sexta-feira, 31 de maio de 2013

Sonho e suicídio

Disse ontem o nosso presidente que esta época sonhámos como há vinte anos não acontecia e que nos devemos libertar de tendências suicidas , designadamente colocando tudo em causa quando não ganhamos.
Peço desculpa mas talvez por ser do tempo de jogadores como José Henrique, Humberto Coelho , Bento , Toni , Artur , Sheu  , Chalana , Artur Jorge , Nene , enfim do tempo de jogadores que quando acabavam uma carreira raramente levavam menos de sete ou oito campeonatos no palmarés , coloco mesmo tudo em causa quando perdemos . E não posso deixar de colocar em causa um treinador que em quatro anos ganhou apenas um campeonato . E até posso começar a colocar em causa um presidente , legítimo é certo , que apenas ganhou dois campeonatos em mais de dez anos de presidência .
No Benfica , no BENFICA não se sonha com vitórias , no BENFICA vence-se.

Dois homens e um destino

A partir do discurso de ontem do Presidente Vieira ficou claro na minha cabeça que JJ vai continuar à frente do futebol do Benfica.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Para algo completamente diferente

Não faço ideia sobre se será ou não verdade que Garay poderá ser negociado neste Verão , Se assim for gostaria de sugerir para o seu lugar , em primeiro lugar, mais um sérvio . Melhor , um austríaco com ascendência servia que é capaz de vir a ser um dos melhores centrais europeus : Aleksandar Dragovic.
Outro central que promete é o holandês , nascido no Barreiro , Bruno Martins.
Ambos jogam à esquerda e prometem mas o melhor mesmo era Garay ficar por cá

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Gigante

Ricardo Gomes foi um dos melhores centrais da história do Benfica . Excelente posicionamento , boa técnica, liderança e imperial de cabeça Ricardo esteve quatro épocas ao todo no Benfica . Ganhou dois campeonatos e uma Taça e esteve numa final da Liga dos Campeões . Bons tempos

Momento para regressar

Independentemente da continuidade ou não de JJ parece-me ser o momento para entregar o futebol profissional a uma figura com prestigio mundial . No Real Madrid é Zidane quem prepara a nova época desportiva .Temos em casa um homem com a mesma idade e que foi também um grande jogador e é uma figura respeitada e reconhecida em todo o mundo.Não se trata de ver em RC um D. Sebastião . Trata-se apenas de , num momento difícil ,dar visibilidade e responsabilidade a quem é capaz de unir os Benfiquistas  , goza de prestigio internacional , e anda há vinte anos no futebol ao mais alto nível. É o momento para Rui Costa regressar à ribalta.

terça-feira, 28 de maio de 2013

A precisar de concorrência

Artur , uma das surpresas mais agradáveis da época 2011/12 , acabou por se tornar num dos jogadores mais criticados este ano. A mim sempre me pareceu que Artur era um homem que exigia sempre o máximo de si próprio mas a verdade é que ter no banco Paulo Lopes , um veterano sem carisma nem qualidade para o Benfica , sentir que o seu lugar não está ameaçado, não torna ninguém melhor jogador. Nesse sentido chamar ao plantel um jovem com muita qualidade e de quem os adeptos , sempre ávidos de novidade , gostam será uma excelente opção para Artur , para Oblak ( a quem me refiro ) e , sobretudo , para o Benfica.

Decisão

Se Jesus ficar no Benfica serei o primeiro a apoiá-lo até final da próxima época.
Todavia , não percebo qual é o drama da sua saída . Jogámos melhor com ele , claro que sim , mas é preciso ter em conta o investimento feito na equipa de futebol nos últimos quatro anos. Não faz sentido a comparação com Heynckes, que perdeu tudo no primeiro ano e depois ganhou tudo, pela simples razão de que este só esteve dois anos no Bayern . Jesus está há quatro anos no Benfica . Também não faz sentido a comparação com Paulo Bento e o argumento de que a saída de JJ equivaleria à sportinguização do Benfica. Ao contrário , conformarmo-nos com boas exibições sem títulos é que é sintoma de sportinguização.
No futebol contam os resultados . Conta o "como acaba e não o que se passa até lá" como uma vez disse Fernando Santos.
O que não se pode é substituir JJ por uma qualquer figura secundária. Os jogadores e a história do clube exigem um treinador de nível mundial o que não deve ser assim tão difícil tendo em conta o salário pago ao actual treinador.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Quem perde não pode recear a mudança

Até ontem à tarde defendia a continuidade de Jorge Jesus. Claro que sem o entusiasmo de há um mês atrás quando ainda podíamos ganhar tudo mas, ainda assim , confiante na vitória na Taça de Portugal - um paliativo depois de tantas derrotas e falta de sorte.
Mas depois da frustrante segunda parte do jogo de ontem e das cenas pós-jogo parece-me claro que o treinador já nada tem para nos oferecer .Em quatro anos ganhámos apenas um campeonato e por isso não podemos recear uma mudança que, aliás , se deve estender a elementos como Carraça , por exemplo.

domingo, 26 de maio de 2013

Consequência imediata

Não sei se foi azar ou incompetência mas os resultados obtidos esta época só podem ter uma consequência imediata : a saída do treinador Jorge Jesus. 

sábado, 25 de maio de 2013

Obrigação

Amanhã é mesmo obrigatório vencer o jogo. Nada poderá justificar um resultado negativo : nem árbitros , nem azar , nem cansaço ou qualquer outra justificação . Os planteis são incomparáveis e os orçamentos também . Amanhã exige-se uma exibição de gala e um resultado a condizer. 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Para inspirar

Vem aí o principal jogo da época . O que nos pode tirar um pouco do amargo que sentimos na boca. Não se trata de salvar a época , trata-se de ganhar uma competição muito importante e que nos foge há muitos anos. Para que sirva de inspiração um pequeno resumo duma das mais memoráveis : 


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Viragem para os Balcãs


A acreditar no que se vai dizendo o Benfica 2013/14 terá no seu plantel seis jogadores sérvios : Nemanja e Uros Matic ( este provavelmente na B) , Djuricic , Markovic , Sulejmani e Mitrovic.
Particularmente considero algo arriscado ter seis jogadores não portugueses no plantel . Constituirão um bloco que poderá chocar com o bloco argentino. A presumível continuidade de JJ deixa-me mais descansado relativamente a esta questão  e a verdade é que alguns deles estão entre as maiores promessas do futebol europeu , casos de Djuricic , Markovic e Sulejmani. Já Uros Matic e Mitrovic me parecem contratações um pouco forçadas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Recomeçou

Ainda a época não acabou e já os jornaleiros começam a inventar contratações para o Benfica .De Markovic a um tal de Von Bruch passando por Carlos Eduardo e Steven Vitória do Estoril  e continuando em Barrientos e Quintero são imensos os nomes associados ao abono de família de uma imprensa cada vez menos credível .

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Inequivocamente um erro

Perdemos este campeonato devido ao catastrófico em empate em casa com o Estoril . Mas o penalty , mais do que chocante , inventado por Hugo Miguel foi uma enorme demonstração de poder do Porto e vem demonstrar que certos apoios inequívocos nunca deveriam ter sido dados. De que vale ter grandes equipas se o jogo continua viciado ? Gosto de Filipe Vieira mas ele aprende demasiado devagar e , entretanto , o Porto vai ganhando campeonatos

domingo, 19 de maio de 2013

A vergonha do costume

Para que a malta do Porto não começasse a sentir a mínima ansiedade o árbitro decidiu inventar uma grande penalidade contra o Paços e expulsar-lhes um jogador. Nem devia haver necessidade de semelhante roubo mas a malta do FCP gosta de deixar bem claro quem é que continua a mandar.

sábado, 18 de maio de 2013

Campeonato com um protagonista muito especial

Finalmente campeões de juniores , título que já merecíamos e do qual há dois anos , se não me engano , fomos absurdamente expoliados por uma daquelas decisões à portuguesa .Mas desta vez nada nem ninguém conseguiu afastar-nos dum título mais do que merecido . E , nestes tempos em que a sorte nos tem sido tão madrasta, é com grande satisfação que vejo que o grande herói do jogo decisivo é o futuro lateral direito do Benfica e uma das grandes promessas do nosso futebol que tão trágica experiência passou este ano . João Cancelo é um super - talento que só com muito azar ou falta de vontade deixará de ser um dos grandes laterais direitos do futebol europeu durante a próxima década. 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Campeões

Num jogo há três resultados possíveis : um deles é a derrota. O Benfica , ontem , foi melhor que o Chelsea , actual detentor da Liga dos Campeões e um dos clubes mais ricos do mundo . Claro que não chegam as vitórias morais mas quando se joga como jogámos ontem estamos mais perto de vitórias reais. Lembro que na época passada o Bayern de Munique nada ganhou. O caminho, para mim , é o reforço da equipa e a manutenção de Jorge Jesus.

domingo, 12 de maio de 2013

Ainda há taças para ganhar

Quando eu era puto ganhávamos sempre . Não havia deslizes nem desculpas . Esta equipa merecia ser campeã este ano mas , se não o for , e provavelmente não o será, ficará a devê-lo a si própria e ao jogo que empatou em casa com o Estoril. É esse o jogo que não pode ser esquecido. O  futebol é uma actividade ingrata : um jogo pode definir uma época.
O Benfica está a recuperar o seu carácter de campeão , mas está a fazê-lo demasiado devagar . A única solução agora é pensar no que foi feito de errado , fazer as alterações e ganhar o que ainda há para ganhar este ano , que não é pouco. 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Somos campeões

A nomeação de Proença para o clássico torna o resultado desse jogo irrelevante.Nenhuma organização séria nomearia para um jogo decisivo um árbitro que em ocasiões anteriores prejudicou sempre a mesma equipa. Nenhum homem sério aceitaria ser nomeado para este jogo depois dos "erros" que cometeu nos jogos anteriores.
A mera presença deste senhor condiciona a nossa equipa, independentemente das decisões , certas ou erradas, que tome no próximo Sábado.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Cojones

O empate em casa com o Estoril demonstra que a actual equipa do Benfica ainda não perdeu a sua natureza sadomasoquista . Quando tínhamos tudo para um fim de época em grande voltamos a andar sobre brasas. Uma coisa é certa : com este empate baixámos as calças ; agora ou mostramos que temos cojones ou , perdoem-me a vulgaridade, acabamos enrabados

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Quatro dias são uma vida no Benfica

Desde dia 27 de Abril que não escrevo aqui nada . Em quatro dias ficámos mais perto do título depois da excelente vitória na Madeira ; pusemos aos pontos nos ii relativamente a arbitragens e já estamos todos em estágio para passarmos à final da Champions ; tudo coisa boas.
Amanhã queria ver estes de início :

Sport Lisboa e Benfica - SAD 4-3-3 football formation