída a Miguel Vítor que para JJ não conta. Jardel será titular. 

A saída de Enzo é um abrir de caminho a um jogador de muito futuro . É que não parece mas André Gomes só tem dezanove anos. E cheira-me que a partir desta noite vai vender ainda mais caro o seu lugar no onze


domingo, 9 de dezembro de 2012

Dois lances do último derby

Logo no início do jogo Polga rasteira Gaitan ,penalty claro que Soares Dias transforma em canto.

Mas mais tarde Luisão dá um pequeno toque com a mão no ombro de Wolfwinkel que se atira para o chão. Cartão amarelo , por simulação , ao holandês que Soares Dias transforma em penalty contra o Benfica que acabou por dar origem ao único golo do jogo.
Beneficiado : Fc Porto , pois claro !


Emprestados que devem regressar

O primeiro é Roderick Miranda , vinte e um anos , vice-campeão do mundo de sub-20 . Conheço este jogador há alguns anos. Era um trinco fracote nos juvenis que se transformou num central de qualidade nos juniores. A transição para os seniores não tem sido pacifica . Roderick é muito alto e tem bons pés mas não é ágil nem forte nem rápido . A evolução que teve nas camadas jovens demonstra que é um jogador inteligente e tem vontade de aprender. O seu lugar é na equipa B, quanto mais não seja por troca com Sidnei , neste momento muito mais apto a triunfar no campeonato espanhol.

O outro é Diego Lopes . Médio centro brasileiro , futuro Deco , futuro Kaká ou simplesmente um jogador com mais idade do que aquela que indica o seu bilhete de identidade; sobre ele já ouvi de tudo. Diego é ainda júnior , tem dezoito anos e foi emprestado ao Rio Ave , clube em que raramente é convocado. Emprestar jogadores a clubes pequenos nem sempre é a melhor forma de os preparar. O lugar de Diego é na B . Será bom para ele e para a equipa.

Poderá considerar-se justa ?

Poderá considerar-se justa uma vitória por três a zero quando dois um dos golos é ilegal e o outro é fruto dum penalty inexistente ? Poderá avaliar-se a exibição das equipas em semelhantes circunstâncias ? A Sport TV parece pensar que sim o que não me admira. Como pérola de toda a transmissão escolho o momento em que um dos comentadores diz que o Cosme , numa jogada na grande área do Benfica , não marcou penalty porque o resultado já estava em três a zero.Está tudo dito !!!

Cosme Machado 2 Benfica B 0 ao intervalo

Ao intervalo , o Benfica B perde por duas bolas a zero com o Arouca. O primeiro golo foi marcado em fora de jogo e o segundo foi marcado de penalty inventado pelo Sr. Cosme Machado. Será apenas incompetência ?

É uma vergonha

Duas jornadas , dois penaltys perdoados, contra o Porto. Deve ser a isso que chamam organização e cultura de vitória.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Vejam lá se não é a do Godinho



A lagartada diz em comunicado para consumo interno que os ataques ao Sporting são permanentes e têm impressão digital.

Devem-se estar a referir a outros mas aconselho-os a procurar em casa começando pelo presidente que pelo passado empresarial ainda deve ter ficha na PJ





Sem o gigante mas com dois baixinhos de grande categoria

Luisão fora do derby é sempre uma contrariedade até porque é um jogador que faz tremer especialmente os lagartos .Ainda hoje Ricardo acorda a gritar - foi mão . Mas não foi.A boa notícia é que Jardel já não é o jogador timorato que chegou ao Benfica

Já os regressos de Salvio e Enzo são óptimas notícias. O primeiro assegura um volume de jogo muito maior do que Nolito, César ou Gaitan e o segundo ,apesar da grande exibição de André Gomes em Barcelona,continua a ser a melhor solução para o miolo.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Rodrigo e mais dez

Claro que Rodrigo falhou em Camp Nou . Duas vezes , quando não viu Nolito e quando rematou mal . Mas não deixa de ser um jogador de grande potencial que na época passada , com vinte anos , marcou dezasseis golos em todas as competições.

E acredito que Jorge Jesus aposte nele de início na Segunda-feira.

Jogo grande este fim de semana

A equipa B vai defrontar, fora , o Arouca , um dos principais candidatos à subida de divisão . É um adversário complicado , daqueles que não querem adiamentos.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A lesão de Messi foi o menos

Por todo lado se falou da lesão de Messi mas o mais importante daquela jogada foi uma defesa monstruosa de Artur . Um lance em que o guarda -redes  do Benfica mostrou uma das suas principais qualidades : a velocidade a sair da baliza. Ontem , mano a mano com Messi , foi Artur quem saiu vencedor. 

Sou dum clube lutador

Este verso do hino do Benfica já não é bem verdade . Esse suplemento de alma que fazia parte da identidade do Benfica tem que se recuperar. Com o tempo, acabada a geração de sessenta , obviamente inigualável, o futebol do Benfica aburguesou-se , engordou ,sentado numa hegemonia que acabou por perder ,também por factores exógenos ao próprio jogo.
Ontem , mais uma vez , faltou superação . E por isso fomos afastados duma competição tão importante para a nossa auto-estima e para a nossa tesouraria , relegados para uma Liga Europa , este ano , especialmente difícil .
Está na altura de começar a ganhar . Isso só se conseguirá se voltarmos a ter uma identidade própria . E essa identidade só se conseguirá , por um lado, trazendo para a estrutura do futebol os grandes Benfiquistas que por cá passaram  e, por outro , tendo  cada vez mais, uma equipa em que os jogadores se conheçam bem , se identifiquem e sintam que pertencem a um clube único. É também nessa diferença relativamente aos outros clubes que se constrói a identidade.No Benfica não pode haver lugar para vedetas que afinal de contas nada ganham a não ser muito dinheiro.
Vencer o Sporting para continuar na frente do campeonato é o mínimo que se pode exigir  a este plantel e um treinador que vai no quarto ano de Benfica. Mas vencer o Sporting só é importante porque significa um sinal de revolta perante o fracasso na Champions e porque é mais um passo no objectivo traçado no início de época e que na minha opinião é uma condição sine qua non para a manutenção da actual equipa técnica e restante staff.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Mixed feelings

Nem sei que pensar do jogo e do resultado de hoje . Uma coisa é certa : estamos fora da Champions. Jorge Jesus disse que ninguém joga em Barcelona como o fizemos hoje. Mas a realidade é que contra equipas fortes e em jogos importantes o Barça nunca entra com estes jogadores.Também nós estávamos desfalcados , mas menos , muito menos.
Por isso também não é completamente despropositado dizer que perdemos uma oportunidade única de vencer em Camp Nou, especialmente se tivermos em conta que Messi jogou não chegou a jogar trinta minutos, e acabou por deixar, por lesão, o Barcelona a jogar com menos um jogador cerca de dez minutos em que, apesar de necessitarmos, não conseguimos marcar .
A primeira parte foi excelente e arrisco que se tivéssemos jogado assim , pressão alta e fortes nas divididas ,tínhamos feito outro resultado em casa , mesmo contra Iniesta e Xavi.
Jorge Jesus , talvez por nunca ter treinado grandes equipas antes do Benfica , nem como adjunto, está a fazer o tirocínio e talvez seja por isso que quase sempre tem falhado nos momentos decisivos . E hoje , mais uma vez, não conseguiu ultrapassar com sucesso um jogo decisivo. Todavia, nota-se uma evolução na maneira de encarar os jogos internacionais e apesar de muito difícil acredito que, com a sorte sempre necessária, podemos chegar longe na Liga Europa.
Mas se falha nos momentos decisivos não falhou na contratação de Ola John ,que fez um grande jogo ,apesar de alguma quebra na parte final  . E também não falhou na aposta e no trabalho que está a fazer com André Gomes que promete, para já, vender bem caro um lugar no onze e, a continuar assim, vir a ser um jogador de nível internacional.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Uma questão de proporcionalidade

Corrupção activa parece que deu dois anos suspensão a Pinto da Costa . Umas quaisquer declarações de Gomes da Silva depois duma arbitragem nojenta no Académica versus Benfica valeram ao ex-dirigente uma punição de dez meses. Estamos conversados.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Back on track

Boa vitória da equipa B com golos de Rosa , Cavaleiro e auto-golo dum homem da Madeira.Foi bom regressar às vitórias. Rosa com nove e Cavaleiro com oito são os goleadores da equipa.


Futebol para reformados

A equipa B joga amanhã às 17.30 . Trata-se de uma escolha que só pode ser qualificada de absurda. Os convocados são :

Guarda-redes: Bruno Varela e Mika;
Defesas: João Cancelo, Carlos Ascues, Sidnei, Victor Lindelof, Fábio Cardoso, Carole e Daniel Martins;
Médios: Cafú, Luciano Teixeira, Raphael Guzzo, Miguel Rosa, Duarte Duarte e Ivan Cavaleiro;
Avançados: Deyverson Silva, Cláudio Correa, João Mário e Alan Kardec.


Nota-se o regresso de João Cancelo  e Alan Kardec e a saída de André Gomes .

Entrava com estes :


Sport Lisboa e Benfica - SAD 4-3-3 football formation


Ordem pública entregue aos Super Dragões ?

No caso do jovem  bracarense atropelado mortalmente ao fugir de elementos da claque do Fc Porto nem sequer critico a atitude de servos da gleba da direcção do Braga ou o silêncio cúmplice e cobarde a que a comunicação social portuguesa já nos habituou ( se fosse com a claque do Benfica já tínhamos ouvido os mais diversos especialistas em direito penal nas televisões perorando sobre se houve ou não homicídio negligente e se o próprio clube poderia ser penalizado por isso e em que medida ) quando se trata do Porto . No universo do FCP a única coisa que importa, para os nossos jornalistas, é elogiar a organização

Mas é o estado , neste caso o Ministério Público, e a policia quem tem que apurar responsabilidades neste caso. 

Ou será que da cidade do Porto para cima a manutenção da ordem pública já foi definitivamente entregue aos Super Dragões?

sábado, 1 de dezembro de 2012

Notícia Record de Domingo

Benfica avança por Peralta , avançado mexicano e campeão olímpico

 PERALTA Oribe

O mito do melhor plantel

O Porto demonstrou ontem que só tem o melhor plantel do futebol português como dizem a maior parte dos  chamados jornalistas desportivos portugueses se incluirmos no referido plantel Proenças , Olegários e etc. E mesmo assim às vezes não chega.

Um jogador exemplar

Segundo consta Miguel Rosa passará a treinar em permanência com a equipa principal e viu o seu contrato melhorado.

Apesar de não ser a grande estrela da geração de 89 foi um jogador que , com paciência e muito trabalho, foi sendo destaque em todos os clubes por onde passou e é a grande estrela da Segunda Liga.

Aos vinte e três anos vem muito a tempo de ser um jogador importante nos próximos anos no nosso plantel.