sábado, 15 de novembro de 2014

Gostava destes

Especulam os jornais relativamente às saídas de Sulejmani , Jara e Benito em Janeiro. 

Sinceramente não vejo razões para a saída do sérvio , única alternativa válida a Salvio, dado que Tiago Bebé , por falta de qualidade e Gonçalo Guedes , eventualmente por ser muito jovem , aparentemente não contam para Jorge Jesus.

Já quanto a Jara , a saída em Janeiro, parece-me uma boa solução. Não se vê que este jogador , já com vinte seis anos , possa vir a ter qualquer hipótese de discutir um lugar no primeiro onze ou até no banco de suplentes.

Benito é um jovem muito poderoso fisicamente mas que , talvez por falta de minutos, não tem justificado a contratação , sempre que foi chamado a jogar.Não percebo porque lhe dão minutos na equipa B.

Gostava de ver no Benfica o miúdo Raphael Guerreiro , vinte anos , muita qualidade, enorme personalidade. Falta-lhe altura o que com Jorge Jesus é um problema e é capaz de já não estar ao alcance do nosso bolso,

Personalidades à parte, até porque não sei se é um bom ou um mau rapaz mas parece-me ser um jogador com muito futuro e que por isso gostaria de ver no Benfica , especialmente se viermos a ficar sem Enzo , é o sérvio Nemanja Gudelj

7 comentários :

  1. Olá JV,

    Sobre este assunto, eis o que penso:
    - Sulejmani é teoricamente um excelente suplente. Mas, no Benfica não consegue impor-se. É um suplente que custa cerca de 1,5M€/ano pelo que se fala. Muito caro para o Benfica. Percebo o porquê de o quererem despachar.
    - Temos Ola John,mas temos sobretudo, Gonçalo Guedes e Hélder Costa. Este último seria o senhor que se segue, até porque é um canhoto e falta-nos extremos esquerdos para equilibrar o ataque encarnado.
    - Tiago poderá ser uma solução... para o ataque.
    - Jara deverá ser vendido/cedido, mas acredito que mais um ou outro no ataque poderiam sair. Lima, Jonas, Derley, Nélson Oliveira e Tiago, é muita gente. Mas, nenhum convence a 100%.
    - Jonas, deverá ser um 9.5, pelo que sobra-nos Lima, Derley, Nélson Oliveira e Tiago (dependendo da visão que o Jesus queira ter). Destes últimos nenhum convence a 9.
    - A solução para 9 em Janeiro seria uma: Joel Campbell (ver http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2014/11/falta-este-no-ataque-encarnado.html)
    - Facilmente trocava o Benito pelo Raphael Guerreiro. Até porque é o tipo de lateral ofensivo que Jesus precisa para a sua equipa.
    - Se ficarmos sem Enzo, o que não nos falta são soluções, incluindo o Samaris e o Talisca... depois há Rúben Amorim e o miúdo João Teixeira.

    Falta falar sobre o Maxi Pereira. Ao que parece já anda um "zum-zum" de não renovação. Não acredito. Penso que seja mais manobra dos media. De qualquer maneira, com André Almeida e um Sílvio recuperado, não sei até que ponto, não seria melhor vender o Maxi e fazer algum dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sobre o sulejmani a razão que apontas para a possível saída até pode ser a verdadeira mas a pergunta que fica é então para que é que o foram contratar é que ele não veio para titular e já veio com aquele ordenado.
      tiago nunca vai ser solução para o ataque devido a teimosia do treinador, porque só ele é que sabe os outros não percebem nada.
      dos que falas o único que é ponta de lança é o derley mas tem pouco golo, só não percebi se por jogar pouco ou de forma intermitente ou se é uma questão estrutural, nelson ainda pode dar ponta de lança mas não conta para o treinador a não ser para fazer o papel que fez o ano passado o funes. lima não é nem nunca foi um ponta de lança.
      o campbell é bom jogador mas não é ponta de lança não é nenhum rato de área o que precisamos é dum rato de área.
      sobre o maxi como é que vais fazer dinheiro com ele se o contrato acaba este ano, segundo estas a contar com dois jogadores um que não é nosso nem se sabe se vai ser e outro que nem sequer é defesa direito. por essa tua ideia vendias o maxi e ias gata-lo no silvio é verdade que existe a diferença de idades mas infelizmente o silvio é como o ruben passa mais tempo lesionado e por isso seria uma péssima troca.

      Eliminar
    2. Bom dia João Carlos!

      Sobre o Sulejmani: a racio entre aproveitamento desportivo e financeiro é dos piores no plantel encarnado. Se adicionares aos custos já mencionados, o facto de ele ser dos poucos com muito mercado, percebo o porquê de poderem libertá-lo. Já agora, o mesmo irá acontecer com o Fejsa quando regressar, pois não acredito que o sérvio seja o que a equipa realmente precisa na posição "6". Recordo que na época passada, não convenceu de todo... aliás, nos grandes embates da época passada quem esteve naquela posição foi o André Gomes.

      Sobre o Tiago, confesso que dou-te alguma razão. Os argumentos que o Jesus mencionou sobre o desconhecimento do Tiago dos momentos do jogo, bem que poderei usar noutros tantos jogadores do plantel e até mesmo titulares.

      O Derley a meu ver não é o ponta-de-lança que precisamos. É esforçado lá na frente, mas falta-lhe sempre algo à frente da baliza. Por incrível que pareça penso que o Funes Mori teria cá lugar. É um jogador que trabalha muito na frente de ataque. Sabe posicionar-se e apenas só lhe faltava ser mais frio em frente à baliza. O Nélson deveria ser aposta e ponto final. Dizer que não tem escola é uma heresia. Este foi um dos primeiro produtos de qualidade da formação encarnada após longo período. O que lhe falta é confiarem nas suas capacidades e darem-lhe jogos, tal como fizeram com o Talisca.

      Lima é um avançado. Hoje em dia, cada vez mais não se joga com um ponta-de-lança. O Benfica para jogar com um ponta-de-lança, precisava de ter um Di Maria lá na frente. Nós temos um Salvio cada vez mais fussão.

      O Campbell é um rato de área. É um avançado super completo. Embora não seja nenhuma torre, joga de costas para a baliza como poucos. É explosivo e veloz, pelo que poderá fugir para as alas sempre que necessário. Tem um excelente remate e uma excelente técnica. Pela Costa Rica, no Mundial, deu água pela barba às melhores defesas do mundo - a do Uruguai, a da Itália e até mesmo a da Holanda - e quase sempre sozinho contra eles.

      Olhando para Salvio, Gaitán e Jonas, que deverão ser quase sempre titulares, atendendo que o futuro do Talisca será a 8 ou a 9,5 (ou a 10 como preferirem!), abre a porta para o costa-riquenho ser o 4º elemento do quarteto atacante. É que com a tendência de Gaitán ir para o meio, o Jonas jogar entre-linhas no centro, o Salvio agarrado à ala direita, faltará alguém que dê a profundidade à ala esquerda, através de desmarcações. O Campbell encaixa nisso na perfeição, até porque é um canhoto e terá facilidade em cruzar, por exemplo. Depois, dentro da área, ele aparece muito bem.

      Ou seja defendo uma estratégia ofensiva de circulação em toda a largura da defesa do adversário, tentando encontrar espaços. Defendo também que os nossos avançados não estejam muito à frente da linha da bola - o que acontece quando tenho um ponta-de-lança fixo entre os centrais - mas, que apareçam através de combinações interiores ou pelas faixas, nas zonas de conclusão, vindos de trás para a frente.

      Sobre o Maxi, ele até poderá sair já em Janeiro, com uma compensação ao nível do que ele custou-nos. Desde que a proposta seja interessante para o rapaz. Acho que o Benfica não lhe pode cortar as asas. No Benfica, mesmo que se torne num dos mais bem pagos do plantel, os 150k€ mensais de ordenado, são "peaners" em Inglaterra, por exemplo.

      O Sílvio, penso que já é nosso. Ele tem realmente esse tipo de problemas, mas temos de perceber que depois de uma época com lesões musculares, ele só está lesionado por causa do choque violento com o Luisão. Não acho que seja por ter problemas crónicos. Acho que é um pouco diferente dos problemas do Rúben Amorim. Depois, não nos podemos esquecer que temos um André Almeida, que precisa de jogar e parece ser uma aposta de futuro a lateral.

      Eliminar
    3. Olá PP

      Começo pelo Maxi para dizer que se houver uma proposta milionária para o jogador as coisas seguirão o seu curso ele seguirá para Inglaterra. Mas fico triste se tal vier a suceder. Sílvio tem uma carreira cheia de lesões e se é facto que esta foi traumática arrisco dizer que um jogador com o seu historial está sempre mais próximo de nova lesão muscular. Almeida num Benfica que se quer campeão terá de ser sempre uma solução de recurso.

      Não me parece que existam assim tantas soluções se Enzo sair. João Teixeira é um bom jogador mas precisa de ir entrando sem pressões . Samaris é bom jogador mas não tão bom quanto André Gomes ou Enzo. Amorim é a solução mais válida e na minha opinião a única porque me parece que o Talisca será sempre melhor se se aproximar do ataque.

      O Campbell é um excelente jogador e esses fazem sempre falta mas para jogar no Benfica tinhas que recuar o Talisca para fazer Gaitan-Jonas-Campbell-Salvio e meio campo com um 6 e Talisca o que não sei se iria dar certo.

      Abraço

      Eliminar
    4. JV,

      Sobre o Maxi, recordar que quando veio para o Benfica veio para médio defensivo/interior direito. Foi uma adaptação ganha a lateral direito. O André Almeida se começar a jogar com regularidade tenho plena convicção que não sendo um portentoso técnico, será um jogador 7 ou 8 em 10, todos os encontros. Ou seja, não será muito diferente de Maxi.

      Quanto ao Sílvio, as lesões crónicas que se falam foram lesões musculares mal curadas aquando no Atlético de Madrid. Lesões musculares são complicadas porque a vida de futebolista não permite que sejam devidamente curadas. É preciso muitos dias de repouso e tratamento e eles estão sempre a fazer estes tratamentos demasiado rápido. Penso que a nível muscular o Silvio recuperou bem na última temporada, graças ao departamento clínico do Benfica. Um pouco como o Nélson Oliveira está a fazer nesta temporada. O problema foi aquele choque arrepiante com o Luisão. Sendo assim, estando ele recuperado, penso que teremos jogador para dar e vencer. Talvez, não logo, mas isso até será vantajoso para André Almeida poder-se afirmar na direita.

      Depois, podemos sempre recordar que temos um Cancelo em Espanha e a não calçar... um pouco à imagem de Fábio Coentrão no Zaragoza... ;)

      Nota: o Maxi é um dos meus preferidos e é por entender que ele vai entrar na linha descendente da sua carreira que penso que se há momento em que poderá sair do Benfica, este é esse momento.

      Já agora, e porque vou falar do Enzo, se o Maxi sair, a direcção fica com maior "plafond" no orçamento para vencimentos para tentar seduzir o Enzo a ficar de águia ao peito. Ou seja, a saída do Maxi até poderá significar a permanência do argentino.

      Mesmo que o Enzo saia, temos soluções. A primeira delas é Rúben Amorim. Este deverá ser o "6" titular. Fejsa, poderá entrar nos jogos mais difíceis para reforçar o meio-campo. E, o Samaris será o suplente polivalente nas posições 6 e 8, para ir adquirindo rotinas, uma vez que o seu processo de adaptação está-se a tornar mais difícil do que era suposto ser. Depois há o miúdo João Teixeira que poderá te mais espaço para ir jogando na equipa principal e que fará muito bem ao seu desenvolvimento. Quanto ao Talisca, vejo o brasileiro a ser o sucessor de Enzo como titular na posição 8. Frente a adversários mais difíceis será o nosso "10" (ou 9,5). Digo isto, porque é o que o Jesus tem feito com o brasileiro.

      O Campbell é um avançado super completo. Tanto pode fazer de "Jonas" entre-linhas, como de "Cardozo" de costas para a baliza, como de "Ronaldo" como falso extremo/avançado interior. Nos jogos mais difíceis, onde muito provavelmente Jonas já não tem pedalada para tal, o Campbell e o Talisca poderão ser as melhores armas.

      Teoricamente, o Derley deveria fazer o mesmo, mas já vimos que não é a mesma coisa... Aliás, os números confirmam isso: Lima e Derley na Liga dos Campeões só fazem cócegas aos adversários. É certo que Salvio, Enzo e Gaitán, não têm ajudado, mas mesmo assim...

      Abraço

      Eliminar
    5. quanto ao sulejmani eu não discordo do que disseste, mas a minha pergunta fica na mesma então porque o foram contratar? é que o que esta a acontecer era mais que previsivel.

      sobre o derley continuo com a duvida se tem ou não golo, o problema do funes que eu sempre achei que tinha/tem um grande faro de golo é que é péssimo tecnicamente e por isso falha muitos golos, isso requer muito trabalho mas a verdade é que ou não o fizeram o ano passado ou se foi feito não resultou.

      lima tal como o campbell o que gostam é de sair da área e depois aparecer na área mas para isso necessitam de alguém que lhes abra espaços para poderem aparecer só são bons quando fazem dupla com alguém jogando sozinhos no ataque não tem que lhe crie os espaços e como tem a tendência para sair da área aquilo que eles criam raramente é aproveitado porque não está lá ninguém e como diz o jv com dois avançados deste tipo que só jogam em dupla empurram talisca para 8 e neste momento ele não tem agressividade para a posição, se é que algum dia terá.

      campbell não é um rato de área é o típico segundo avançado com muitos golos alias o exemplo que das da selecção é isso mesmo ele jogou na posição mais avançada mas em contra ataque sempre com muito espaço entre a defesa e a baliza coisa que nunca vai ter no nosso clube, nestas condições até o lima marca 30 golos.

      sobre o maxi quem paga agora 5 milhões se pode pagar zero daqui a seis meses?. maxi nunca foi uma adaptação a lateral direito ele jogava no uruguai tal como joga na selecção é o ala do 352 tal como o Lichtsteiner na juventos dizer que foi uma adaptação a lateral não faz sentido, embora ele também tenha jogado na posições que mencionaste. essa teoria de que o salário do maxi permite dar mais ao enzo não funciona porque o enzo esta no topo dos salários se aumentas este tem de aumentar o luisão, o salvio, agora o gaitan e o resto da equipa para manter a proporção entre eles tu não tem um problema de plafond para salários mas de tecto salarial.

      o andre almeida nunca será um lateral titular defende bem mas não sabe atacar nem tão pouco cruzar e todos sabemos que os nossos laterais tem de atacar muito, e ele só é aposta deste treinador a lateral qualquer outro coloca-o na sua posição natural que é 6 pode ter futuro.

      silvio volto a frisar não é nosso, e depois tem os mesmos problemas do ruben e já agora do sulejmani, que voltou de uma longa paragem e teve logo uma lesão muscular, existem jogadores que são assim.

      sobre o fejsa estas completamente errado vai ver quantos jogos fez, todos a 6, e quantos jogos fez o andre gomes, a maioria a 8 até, ele jogou foi no fim da época dando a ideia que foram muitos. sobre se fejsa é o 6 que precisamos? no actual plantel é sem duvida nenhuma o melhor 6 e depois na tactica utilizada por este treinador funciona melhor, e tem melhores resultados, um 6 tipo javi/fejsa que um do tipo matic/witsel embora os dois últimos sejam de longe muito melhores jogadores.

      Eliminar
    6. Boa noite João Carlos
      Também aprecio o Fejsa e , de facto, num esquema tão ofensivo como o nosso ele é o tipo de 6 ideal .Infelizmente também ele tem fama de ser "de cristal" .

      Eliminar