quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Ano zero ou ano menos um

Desta vez nem à Liga Europa vamos. Tenho pena porque nos meus primeiros anos de Benfiquismo eram precisamente os êxitos externos que mais nos distinguiam dos outros.

Ao contrário de alguns outros companheiros não me parece que esta eliminação prematura nos aproxime mais dos êxitos internos. Parece-me que é ao contrário : esta eliminação desmotiva os atletas o que não os torna mais fortes ; esta eliminação priva-nos de receitas deixando Enzo mais próximo da saída.

Este tema das entradas e saídas de jogadores é muito importante neste momento . Especialmente para saber se estamos perante um ano zero ou um ano menos um . Entendo que estaremos perante um ano menos um no caso de Gaitan e Enzo saírem em Janeiro. Ou até mesmo se sair apenas um deles. Duvido muito que cheguemos ao fim do campeonato em primeiro lugar se Enzo sair, por exemplo.

13 comentários :

  1. Mais um profeta da desgraça. Já foste chorar para debaixo das saias da mamã? Vê lá, queixa-te ao papá também que ele consola-te!
    Leste ao menos a entrevista que o DSO fez há dias?

    ResponderEliminar
  2. Raios, Glorioso JV

    Quando escreves: "esta eliminação desmotiva os atletas o que não os torna mais fortes"...
    Pergunto eu, os jogadores não ficaram fodidos por terem sido eliminados? Então o que têm a fazer é redobrar de ganas para o próximo adversário que lhes apareça pela frente!

    Quanto ao resto, o Benfica é um Clube saudável, seja em contas, seja quanto ao futuro, seja em saber perder e ganhar.
    PS - Lembra-te que já fomos eliminados por moeda ao ar na TCE nos finais dos anos 60 contra o Celtic e...não acabamos!
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive no Estádio da Luz, com o meu pai ,nesse jogo, marcámos o golo que empatou a eliminatória mesmo no fim do jogo , foi uma confusão e depois a moeda ao ar foi no balneário . Tempos muito diferentes.
      Claro que somos um clube saudável mas exactamente porque ainda vivi um pouco esses tempos não posso deixar de me sentir defraudado com esta eliminação. Como me senti há quarenta anos quando perdemos essa eliminatória.Obrigado pelos seus comentários !
      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Glorioso JV, se permites um alvitre, vai de vez em quando visitar o nosso querido Alberto Miguéns no EDB.
      Faz bem ao nosso Benfiquismo.
      Dá uma volta no Guachos, também faz bem à saúde Benfiquista. E já agora, escreve no Papoilas, que bem merece, assim como no Coluna de Águias Gloriosas. Presta atenção ao nosso querido Simões, que tanto nos ensina.
      Ah! Que feliz eu sou de, por velho ser, tão jovem Benfiquista sou!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  3. Ficam desmotivados por perder? Então que jogassem mais e melhor para ganhar, porque ganhar ou perder não depende do Presidente, mas dos jogadores que estão em campo. Se estão desanimados, podem abdicar do salário.

    ResponderEliminar
  4. Olá JV,

    O Enzo sair (assim como Gaitán e Salvio mais tarde ou mais cedo), faz parte do modelo de negócio do Benfica actual. É uma necessidade de criação de receitas para equilibrar as contas que todos nós benfiquistas temos de estar conscientes.

    Eu penso e quero fazer votos, para que com a estrutura do Benfica a crescer e a consolidar-se, mais tarde ou mais cedo, comecemos a não necessitar de fazer tantas vendas extraordinárias para equilibrar contas. Penso que é esse o objectivo final com tantas obras e tantos investimentos no futebol e na marca Benfica. Retorno que demora sempre algum tempo a surgir e que por isso temos de ter paciência. Até lá o Benfica é um pouco vítima do mercado.

    Para mim, este falhanço na Liga dos Campeões, mais do que erros tácticos do Jorge Jesus deve-se exactamente a essa estratégia financeiro/desportiva encarnada. No onze do Benfica, tinhas nada mais nada menos que Samaris e Talisca, dois "newbies" em posições estratégicas e nucleares da equipa. Noutros jogos tiveste Cristante e até um Derley em adaptação...

    Tudo isto paga-se caro em altíssima competição. E, para te ser franco o que vimos no torneio da Emirates de pré-época, fazia antever essa dificuldade acrescida na construção.

    Noutras temporadas, Samaris e Talisca poderiam ir crescendo na sombra de outros titulares. Nesta, Fejsa e Rúben Amorim lesionaram-se, não permitindo que os novos jogadores pudessem ir ganhando espaço de forma mais controlada. Foram largados aos leões. E, para te ser franco, estão a sair melhor que a encomenda, num estilo de jogo de altíssimo risco do Benfica de Jorge Jesus.

    Depois, há o facto de Jonas, só ter vindo depois das inscrições na "Champions". Que jeitaço daria este veterano avançado na europa... basta vermos o que ele faz frente às equipas nacionais.

    Mais, também não podemos esquecer do grupo equilibradíssimo que calhou-nos... A maioria dos restantes grupos está divido da seguinte maneira: dois tubarões + dois fraquinhos.

    Sendo assim, com esta eliminação, penso que o Benfica deverá e terá de diminuir custos para equilibrar financeiramente. Para além disso, isso possibilitará fazer crescer certos elementos da equipa. A minha visão em:

    http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2014/11/adeus-europa.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá PP

      Não acredito que o Benfica algum dia deixe de ser um clube vendedor. A não ser que entretanto apareça uma liga Ibérica, o que é improvável. O desafio , na minha opinião é vender mantendo o nível competitivo e sobretudo consolidar os êxitos recentes continuando a ganhar internamente.

      Eliminar
    2. A liga alemã em 90's também não era grande coisa, tirando os habituais grandes. A liga inglesa a mesma coisa. O que lhes fez catapultar, foi a visão global do negócio do futebol. Coisa que em Portugal, só o Benfica parece ter...

      Vamos ver como evolui.

      De qualquer modo, não iremos deixar de ser um clube vendedor, não só porque não temos dimensão, mas sobretudo, porque não temos uma liga forte e organizada.

      Eliminar
    3. Iremos ser sempre um clube vendedor pela simples razão que o poder de compra em Portugal é muito menor, o mercado é muito menor, somos apenas 10Milhões. Há países mais ricos, como alguns países nórdicos que têm o mesmo número de pessoas mas não têm a capacidade financeira que apresentamos (Benfica).
      Percebem ou é necessário fazer um desenho?
      Nada podemos fazer contra países com populações 5 6 e 7 vezes maiores.

      Eliminar
    4. Anónimo,

      Enquanto pensarmos que o mercado do futebol nacional é apenas Portugal, nunca iremos passar da cepa torta!

      O futebol inglês só é o que é, não apenas pelos milhões de ingleses que vêem a EPL, mas sim pelos biliões que a vêem nos outros quatro continentes!

      Portugal, sabe organizar grandes eventos, como já o provámos no euro 2004, o Português é a 3ª ou 4ª língua mais falada no mundo ocidental e a 5ª a nível mundial, Portugal tem grande influência nos países africanos, sul americanos e até asiáticos. O nosso mercado não pode ser os tais 10M em Portugal.

      Eliminar
  5. Se calhar, pelo teu andar será sim o ano -2!

    Ó pá, vai-te foder mais a tua conversa!

    Bipolares do caralho!

    ResponderEliminar
  6. Já te ando a dizer faz tempo que escrever sobre o Benfica é de uma grande responsabilidade, este tipo de conversa não ajuda em nada o clube, nem muitos menos os jogadores e o treinador do Benfica, tens de pensar e acima de tudo equilibrar o teu discurso, não podes estrar em euforia quando o Benfica ganha e em profunda depressão quando o Benfica perde, ao menos não és daqueles que independentemente do Benfica ganhar ou perder falam sempre mal, mas tens de aprender que ganhar e perder faz parte do desporto e o discurso deve ser equilibrado, penso que deves ter a percepção que a comunicação social anda nas redes sociais a ver o que atormenta os benfiquistas e usa os nossos desabafos para fazer noticias contra a instituição Benfica... vê lá isso!
    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Papoila Saltitante.
      Claro que ganhar e perder faz parte do desporto . Não me parece que este tipo de post faça mal ao clube ou o fragilize . Não ponho em causa JJ nem Filipe Vieira mas esta eliminação entristeceu todos os Benfiquistas. Temos o direito de o dizer e de pedir que tentem fazer ainda melhor, apenas isso.
      Viva o Benfica!

      Eliminar