quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Bernardo e o futuro

Há jogadores que basta tocarem meia dúzia de vezes na bola para se perceber que são diferentes.Que são melhores . Bernardo Silva estreou-se com estrondo na Champions. A imprensa desportiva francesa destaca-o e atribui-lhe a revolução operada no meio campo do Mónaco, na segunda parte. Há vídeos que ilustram algumas das suas jogadas e o à vontade com que se desembaraçou de diversos adversários. O estilo de jogo e o pé esquerdo iluminado de Bernardo Silva trazem imediatamente à memória um jogador que passou pelo Benfica sem grande sucesso, apesar de ser um enorme talento, chamado Roger. Acontece que Bernardo tem outra cabeça , outra disciplina e é genuinamente Benfiquista . 

Jorge Jesus é um treinador com imensas qualidades e o Benfica tem conseguido inúmeros êxitos nos últimos anos e níveis de qualidade de jogo a que já não estávamos habituados. Somos uma equipa respeitada internacionalmente e ainda por cima conseguimos manter um nível elevado mesmo vendendo alguns dos melhores jogadores.

Todavia , Jorge Jesus, parece incapaz de apostar nos melhores jogadores que saem das camadas jovens do clube. Não faz sentido emprestar Cancelo e contratar Luís Felipe para depois também o emprestar. Não faz sentido apostar em Jara em detrimento de Nelson Oliveira , o avançado com maior potencial de todo o plantel , o único que com sorte , cabeça e minutos nas pernas pode chegar a ser um jogador de nível internacional. E também não me parece correcto ostracizar Bernardo Silva e ir contratando jogadores de nível mais ou menos mediano como Fariña que acabou também por ser emprestado.

 Não me interessam para nada o Bernardo ou Nelson Oliveira a não ser na medida em que eles são jogadores do Benfica . E , mais importante , jogadores com enorme potencial. Aproveitar as poucas pérolas que saem da formação é meio caminho andado para o êxito. Juntar a jogadores jovens , identificados com o clube , com o país e uns com os outros a grandes jogadores internacionais é o caminho para o futuro.




12 comentários :

  1. O Bernardo Silva está a tentar neste momento mostrar que merece um lugar no plantel do Benfica. Se realmente se tratar de um empréstimo e ele continuar a mostrar qualidade para jogar numa equipa de topo não tenho duvidas que será aproveitado. Quanto a Nelson Oliveira discordo completamente de que tenha assim tanto potencial. Ele já tem 24 anos. Já esteve em vários clubes e não se afirmou em nenhum deles. Não pode ser só burrice dos treinadores, maus clubes, ou azar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Oliveira é de 91.Na época pssada fez 8 golos nas primeiras dez jornadas do campeonato francês e depois deslumbrou-se.Mas tem potencial

      Eliminar
  2. Dizer que Nelson Oliveira é o avançado com maior portencial do plantel é um erro claro.
    Não apostava nele nem para ir buscar garrafas de água aos colegas.
    Pode rematar bem "para xuxu" mas não saber o que significa "combinar com um colega".
    As perdas de golo que ele custa à equipa serão sempre em maior número do que os golos que marcará!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa tua opinião é baseada em quê?! Acho que deves ter visto muito poucos jogos do Nélson Oliveira... Nada de mais errado e o pior é que são cada vez mais a papaguearem isso!

      =(

      Eliminar
  3. PS - Bernardo Silva pode vir a ser brilhante, mas ainda não é.
    Eu até gostava de o ver jogar no Benfica, acho que é um jogador interessante.
    No entanto, não consegue sequer ser titular regular pelo Mónaco.
    Mexeu com um meio-campo durante 30 minutos de uma partida e é o maior?
    Desculpem, mas não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bernardo Silva não tem qualquer experiência a nível de 1ª divisão nacional e queres que ele seja já titular de uma equipa de um campeonato competitivo como o Francês e de nível europeu?!

      O mais normal é o Bernardo ser suplente no Mónaco... pelo menos por enquanto! Mas, atendendo às derrotas do clube francês e agora a estas exibições de encher o olho do Bernardo, estou a vê-lo a sentar muito bom jogador do meio-campo do Mónaco...

      Então quando o Jardim der-lhe a batuta da equipa e ele poder jogar com liberdade atrás do Berbatov... ;D

      Eliminar
    2. Não digo que seja o maior mas parece-me que tinha lugar no plantel

      Eliminar
  4. JV,

    Concordo com toda a tua crítica e alguma revolta com esta temática da formação encarnada. Também eu penso um pouco como tu.

    Agora, será que a culpa é apenas do Jesus? Será que é ele quem decide as contratações? Ou será que não há favores entre empresários e direcção?

    Sobre este tema há pouco tempo escrevi o que sinto e até entendo um pouco a perspectiva do Jesus. Podes ler aqui (aliás, conforme já leste ;P)

    http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2014/09/a-aposta.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa de certeza que não é só de JJ, o LFV bem vem com a sua propaganda, mas não passa disso. Ele está sempre pronto para largar milhões em jogadores que nunca foram vistos na luz e em cepos que são nulidades. Um presidente com interesse no clube não permitia que um gr como o Artur continuasse a desprestigiar e a custar pontos ao clube.

      A ajudar o Mendes então é um tratado, só esta temporada já tivemos que levar com Pizzi e Bebé, o primeiro então por um valor absurdo. Qualquer jogador da formação com valor será vendido muito rápido antes de atingir o seu verdadeiro potencial no clube, é isto que temos e está para durar. Estas negociatas todas metem nojo, para agradar faz vendas supostamente excelentes mas logo a seguir compensa o super agente com compras inflacionadas de barretes...

      Eliminar
    2. X,

      Vou especular agora um pouco, mas não me admirava mesmo nada que tal acontecesse de verdade... Penso que hoje em dia há já alguns jogadores que logo desde jovens, ficam com as suas vidas traçadas em termos de carreira futebolística. Falos dos jogadores que são defendidos por grandes empresários ou grupos económicos. A esses jogadores, mais do que apenas qualidade futebolística, transportam eles próprios muitos interesses económicos de terceiros. As entidades envolvidas são muito poderosas e muito bem conectadas, pelo que não é de admirar que quase todos os defesos, são sempre os mesmos a lucrarem com tamanhas transferências.

      Ora, o que eu acho é que o Benfica para manter o seu fluxo de vendas, precisa de estar nas boas graças dessa gente. Isso faz-se tendo uma boa equipa que dê visibilidade, mas acima de tudo, preocupar-se com a carteira de activos dessas entidades, i.e., com outros jogadores desses grupos.

      Notar, que são estes grupos que garantem as tais vendas anuais de 30 a 50 M€ e que tão bem sabem aos cofres da Luz...

      Eu até posso entender esta espécie de "dormir com o inimigo", contudo, penso que devemos começar a tratar dos nossos activos de outra forma.

      Eliminar
  5. Eu acho que só um cretino pode achar que colocar um jovem jogador da formação no estrangeiro a competir num campeonato e numa equipa com mais visibilidade, equipa essa que está na champions, podendo ter muito mais tempo de jogo, seja uma má ideia e uma má decisão do Rui Costa e do JJ, quando esse jogador se quiser singrar e tiver a cabeça no lugar (mentalmente forte) pode aproveitar e tornar-se num novo Rui Costa que ainda mais novo foi colocado no fim do mundo para subir na vida e aproveitou a oportunidade.
    Quanto melhor o Bernardo jogar melhor para ele e para o Benfica! Ainda não perceberam isso?

    Saiu-lhe a sorte grande por estar num grande clube, que protege e aposta nos seus activos e os envia para Universidades no estrangeiro para lhes dar rotinas e conhecimentos que não adquiriria na cloaca tuga!

    ResponderEliminar