domingo, 30 de junho de 2013

Recomeça amanhã : baliza

Início da pré-época com as dúvidas do costume , próprias dos grandes clubes, que compram e vendem até ao limite do prazo. Na baliza não haverá grandes dúvidas : Artur , já fora do estado de graça, continuará ; Paulo Lopes , experiente mas longe de ser alternativa e depois três hipóteses da casa . 
Mika , herói da campanha que levou Portugal a sagrar-se vice-campeão  mundial sub-20 , competição em que foi considerado o melhor guarda redes, e que tem actuado pela equipa "B" ;     Bruno Varela , campeão nacional de juniores , atleta que evoluiu muito esta época colocando-se , pelo menos , ao nível de Mika e , finalmente ,Jan Oblak o mais maduro dos três e o único que pode constituir, já nesta época, uma alternativa a Artur. Oblak tem boa imprensa , os sócios e simpatizantes apreciam-no e , mais importante do que tudo, é muito talentoso e tem qualidades físicas e mentais de eleição. Por mim começava com Oblak obrigando Artur a lutar para reconquistar o lugar que , talvez por motivos extra-desportivos, não conseguiu justificar.

sábado, 29 de junho de 2013

O terceiro médio

Temos Matic e Enzo . Dois médios de grande categoria que não têm neste momento em André Gomes uma alternativa à altura. Precisamos dum terceiro médio de grande qualidade . Esse homem não é André Gomes , nem Almeida , nem Carlos Martins. A não ser que Jorge Jesus seja capaz de levar o futebol de Gomes ( o mais promissor) a sítios aparentemente inimagináveis neste momento.

Nem todos podem continuar

Na construção do plantel para a próxima temporada há jogadores que , na minha opinião , não faz sentido continuarem no plantel .

O primeiro e o que mais radicalmente terá que ficar fora do plantel é o central Roderick . Conheço o seu futebol há muitos anos . Era um médio defensivo sofrível que se transformou num central vice-campeão do mundo sub-20. Mas , infelizmente , para a alta roda Roderick precisa de duplicar a velocidade de reacção , o músculo e a agilidade.Os seus únicos trunfos são a altura , que no seu caso é um desperdício porque não tem força para ganhar os duelos nem impulsão e os seus excelentes pés para quem é  defesa . Se quiser jogar no Benfica , Roderick terá que fazer das fraquezas forças: ganhar músculo e agilidade ou pelo menos uma das duas , isto é , melhorar atleticamente .Compreendo que possa ser emprestado mas não me chocava  que fosse negociado nos termos em que o foi David Simão, por exemplo.

Carlos Martins foi um dos juniores mais promissores que alguma vez vi jogar mas nunca foi o jogador que prometia ser e actualmente nada está a fazer no Benfica.

Urreta é bom jogador mas não é aposta e , reconheço-o , está tapado por atletas doutro nível . Não vale a pena continuar, sequer, a emprestá-lo . Nem todos podem jogar no Benfica.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Um canal à Benfica

Luís Filipe Vieira cumpriu a promessa : os jogos do Benfica em casa serão transmitidos pela Benfica TV.Aparentemente serão "apenas" a Zon ,a Meo e a Zap que transmite em Angola os operadores que emitirão o canal nesta fase. Faltam aqui , pelo menos, a Vodafone , a Clix e a Cabovisão , com forte presença na margem sul do Tejo e que difunde presentemente a Benfica TV. Por mim claro que vou aderir. 

Os jogos do Benfica em casa serão a âncora do canal . A Premier League , ainda por cima com o regresso de Mourinho a Inglaterra é outro conteúdo importante. Espero que as modalidades e as camadas jovens não percam espaço na grelha do canal nomeadamente sendo atiradas para horários impensáveis.

Mas aguardo sobretudo com expectativa o " conjunto de programas originais , diferentes dos que até aqui o canal tem exibido..." porque há na Benfica TV uma série de programas que deixam de ter razão de ser. Um forte investimento terá de ser feito aí. Também na transmissão dos jogos terá de ser feito um grande investimento . Em meios técnicos e em meios humanos ( comentadores , relatores , etc.)

Trata-se dum momento histórico e revolucionário e depende de nós Benfiquistas transformá-lo num grande êxito . Num canal à Benfica

Era a única solução mas...

Se há jogador que tenho pena de ver partir é Nolito. Claro que não percebo nada de futebol mas não posso  deixar de sentir que Nolito tinha qualidade suficiente para fazer parte do nosso plantel. As suas decisões de passe , desmarcação e remate são únicas no actual plantel. Infelizmente para JJ o mais importante ali é a velocidade e por isso o espanhol não cabe nas suas equipas.Apenas o elevado número de golos que marcava iam obrigando JJ a colocá-lo em campo mas, em última análise, nem isso lhe valeu.Só espero que este seja o ano de Ola John.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Emprestado não

Fala-se na possibilidade de Kardec ser emprestado ao Palmeiras. Emprestar a clubes brasileiros não faz sentido. Nem como recuperação do investimento nem  como forma de adaptar o jogador ao futebol europeu. Kardec é um jogador com potencial  que , talvez por insegurança , foge da posição de ponta de lança fixo . Infelizmente é essa a única em que poderá atingir um rendimento superior, as suas características são as de finalizador. Mas independentemente destes ou outros considerandos sobre as qualidades do jogador uma coisa é certa se é para emprestar que seja a um clube europeu , um clube turco , por exemplo.

Qual é o problema?

Cardozo chega mais tarde porque esteve ao serviço da selecção do Paraguai . Nada mais. Como ele vêm mais tarde Maxi , Garay , André Gomes , Melgarejo , enfim , notícias encomendadas. O que devia preocupar o jornal  "O Jogo" seria saber quem substituirá Moutinho e James ; se Fernando fica ou vai , etc., etc.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Um negócio bem feito

Excelente técnica , extraordinária capacidade de passe , potência de remate e boa leitura de jogo : isto é David Simão, que aos vinte e três anos acaba de ser transferido para o Arouca .
Infelizmente Simão não conseguiu resolver o seu maior problema - falta de velocidade de reacção. Problema que atinge outros jovens jogadores com talento. Todavia , independentemente de outros considerandos a verdade é que Simão não entrava nos planos de JJ a não ser eventualmente como defesa esquerdo.
Também por essa razão parece-me que o negócio com o Arouca é bem feito porque mantemos uma percentagem do passe do jogador e temos direito de opção . 

Faz-me arrepender destas palavras

Estar ao vinte e três anos a jogar num clube do meio tabela no campeonato belga e nem sequer ser indiscutível na equipa não é carta de apresentação para se jogar no Benfica. Esta contratação é aparentemente injustificável . Posto isto ,  bem-vindo Mitrovic, e  por favor, faz-me comer estas palavras.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Mal distribuidos

Má gestão não é termos mais de cem jogadores ligados ao Benfica. O erro é não estarem pelo menos cinquenta emprestados a clubes da primeira liga.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Crime de lesa-futebol

Deixar no banco um jogador como João Cancelo para pôr no seu lugar um tipo que não tem a mínima noção do que é jogar à bola, como Dabo, é , além de masoquismo, criminoso.

Só com estes quatro

Para o projecto europeu de que se fala , designadamente a presença na final da Champions, a única solução é não deixar sair este ano nenhum jogador nuclear. Assim , olhando para os já contratados, o lote de centrais deveria ser composto por Garay , Luisão , Steven Vitória e Lizandro Lopez , se se confirmar a sua contratação.

Boa sorte campeão

Conheço o futebol de Miguel Vítor há muitos anos e sempre pensei que ele pudesse vir a ser um jogador importante no Benfica. Por razões que agora não interessam isso ainda não aconteceu. Desejo-lhe tudo de bom na Grécia  e agradeço-lhe por nos ter ajudado a vencer um campeonato nacional e três taças da liga.

domingo, 23 de junho de 2013

Mais competitivos

Hugo Vieira deu há uns dias atrás uma entrevista em que dizia "vou dar a vida em campo para calar muita gente". A contratação de Vieira , na minha opinião, não foi despropositada. Desde que tanto ele como quem o contratou soubessem o que ele podia fazer e em que medida podia ser-nos útil .No caso, parece-me que nem Jesus tinha grande interesse no jogador, nem o próprio conseguiu, aqui ou em qualquer outro lado, ser metade do jogador que é em Barcelos. Mas , para ser jogador do Benfica ,Vieira terá de sentir-se em casa  aqui e jogar o dobro do que joga no Gil . Nessa altura terá lugar no plantel.

Nelson Oliveira disse em entrevista "não vou cometer os erros do passado".Nelson Oliveira é , para mim , um jogador com potencial para vir a estar entre as grandes figura do futebol mundial. É rápido , forte , bom driblador , remata bem e percebe-se , de cada vez que a bola lhe chega aos pés, que dali pode vir qualquer coisa.Mas é claramente um jogador ansioso. Está à beira dos vinte e dois e desde os dezasseis que se vem dizendo que está ali um craque.Mesmo sem ter feito nada de especial nos clubes já é figura habitual da selecção A. Precisa de apoio  e precisa de sentir que é aposta.Não por ser português ou ex-júnior do Benfica mas porque pode vir a ser uma enorme mais-valia para o Benfica.Mas para isso terá de ser , nas suas próprias palavras, "muito mais competitivo "

Notícia de capa

Não sei se será verdade mas começo a pensar que a transferência do central Lizandro Lopez para o Benfica venha a consumar-se nos próximos dias.Nunca o vi o jogar mas tenho ouvido opiniões divididas : desde craque a jogador lento.O que espero é que este jogador seja mesmo craque porque o centro da defesa é um sector em que o Porto com Otamendi, Mangala e Maicon está à nossa frente. E a provável saída  de Garay desequilibrará ainda mais as coisas.Por isso é fundamental que Lopez seja um craque que se junte a Luisão , Steven Vitória e eventualmente Jardel. Tenho pena que , estando nós numa maré de sérvios, não tenhamos virado os olhos para Aleksandar Dragovic , vinte e dois anos, internacional austríaco de origem sérvia, que, pelo que já vi , é um central de nível mundial.

sábado, 22 de junho de 2013

Jovens Guaranis

A selecção sub-20 do Paraguai empatou hoje a uma bola com o Mali . Em jogo estiveram Correa  , Derlis Gonzalez e Jorge Rojas marcador do golo do Paraguai. É muito cedo para podermos afirmar que qualquer  um deles possa chegar à primeira equipa do Benfica.Estaria tentado a dizer que não mas...
 Correa que já passou pela B é o mais maduro, apesar de "ter uma relação difícil com o golo", e não se perdia nada emprestando-o a uma equipa da primeira liga. Derlis e Rojas são miúdos para a equipa B e depois logo se vê.

Atirá-los às feras

Sobre a entrevista de Norton de Matos ao Record a que tive acesso através do site "ser benfiquista" haverá muito mais a dizer. Mas para já retenho uma ideia com a qual concordo - " se a qualidade existe, o jogador tem de ser atirado às feras..."- diz Matos, a respeito de João Cancelo.Uma ideia que se poderia aplicar também a Miguel Rosa , por exemplo.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Será um craque se recuar no terreno

Hoje começa o mundial sub-20 no qual participa , entre outros jogadores do Benfica , André Gomes.Este miúdo que começou por entusiasmar, pela maturidade evidenciada, acabou esfriando um pouco o entusiasmo dos adeptos. A mim parece-me que , se ele tiver a humildade para recuar e a inteligência , que, por exemplo, Matic revelou  para ocupar a posição 6 , pode vir a dar craque . Se quiser continuar a ser um 8 ou até um 10 já duvido um bocado.Mas que ele tem pormenores de grande jogador , lá isso tem.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Os putos dos sub-20 de 1989

Bizarro , Brassard , Abel Silva , Paulo Madeira , Valido , Paulo Sousa , Xavier e Resende. Foram estes , salvo erro , os primeiros campeões do mundo sub-20 saídos dos juniores do Benfica. Exceptuando Paulo Sousa que em 89 era extremo direito , suplente do craque do Sporting ,Amaral , nenhum chegou a ser um grande jogador.
Mas em 1989 parecia que Bizarro , um guarda redes que revelava a calma dum veterano, ia ser o futuro dono da baliza do Benfica . Também Abel Silva , um lateral direito baixote e entroncado com boa técnica parecia ir ser o sucessor de Veloso. Os dois centrais , Madeira e Valido que, conjuntamente com Couto, do Porto, formavam o trio de centrais eram também jogadores promissores . Valido era o titular e Madeira estava entre terceiro central e lateral direito. O problema destes dois jogadores é que estávamos habituados a centrais como Ricardo Gomes e Mozer. Paulo Sousa era um razoável médio que actuava pela direita e que se transformou num médio centro de nível mundial. . Xavier e o excelente esquerdino Resende por uma ou outra razão nunca passaram dos pequenos clubes.

Mais importante do que o talento é o trabalho árduo , a humildade e a inteligência para perceber que o futebol adulto nada tem a ver com o que se joga nas camadas jovens . Era bom que os miúdos saídos das  nossas camadas jovens percebessem isso e era também muito importante que os nossos treinadores e dirigentes aprendessem alguma coisa com o passado.Com o que correu mal e com o que correu bem.

Hás-de me dizer onde é o teu caixote do lixo

Parece que o Sr. Um Milhão , também conhecido por Léo Kanu, vai regressar a Portugal para representar o Gil Vicente. Este central , que foi contratado por uma fortuna e posteriormente emprestado , designadamente ao Belenenses, serve como uma das situações que não se podem repetir. É que neste caso não estavam reunidos os mínimos para ser atleta do Benfica.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ai os portugueses ...

Rúben Amorim, que ou andei muito distraído ou não passou, esta época, dum jogador mais ou menos numa equipa medíocre,  como o Braga, diz que recuperou a alegria de jogar e que ter voltado à selecção também lhe deu uma certa alegria, como quem diz que está bem aonde está. Por mim , e sei que muitos Benfiquistas não pensam o mesmo , Amorim só fazia sentido no plantel do Benfica se se conformasse com o papel de faz tudo que entra quando os que realmente sabem jogar já estão esgotados ou se encontram lesionados.

Parece que o pai de Nelson Oliveira , um jogador sobre o qual escrevi que me fazia lembrar Rummenigge , um dos melhores avançados alemães de sempre, prefere que o jogador saia uma vez que não vê que possa ter grandes oportunidades no Benfica. A verdade é que no Corunha jogou pouco mais do que jogaria no Benfica . Há "pai que é cego" , é bem verdade, porque o melhor para Oliveira é ficar numa equipa que valorize  e faça evoluir os craques e não numa equipa em que se valorizem apenas corridas malucas e inconsequentes ou empresários importantes.

Mas em qualquer dos casos, o que estes dois jogadores a quem o Benfica paga salários que nem devem ser muito baixos, têm é que estar ao serviço do clube que é muito maior do que qualquer um deles , por muito que os respectivos egos andem insuflados sabe-se lá porquê

terça-feira, 18 de junho de 2013

Só mais um

Neste momento é o que os Benfiquistas pedem a Matic. Só mais um ano. Mas , infelizmente, parece-me que vamos ter que procurar um substituto para o sérvio . Se assim for o mais importante é que tudo fique definido rapidamente. 

Pérolas e agricultura

Diz o Novo Testamento que não devemos atirar pérolas a porcos . Emprestar jogadores como Nelson Oliveira , João Cancelo e um jogador com vinte e quatro anos como Miguel Rosa é também algo que não deve ser feito . Estes jogadores , formados na casa , estão formatados para terem sucesso nos grandes clubes . Ao contrário do que muitos pensam os grandes jogadores nem sempre se destacam nos clubes que apenas jogam para não perder ; assim como tantas vezes os medianos se destacam em pequenos clubes defraudando depois as expectativas de quem pensa que é a mesma coisa jogar num pequeno ou num grande clube. Dificilmente Cardozo marcaria tantos golos como os que Ghilas fez no Moreirense , mas duvido que este fizesse tantos golos como Cardozo, se jogasse no Benfica. Jogadores como Oliveira , Cancelo , André Gomes e Cavaleiro são para serem acarinhados e desenvolvidos em ambiente controlado porque mesmo a boa semente não germina em qualquer solo .

Quando a cabeça não tem juízo...

Pessoalmente custa-me ver um jogador com o talento que Sidnei revelou entre nós com 18 ou 19 anos sair assim sem honra nem glória. Mas , porque foi um investimento alto , teria sido muito importante uma forte vigilância a este jogador que por motivos físicos e/ou mentais nunca conseguiu manter um nível exibicional de acordo com o seu talento.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dívidas de gratidão

No âmbito do triste arremedo de justiça que foi o processo Apito Dourado , Martins dos Santos foi , ainda assim , condenado a dezoito meses de prisão com  pena suspensa . Foi este o ilustre juiz que apitou o Porto- Barcelona que inaugurou o Estádio do Dragão  e com quem o Fc Porto tinha , nas palavras de Pinto de Sousa, uma dívida de gratidão. Esta é a verdadeira estrutura do Porto.

Para mim foi um eufemismo

Na minha opinião o comunicado de hoje em nada belisca a instituição Benfica. Pelo contrário , é um comunicado suave, tendo em conta o absurdo da "notícia" que ainda por cima está muito longe de ser inocente.É o Correio da Manhã quem com este tipo de jornalismo desrespeita a profissão, o Benfica , o Sporting , o Rui Patrício , o Fábio Coentrão e os seus milhares de leitores.Este comunicado foi um eufemismo. Há limites para tudo.

domingo, 16 de junho de 2013

Bem contratado

Passou de júnior promissor a apenas mais um entre empréstimos e equipas da segunda divisão  . Mas  ao longo dos anos Steven Vitória mostrou trabalho e competência e na última época foi indiscutivelmente um dos melhores centrais da  primeira Liga. Tem vinte e seis anos e é um gigante como Jesus gosta que sejam os centrais . Independentemente de quem saia é uma excelente contratação.

A velocidade de cruzeiro de Rui Santos

Li no blog Planeta Benfica um texto que Rui Santos publicou no Record. Independentemente de tudo o mais o que me espanta é que , para um jornalista desportivo que se diz um paladino da verdade , seja de elogiar a capacidade que o Porto revela de ser campeão sem ter que contratar grandes treinadores . No Porto o treinador não tem grande importância. O que importa é a estrutura ( segundo Rui Santos , actualmente em velocidade de cruzeiro)  . Mas se a estrutura não treina nem joga e se também no Benfica não há quaisquer problemas , se temos um excelente centro de estágio com todas as condições , os ordenados são pagos atempadamente , os adversários são estudados ao pormenor , os futuros jogadores observados com cuidado , que raio tem de diferente a estrutura do Porto para ser tão elogiada.Haverá no mundo mais algum clube para quem o treinador não seja importante .Se quisesse ser sério Rui Santos reconheceria que ao contrário do que escreve a estrutura do Porto é o pior que existe no futebol português e se traduz numa série de pequenas e grandes ligações entre futebol , negócios ,política e corrupção que só continuam porque o poder judicial português é o que é.

sábado, 15 de junho de 2013

Não está à altura

Diz a imprensa que será Carlos Janela o futuro director desportivo do Benfica. Provavelmente é uma invenção. Todavia , se o não for , é uma escolha absolutamente errada. O grande Benfica quer-se um clube cosmopolita e campeão , capaz de atrair os melhores com os melhores . Não será Janela , tão criticado na sua passagem pelo Belenenses e pelo Sporting , claramente um dirigente de paróquia , quem nos levará à excelência que é a nossa identidade. O homem para o trabalho já lá está e chama-se Rui Costa

Um mau serviço ao Benfica

Chegam notícias de que Luís Nazaré terminou a assembleia geral de ontem logo após a votação do orçamento não permitindo a habitual sessão de intervenções de tema livre. Isto terá acontecido em virtude das habituais "bocas" de alguns sócios.
Nazaré é um gestor de topo e um potencial candidato à presidência do Benfica (seria seguramente melhor candidato do que   essa caricatura de conselheiro Acácio chamado Rui Rangel ) mas com esta atitude e falta de consideração pelos sócios presta um mau serviço ao Benfica

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Vai ser muito importante este ano

Com a chegada dos jogadores sérvios formar-se-a mais um sub -grupo no plantel do Benfica, sendo esse um dos principais riscos esta época. Nesse sentido Luisão terá um papel ainda mais importante na integração dos novos elementos e na estabilização do grupo. O capitão continua a ser um excelente jogador, às vezes algo injustiçado, dentro do campo mas é a sua autoridade , também fora do relvado,que fará dele um jogador fundamental para que tenhamos sucesso na próxima época.

Confiança e coragem

Até à malfadada lesão Rodrigo estava a revelar-se um jogador fantástico . A grande promessa do Benfica. Infelizmente não mais voltou a exibir o nível patenteado antes do encontro com o Zenit e B.Alves. Mas a qualidade está lá e , aparentemente , a vontade também . Rodrigo pode vir a ser um dos grandes pontas de lança do futebol europeu. Mas tem que ter sorte e muito mais coragem e confiança.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Experiente e habituado a defrontar os melhores

Parece que Eliseu terá dito que gostava de voltar a Portugal e jogar no Benfica . Partindo do principio de que possa haver aqui alguma verdade não me chocava que fosse Eliseu o escolhido para concorrer com Melgarejo , especialmente se viesse a custo zero.Não será a solução ideal mas poderá ser uma solução.

Comentando especulações

Dória até pode vir a ser o melhor central do mundo . Mas aos dezoito anos , habituado a um futebol diferente, é muito arriscado apostar nele como substituto de Garay , caso este saia.Ainda por cima os contornos do negócio também não me agaradam
Para mim a melhor solução seria Aleksandar Dragovic , vinte e dois anos e imensa qualidade.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Nunca vi nenhum melhor

Filipovic: «Sulejmani faz-me lembrar Chalana»



Esta frase de Filipovic deixa-me com água na boca. Sobre Chalana só posso dizer uma coisa : vi muitos jogadores mas nunca vi nenhum melhor.

Voluntarioso

Lizandro Lopez terá dito que espera que tudo dê certo e possa vir para o Benfica. 
Particularmente ,parece-me ser Dragovic , do Basileia, a melhor solução para central , caso Garay seja vendido . 
Para terceiro central , Lopez , já internacional argentino, é uma solução interessante, e depois , se vier , logo se verá se tem qualidade para ser titular
.Lisandro López (foto AP)

Uma injustiça que o tornará mais forte

Ivan Cavaleiro ficou de fora da lista para o mundial sub-20 . Tenho pena e acho que foi uma injustiça . Ao contrário de muitos Benfiquistas acho que Cavaleiro tem potencial para chegar à equipa principal . Não é fácil entrar no plantel do Benfica e o miúdo também não tem , ao contrário da malta de Alcochete, grande imprensa. Mas este jogador que já foi dispensado para o Belenenses e regressou ao Benfica parece-me capaz de se servir desta decepção para se tornar ainda mais forte.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Habituados a serem campeões

Miralem Sulejmani é mais um excelente jogador que terá de ter o seu tempo de adaptação porque vem duma liga diferente e está há muito tempo sem jogar ao mais alto nível . Mas é um grande talento que vem para relançar a carreira e ,também muito importante , tal como Markovic ,está habituado a ser campeão.

Benfiquistas no mundial sub - 20 ... 2011

Na equipa vice-campeã do mundo sub-20 em 2011 havia sete jogadores ligados ao Benfica : Mika , Mário Rui , Roderick Miranda , Luís Martins , Saná , Danilo Pereira e Nelson Oliveira .Destes só três mantêm ligação ao Benfica. E dos três apenas Oliveira é hipótese , ainda que remota , para o plantel principal nas próximas épocas.Parece-me que o aproveitamento destes e doutros atletas oriundos das camadas jovens do clube poderia ser bem melhor. Miguel Rosa é um caso paradigmático .

O Senhor Benfica

Se o Benfica é o que é  deve-o também a homens como Toni . Homem simples , apesar da passagem pelos bancos da universidade . Homem com um coração do tamanho do mundo e um Benfiquismo que não acaba mais ele foi um jogador absolutamente extraordinário e um treinador campeão e finalista da Taça dos Campeões Europeus. Neste momento difícil da sua vida desejo-lhe apenas aquilo que desejo para mim. Muita força e um grande abraço.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Os próximos

A contratação de Markovic é uma excelente notícia mas , na minha opinião , ainda faltam dois ou três jogadores para equilibrar o plantel. A necessidade da contratação dum lateral esquerdo de nível internacional é evidente . Mas só mesmo um jogador de grande categoria . Um suplente à altura para Matic. Não me parece que Almeida seja solução e André Gomes é um jogador no início da carreira. E , claro , caso Garay seja vendido, um central ao mesmo nível 

Excelente contratação

Avançado internacional sérvio

Lazar Markovic contratado pelo SL Benfica por cinco temporadas

Lazar Markovic contratado pelo SL Benfica por cinco temporadas

Assim faz sentido . Cinco épocas . Tempo para se adaptar e crescer . Excelente contratação.

No thanks !

A confirmar-se o rumor de que Markovic virá para o Benfica, por empréstimo do Chelsea será , para mim , um enorme balde de água fria.
Não é previsível que o sérvio venha fazer alguma diferença no seu primeiro ano num campeonato em que há muito menos espaço para jogar. Markovic seria sempre um projecto a dois três anos. Vir por empréstimo , por uma época é um absurdo.
Mas aguardo ansiosamente as notícias a transmitir na Benfica TV sobre o futebol profissional .

domingo, 9 de junho de 2013

À espera da confirmação

Markovic é um jogador de grande potencial . Não espero que faça uma grande diferença, já este ano, mas as  referências que se ouvem à sua qualidade técnica e velocidade e o facto de aos dezanove anos ter já conquistado um lugar na selecção servia deixam-me enorme expectativa para o ver com a camisola do Benfica. Agora espero a confirmação da sua contratação.


sábado, 8 de junho de 2013

Merece uma oportunidade

À direita , ao centro ou à esquerda. No meio campo ou mais à frente Miguel Rosa foi o melhor jogador da segunda liga  e é , de facto, um excelente jogador que merece uma oportunidade na primeira equipa do Benfica. 

Valerá a pena substitui-lo ?

Dum lado os espanhóis , do outro os turcos e , como pano de fundo, o dedo em riste dirigido a JJ farão Cardozo , quase de certeza , abandonar o Benfica , mais milhão , menos milhão.

É pena porque o paraguaio é um dos grandes matadores do futebol actual e por isso não será fácil de substituir.

Nos nossos quadros estão , salvo erro ou esquecimento , Lima , Rodrigo , Nelson Oliveira , Kardec , Mora , Jara e mais um ou outro 

Mais do que ter muitos atacantes é importante ter atacantes que marquem muitos golos . Como Cardozo . Mas também como Lima e até , acredito eu , como Rodrigo. A questão é se chegam para as nossas necessidades.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Não me parece solução

Não me parece que Insua seja a solução ideal para o lado esquerdo da nossa defesa. Mesmo dando de barato que Melgarejo não conseguiu ainda tornar-se um grande lateral parece-me que o argentino não seria grande acréscimo . E é uma posição em que talvez valha a pena gastar algum do dinheiro disponível para contratações. 

Força da natureza

A notícia de que o grande Toni vai ser operado a um tumor num rim é motivo de preocupação . Espero que tudo corra pelo melhor .

Toni foi um dos melhores médios que ainda vi jogar . Uma espécie de Javi Garcia com mais força , mais raça e mais técnica . Um dos jogadores que valeria muito mais no futebol actual do que nos anos 70 , quando jogava. Mas ainda assim foi um grande craque que acabou a carreira de jogador com oito títulos de campeão nacional. E até mesmo como treinador chegou a uma final da Taça dos Campeões Europeus  sendo que  independentemente das funções que teve ou não é um grande símbolo do Benfica e do Benfiquismo.

Força Toni !


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Méritos

Vítor Pereira ganhou dois campeonatos , conseguiu uma incrível quantidade de pontos e , no entanto , sai do Porto pela porta pequena.

O que é extraordinário no Fc Porto é que ao contrário de todos os outros clubes do mundo lá não se valorizam em demasia os jogadores . No Real Madrid há Ronaldo ; no Barcelona, Messi , no Manchester havia Ferguson ; no Bayern , Ribéry . 

No Porto a grande estrela é Pinto da Costa que não treina nem joga mas tem méritos que estão perfeitamente evidenciados nas escutas do Apito Dourado.

O homem que não pode sair

Importantíssimo para o sucesso do Benfica na próxima época é a manutenção de Matic no plantel. Isto é  nem um cêntimo a menos, do que os 45 milhões da cláusula, será aceitável por este jogador.

Quando Javi saiu ninguém adivinhava que o servio iria ter este rendimento mas agora , garantidamente, não existe uma opção caso Matic saia. Nem André Gomes , nem André Almeida , nem Airton , nem Nuno Coelho , nem Luciano Teixeira são alternativas ; o primeiro é ainda muito jovem e os outros não têm  qualidade para o Benfica actual.

Matic é para segurar , pelo menos mais uma época.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Comentando especulações

Segundo a comunicação social estamos interessados em Wilfried Bony , o melhor marcador do campeonato holandês , jogador de grande qualidade mas demasiado caro para nós . Não acredito que venha.

Mais à medida da carteira do Benfica deverá estar outro grande jogador em potência : o dinamarquês Cornelius , vinte anos, remate forte , técnica razoável e mais de um metro e noventa, será uma solução aceitável se estivermos a falar de um jogador para substituir Cardozo.

Ainda há muita poluição no ar

O Sporting deu um passo para se reerguer ao cortar relações com o Porto , clube que o tem humilhado de forma escandalosa.

Não defendo alianças entre clubes e muito menos cortes de relações mas nenhum clube pode pactuar ou manter relacionamento institucional com uma estrutura notoriamente corrupta como a do Fc Porto.

Respira-se melhor , a partir de agora , mas ainda há muita poluição no ar.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Apostava no puto

Claro que Artur precisa de concorrência forte. Mas a verdade é que um guarda redes de nível internacional que coloque o brasileiro no banco "de caras" não será fácil nem barato. Precisamos dum lateral esquerdo de nível internacional , dum bom central e , se calhar, de ainda mais alguém . Oblak é um miúdo com muito talento capaz de lutar com Artur de igual para igual . Por isso eu apostava no puto a não ser que apareça uma grande oportunidade.

Última vez sobre este assunto

Jorge Jesus renovou e é o meu treinador . Infelizmente não renovou pelos melhores motivos . Porque os melhores motivos só poderiam ser os resultados desportivos e nunca o medo de que ele fosse para o Porto.

Mas agora que renovou precisa de apoio . Melhor , agora que renovou , está obrigado a aceitar o apoio do clube , designadamente através dum director desportivo forte.

Ele não pode ser no Benfica o que Ferguson foi no Manchester. Em primeiro lugar porque são pessoas diferentes que chegam em idades diferentes a um grande clube e ,em segundo lugar ,porque o futebol inglês nada tem a ver com o nosso.

Jorge Jesus é um excelente treinador mas não pode ser nem querer ser mais do que isso.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Valeu a pena terem passado por cá



Agora que Aimar está de partida apetece-me dizer que valeu a pena estes dois senhores terem passado por cá.

Um bom trabalho que deve ser aproveitado

Fomos Campeões , esta época, em juvenis e juniores . Este bom trabalho nas camadas jovens tem obrigatoriamente que ser aproveitado ao mais alto nível.

sábado, 1 de junho de 2013

Regresso ou novo empréstimo ?

Nelson Oliveira despede-se de Espanha deixando o Deportivo na segunda divisão e tendo jogado 845 minutos e marcado quatro golos na aventura galega. O registo é modesto para quem tanto promete. O seu futuro dependerá também do futuro de Cardozo e Lima . Por mim continuo a acreditar em Oliveira e acho que o melhor para ele era ficar connosco entre a A e a B , consoante o  seu rendimento e o interesse do Benfica 

O Cortelho do Norte

Nasci e sempre vivi em Lisboa o que não me impede de reconhecer que as pessoas do norte , designadamente as do Porto e arredores, são genericamente bem mais simpáticas do que a malta de Lisboa. O que acontece é que meia dúzia de bandidos capturaram, há trinta anos, um clube de futebol com a cumplicidade da polícia e do poder judicial e , desde então , aumentaram o seu poder de influência ao ponto de se terem tornado um pequeno estado que arregimentou o que há de pior no Porto e arredores conforme se viu hoje no hóquei em patins. " A corte do Norte " é um romance da grande escritora nortenha Agustina Bessa-Luís que deu origem a um filme do Benfiquista João Botelho, que nada tem a ver com esta gente . Sobre estes o livro que poderia dar origem a um filme só poderia intitular-se : " O Cortelho do Norte " 

Pode não ser um Licá mas ...

Filip Djuricic é uma das grandes promessas do futebol europeu e uma contratação que suscita enorme expectativa . Tem vinte e um anos , já fez onze jogos e marcou quatro golos pela selecção da sérvia .Que seja feliz , conquiste um lugar no onze e muitos títulos no Benfica.