domingo, 28 de dezembro de 2014

Reforçar o meio campo?

A assinatura de Enzo pelo Valência estará iminente .É o que diz a comunicação social há pelo menos seis meses. Mas agora é capaz de ser mesmo verdade. Sejam vinte cinco mais objectivos ou trinta milhões será sempre um bom negócio do ponto de vista da tesouraria . O problema é o vazio que fatalmente deixará no meio campo do Benfica.

Os jogadores falados , pelo menos os mais insistentemente associados ao Benfica não poderão resolver este problema. Só se fala de avançados e médios de ataque

Parece-me que seria avisado contratar um jogador para o meio campo. Seja um "8" ou até mesmo um "6" que permita o avanço de Samaris. Sobretudo se Amorim ou Fejsa não estiverem operacionais no início de 2015.

19 comentários :

  1. Vou dar-te dois nomes já nossos conhecidos: David Simão e Miguel Rosa. O Simão é um jogador na mesma linha do Cristante e Samaris, capaz de desempenhar bem as funções de "6" e de "8". Já o Rosa é um jogador na linha do Enzo.

    Parecem curtos para a realidade portuguesa, mas num Benfica, com um Jesus, poderiam atingir outro patamar. Ainda para mais num Benfica que joga apenas nas competições nacionais, seria o ideal para esses dois poderem integrar o plantel e já agora, resolver duas grandes injustiças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esses é que não vem de certeza porque isso implicava que o treinador assumia que se tinha enganado e isso nunca ele irá fazer a bazofia não lho permite.

      Eliminar
    2. A conversa do costume. Simão e Rosa? Really? JJ não se enganou. Só anda enganado quem ainda está frustrado porque o que defendiam afinal não se realizou. Não servem para o Benfica e JJ tem toda a razão.
      Se ter razão e saber mais é bazófia então JJ é um bazófias!

      Bazófia têm os treinadores de bancada que sem saber nada do assunto, sem nunca ter treinado esses jogadores, acham-se com autoridade para dar palpites e ter opinião sobre algo que desconhecem, porque viram os jogador à distância.
      Isso é bazófia elevada à "n" potência. Deviam era ter vergonha!

      Eliminar
    3. @ enomerrimo de múltiplos nicks ou fernando guerra
      espero que quando fores a um restaurante e te sirvam uma porcaria para comer tu comas e cales e ainda devias dar gorjeta é que como não sabes cozinhar e como não viste cozinhar não tem autoridade para dar palpites nem ter opinião portanto aquilo deve estar uma maravilha tu é que não sabes apreciar, e já agora porcaria não é uma metáfora.
      já agora descortina lá no meu comentário aonde é que eu digo que os jogadores servem para o benfica e deviam de voltar.

      Eliminar
    4. JV Bazófias,

      Não percebo o que defender uma ideia seja sinónimo de frustação... como também não percebo a razão para descredibilizar o David Simão e o Miguel Rosa. Podem não ser grandes jogadores, mas são de certeza bons jogadores e do melhor que a formação nacional fez nos últimos anos.

      Acredito que com um treinador com a visão e competência do Jesus eles poderiam atingir outro patamar de excelência que neste momento estão a fugir. De notar que estes dois jogadores são porta estandartes nas suas respectivas equipas. E, se formos a ver bem, são dos que mais contribuem para o bom futebol por elas aplicado.

      Depois, há duas coisas: o David Simão e o Miguel Rosa fizeram parte do Benfica numa altura em que o clube tinha um nível de qualidade individual bem superior ao do plantel actual. Facto que se leres bem o próprio Jesus assume, quando diz que o Benfica de nota artística foi o de 2009/2010 (quando estes dois estavam para entrar no seu primeiro ano de sénior), e veio a decrescer de qualidade, ano após ano. Ou seja, se calhar neste momento eles até teriam hipóteses no actual plantel encarnado.

      Sendo assim, e tendo em conta que se Enzo sair, vai faltar-nos alguém, nem que seja para ser suplente ou estar no banco numa eventualidade, estes dois formandos poderiam ser uma opção bem mais racional do que provavelmente qualquer outro pseudo-craque que por aí se apregoa.

      Quanto a "bazófias", eu penso que devemos ter atenção o seguinte: este tipo de blogues é um espaço para dar opinião e de debate. É óbvio que haverá vários palpites. Depois, há que ter bem presente uma coisa: nenhum treinador do mundo é senhor da razão absoluta. Por isso mesmo, é que o futebol está fértil de grandes jogadores que não singraram com uns treinadores e depois foram os melhores do mundo com outros. Aliás, nem é preciso ser tão explícito. Basta perceberes na quantidade de miúdos que vão aos treinos de captação do Benfica e não ficam lá, para mais tarde entrarem pela porta grande do estádio da Luz, ou até mesmo singrarem noutros clubes de grande dimensão internacional.

      O facto do Jesus dizer uma coisa, pode não significar que seja verdade. Aliás, e ao contrário do que muita gente apregoa, o próprio Jesus é humilde o suficiente para reconhecer o que escrevi acima.

      Eliminar
    5. Mas não temos lá o Pizzi, que também é português? E já mostrou que está no bom caminho? Porquê referir dois jogadores que não fazem parte do plantel se no mesmo temos soluções? Acho que era nesta linha que o JV Bazófias comentou. Estão sempre a criticar JJ por inventar mas ir buscar Simão e Rosa é o quê?

      Eliminar
    6. Pablito,

      «Porquê referir dois jogadores que não fazem parte do plantel se no mesmo temos soluções?»
      Porque caso um dos habituais titulares se lesiona (Samaris e em princípio Pizzi), ou um dos outros (Cristante, Talisca e João Teixeira), poderemos ter um decréscimo de qualidade brutal. Imaginas um meio-campo com Cristante e Talisca sozinhos? Ou com um João Teixeira? Eu imagino, mas apenas na fase de grupos da taça da liga.

      Acho que numa série de 3 ou 5 jogos do campeonato - que este ano vai ser longo - poderá ser um risco em demasia. Risco esse que com David Simão e Miguel Rosaa poderia ser reduzido.

      Para além disso, o artigo pressupunha arranjar reforços para o sector...


      «Mas não temos lá o Pizzi, que também é português?»
      Não tem nada a ver com ser ou não ser português! Simplesmente, lembrei-me de dois jogadores que conhecem a realidade do Benfica, estão bem cotados no campeonato nacional, possuem potencial e se jogassem amanhã na Luz não iriam com certeza envergonhar a equipa. Para além de referir que seriam aquisições relativamente baratas, dadas as cláusulas que possuem ainda ligadas ao Benfica. Para além disso, que jogadores melhores que estes iríamos encontrar no mercado por esses valores?

      «Estão sempre a criticar JJ por inventar mas ir buscar Simão e Rosa é o quê?»
      Primeiro, desde quando dar uma opinião é uma crítica?!
      Segundo, porque é uma invenção pedir ao David Simão para jogar a "6" num Benfica se praticamente faz essa função num Arouca? Porque é que é uma invenção pedir ao Miguel Rosa para assumir o controlo do jogo ofensivo do Benfica se já o faz no Belenenses, quer seja nas alas e no centro?

      Eliminar
    7. JV,

      Não tivesse sido aquela resolução pouco clara da aquisição do Roberto pelo Atlético de Madrid, que envolveu depois a venda de Pizzi ao Benfica por uma verba muito acima do real valor do jogador naquele momento, e talvez o Pizzi nem sequer estaria cá no Benfica.

      Não tenho nada contra o rapaz. Aliás, gosto imenso de vê-lo a jogar na posição do Enzo e até acho que poderá chegar ao nível do argentino ou até mesmo ser melhor. Mas, por exemplo, nunca teria gasto os tais 10M€ que se falou na sua aquisição... para isso teria deixado ficar o Rosa e transformá-lo num Enzo...

      Eliminar
  2. PP acorda! O Simão e o Rosa são tudo menos 6 ou 8 e sem qualidade para o nível de exigência do nosso clube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou convencido disso e até que provem o contrário, ficarei sempre com essa dúvida. Eu no lugar do Jesus e se o Enzo saísse arriscaria...

      Eliminar
  3. para mim a solução até estava no plantel almeida a 6 a titular até à chegada de fejsa ainda com cristante como opção a suplente até lá, samaris a 8 com pizzi a suplente como até agora, embora eu ainda tenha algumas duvidas se ele resulta ou não, com o cristante aimnda como terceira opção depois do retorno do fejsa.
    mas isto cai tudo pela base quando o treinador só utiliza o almeida a 6 quando já não tem mais ninguém, o samaris o treinador disse nesta entrevista que para ele nunca será um 8, e aqui acho que é pura teimosia dele, e o amorim segundo o que foi dito na entrevista só daqui a quatro meses ou seja só para o ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim a única solução está naquela que o JJ encontrar. Ele é o treinador, ele é que sabe, ele é que é pago para isso.
      Acusar alguém de ser teimoso por saber mais é próprio de gente demente.

      Eliminar
    2. tal como encontrou com o emerson, o melgarejo, o cesar peixoto, o menezes, o jara etc, etc.

      Eliminar
    3. João,

      A meu ver, há 3 soluções: plano A - Pizzi; plano B - Talisca; plano C - Samaris.

      Plano A, é o plano normal. Sai Enzo e entra o Pizzi que é um jogador na linha do argentino em todos os aspectos.

      Plano B, é o plano mais ofensivo. Já verificámos que quando o Benfica está a perder, mete mais um avançado e o Talisca desce um pouco no terreno.

      Plano C, é o plano mais defensivo/menor risco. Estou certo que nos jogos mais equilibrados, o Samaris poderá ser a solução para a posição de Enzo. Para isso dependerá e muito da confiança e adaptação do Cristante na posição "6".

      Eliminar
    4. Na minha opinião o problema do" Plano A" reside exactamente na semelhança entre Pizzi e Enzo . São jogadores na mesma linha mas o Enzo é mais talentoso , guarda melhor a bola , passa melhor , tem mais noção do momento em que deve avançar com bola. Sinceramente preferia um jogador diferente . O "Plano B" só é aceitável em estado de necessidade ou contra adversários muito fracos . Se ficarmos com estes jogadores acabo por preferir o "Plano C"

      Eliminar
    5. @pp
      segundo o treinador o plano A é o ruben, o problema é que este ano segundo ele também não conta.

      o plano B será o pizzi como dizes é na mesma linha do enzo no aspecto ofensivo defensivamente como já vimos ainda esta muito longe, alem de que ao inicio o enzo compensava a falta de saber defender com muita garra, garra que o pizzi ainda não mostrou ter e para agravar o problema não tens tempo para fazer tem de ser já e com a agravante do samaris ainda não estar completamente consolidado.

      o plano C será o talisca mas só resulta com equipa muito fracas, em casa, e na ultima meia hora se for de inicio é um suicídio porque o talisca não sabe defender.

      O teu plano C só acontecera quando ele quiser segurar resultados, duvido muito que ele o utilize de inicio pelo menos pelo que ele disse na entrevista.

      Eliminar
  4. O Samaris para o JJ não é um 8 como disse na entrevista publicada no domingo. JJ já disse que para a posição tem o Talisca, Pizzi, João Teixeira e o Ruben Amorim quando recuperar.

    Eu para a segunda metade prefiro os que já conhecem as ideias do treinador do que um jogador novo. Um jogador bom que entre de caras iria custar muito dinheiro e não há garantia que fosse titular.

    ResponderEliminar
  5. O Danilo Silva do Braga é um excelente contratação para 6. Para mim o melhor (de caras) do nosso campeonato. O Jorge Mendes veio dizer mais ou menos isto "Ficam com o Danilo e eu medeio a colocação do Talisca num colosso europeu". E vinha era JÁ!

    ResponderEliminar