terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A culpa é do Benfica !

Por mera curiosidade, pois já adivinhava o resultado, decidi visitar alguns blogs sportinguistas para averiguar das suas impressões relativamente ao lance que deveria ter valido a Jackson Martinez a expulsão no jogo contra o Boavista. Sem surpresa, verifiquei que tal situação, genericamente,  lhes passou ao lado . Procurei então, também sem grande expectativa , uma eventual indignação com  a nomeação de Soares Dias, para o jogo que vão disputar contra o Porto . Um ou outro fazem referência a tal nomeação, mas logo nas caixas de comentários aparece o fantasma que os assombra e sempre os assombrou: o Benfica . Se forem roubados no Porto a culpa é do Benfica e  , entretanto , invocam Calabote, alardeando a ignorância e a estupidez de quem , sem pensar e sem saber é anti qualquer coisa. São masoquistas e estúpidos mas , ainda assim , porque mais do que a derrota deste ou daquele me interessa a vitória do Benfica, espero que consigam sair do Porto , pelo menos com um pontinho. E se marcarem que o façam por Nani . Gosto de ver os lagartos a chorar .

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Motor bem afinado

Um dos destaques em Moreira de Cónegos foi Pizzi . Talvez por preconceito , seguramente por ignorância , não acreditava na possibilidade de Pizzi fazer esquecer Enzo. Hoje já não estou tão certo disso.

 Jorge Jesus já afirmou que Pizzi ainda não sabe defender . Todavia , tecnicamente, é do melhor que há . E a maior especialidade de Jesus é ensinar os seus jogadores a defender. 

Pizzi também não tem "pedigree". Chegou tarde a um grande clube não obstante ter feito alguns jogos , quase sempre como suplente utilizado, no Atlético de Madrid. Esse factor também o poderá ter inibido um pouco no princípio da época.

Mas com o Moreirense foi o motor da equipa . E um motor bem afinado. Ganhou o lugar!

 Arrisco a dizer que Pizzi é a nossa melhor solução para médio ofensivo e não sei se , não contando com Gaitan, não será também a melhor para qualquer das alas.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

When the going gets tough, the tough get going

O momento decisivo do jogo não foi , ao contrário do que repetiu até à náusea Freitas Lobo , a expulsão do jogador do Moreirense . O momento chave foi o cabeceamento de Luisão que resultou no golo do empate e a atitude de campeões mostrada na segunda parte.

Onze contra onze ou onze contra dez o jogo foi sempre igual. O Benfica a atacar e a equipa de Moreira de Cónegos a defender como podia. 

Que estranho arranjo de calendário

Alguém me poderá explicar porque razão tendo jogado o Porto na Quarta-feira para a Champions não pode jogar para o campeonato no Domingo. É que o Sporting jogou a Liga Europa na Quinta e vai jogar no Domingo. Aqui tem Bruno de Carvalho legítimas razões de queixa . E não só !

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Hora de começar a colher

Bernardo Silva marcou hoje o seu terceiro golo ao serviço do Mónaco, na "Ligue1" .Não me interessa agora discutir se Bernardo merecia ou não estar no Benfica ou se a sua venda foi ou não um bom negócio.

Interessa-me realçar a quantidade de bons jogadores que a nossa escola tem formado.Tanta qualidade terá fatalmente que se repercutir no futuro , mais tarde ou mais cedo , na equipa principal do Benfica.


Silva a bénéficié d'un cadeau de Gomis pour marquer contre Nice. (L'Equipe)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Derrota que não abala a bondade do projecto

A derrota da equipa B na Covilhã, por números pesados, não pode levar-nos a duvidar da correcção dos empréstimos de Hélder Costa , Rui Fonte , Fábio Cardoso e Rúben Pinto . 

Não faz grande sentido manter na B atletas acima dos vinte e um , vinte e dois anos. O Benfica entrou neste jogo com Bruno Varela(20) , Nelson Semedo (21) , Lystov(19) , Marcos Valente(21) e Alfaiate(19) , Dawidowicz(19) , Lindelof (20) e João Teixeira(21),Victor Andrade(19) , Nuno Santos (20) e Sarkic(17). Entre parêntesis a idade dos jogadores . Todos abaixo dos vinte e dois anos.

Já um pouco mais duvidosa parece ser a adaptação de jogadores a posições diferentes daquelas em que sempre jogaram . Casos de Alfaiate em detrimento de Rebocho e de Lindelof, aparentemente mais fadado para central ou lateral . Presumo que tais adaptações sejam feitas para dar mais altura à equipa.

Também me parece que , como aconteceu no passado, a B devia ser usada para dar minutos a quem ,pertencendo à primeira equipa, raramente joga como César , Benito, Cristante e outros , sempre que não sejam convocados para os jogos da principal. 

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

É lagarto !!!

O presidente do Sporting envergonha o clube tal o complexo de inferioridade que revela relativamente ao Benfica . Diz o troglodita , a propósito da campanha da Sagres, que espera ver no futuro o mesmo tipo de brincadeira com os jogos do Benfica. Para ele nada mais interessa . Esqueceu o Porto , o Braga , o Guimarães e todos os outros.Preocupa-se mais com o Benfica do que com o próprio clube . É daqueles que prefere a derrota do Benfica à vitória do Sporting . É lagarto !!!

domingo, 15 de fevereiro de 2015

O Patinho Feio

Ainda sem Gaitan o Benfica ultrapassou com relativa facilidade o Vitória de Setúbal que , para ser sincero, não foi das equipas mais "ásperas" que tenho visto no Estádio da Luz .

Numa exibição globalmente positiva foi Pizzi quem se destacou . Jorge Jesus arrefeceu um pouco as coisas dizendo que o médio é ainda fraco defensivamente. Mas não se lobriga para o próximo jogo , e se calhar para os seguintes, alguém mais adequado à posição . Hoje tomou sempre a decisão certa e teve a capacidade técnica para a executar e pelo meio ainda conseguiu fazer alarde do seu reconhecido virtuosismo. Tem ainda a vantagem  de ser um bom marcador de bolas paradas.

Gostei de Ola John que hoje deu volume de jogo ao lado esquerdo , acompanhado por Eliseu . A ideia que dá é que o holandês não tem grande confiança nas suas capacidades . Como ultimamente Jorge Jesus tem afirmado não é fácil jogar no Benfica e Ola John parece senti-lo.

Lima marcou dois golos o que por si só é digno de todos os encómios . Mas , para além dos golos, fez uma excelente exibição .

Luisão esteve imperial , como sempre e o seu colega do lado esquerdo, Jardel abriu as asas mostrando que ao contrário do que muitos viam não é um patinho feio mas um cisne.

De resto , mais uma vez, mais de quarenta mil pessoas no Estádio e o Porto a quatro pontos como convém .





Negativa a perda de Samaris para o próximo jogo

Regresso às vitórias

A equipa B venceu hoje o Oliveirense , uma das melhores equipas da segunda liga, por quatro a um. Dois golos do ainda júnior Sarkic, o substituto de Rui Fonte e mais dois de Nuno Santos um jogador que beneficiado pelo empréstimo de Hélder Costa.

Nesta nova equipa B emerge o central Lystsov , um jogador interessante . No meio campo Dawidowicz parece ganhar espaço ; apesar de ser um jogador com visão e capacidade técnica é um atleta com pouca velocidade.Veremos como evolui . No ataque Sarkic fez pela vida e é capaz de se manter no centro apesar dos tenros dezassete anos

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sem paciência

Na ânsia de legitimação própria das pessoas inseguras e depois de ter perdido o absurdo braço de ferro com o próprio treinador, Bruno de Carvalho decidiu tomar aquela medida que nunca falha quando se quer agradar aos lagartos. Cortar relações com o Benfica . Para tal usou um argumento folclórico que tinha a ver com umas faixas exibidas por uma claque Benfiquista num jogo de futsal. O absurdo desta situação levaria a pensar que qualquer comentador que opinasse sobre o assunto o fizesse no sentido de tentar chamar o pequeno à razão. Mas tal não aconteceu . Presumo que por uma questão de perspectiva . É que apesar de se dizerem jornalistas, quando comentam estas questões nunca despem a camisola. Que é muitas vezes a do Sporting. 

Esta falta de isenção leva pessoas como o acéfalo José Manuel Freitas , entre outra luminárias, a contestar a arbitragem do jogo entre o Benfica e o Vitória, para a Taça da Liga . Mas se Gonçalo Guedes estava à frente do defesa , a um metro da baliza só com o guarda-redes à frente e foi puxado para trás não podendo por isso rematar  qual era o cartão que queriam que fosse mostrado ao defesa setubalense ? Não era penalty ? O segundo, sobre Talisca, também não era ? Será que para esta gente uma arbitragem só é boa se não marcar grandes penalidades a favor do Benfica ainda que elas existam objectivamente ? 

Quero dizer que destes assuntos só sei por ter lido em blogs do Benfica porque já não tenho paciência para ver os programas na televisão . Sejam os painéis de adeptos , sejam os programas de comentário por especialistas e jornalistas que de modo geral também não costumavam ter grande qualidade.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Não podia passar em claro

Na passada terça-feira Fernando Chalana festejou o quinquagésimo sexto aniversário . O tempo passa depressa .

Para os mais novos que apenas vêm uma figura humilde e um bocado envergonhada quero dizer-lhes que Chalana foi um dos melhores jogadores da história do futebol português. Pessoalmente , talvez porque também eu era muito novo , Chalana foi o jogador que mais prazer me deu ver jogar, o que mais me fez vibrar. Quem dera a Ronaldo fazer um dia uma fase final duma grande competição como a que Chalana fez em 84 no Europeu

Que pena não existirem mais vídeos.




Mais uma

Boa exibição do Benfica apesar do início titubeante.

 Boas exibições também de jogadores que têm jogado menos como Lisandro. Bom jogo , de certa maneira até decisivo , de Gonçalo Guedes . Bom jogo , desta vez, de Ola John.

Mais importante que tudo , estamos na sexta final em oito edições da Taça da Liga.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Regresso importante

Amorim está de volta . É importante o seu regresso e que esteja bem nesta segunda metade da época. Em boas condições ele é o melhor médio centro do Benfica .

Nos convocados para logo à noite mantém-se Gonçalo Guedes e prevê-se a titularidade de Lisandro e de Sílvio.

Espero Derley de início e Jonas no banco , precisamos do segundo bem fresco para os próximos jogos do campeonato.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Apenas hipocrisia e demagogia

O corte de relações com o Benfica, promovido por Bruno de Carvalho, é em si mesmo irrelevante. Poderá eventualmente no futuro vir a ser importante para os adeptos do Sporting que se não acordarem rapidamente poderão vir a perceber que toda esta demagogia não serve os interesses de mais ninguém que os do próprio Bruno de Carvalho.  

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Imaginárias vitórias morais

A generalidade da comunicação social desportiva atribui à sorte o empate do Benfica , ontem no Estádio do Sporting . Mas como muito bem lembrou Jorge Jesus a principal ocasião de golo do encontro foi nossa : Jonas isolado por um passe incrível de Almeida tentou assistir Lima em vez de tentar a finalização . Curiosamente este lance não passou na maioria dos resumos do jogo exibidos nas diversas televisões.

Se a mesma estratégia , baseada no controlo do jogo com pouca iniciativa atacante, fosse usada por Mourinho era considerada genial . Basta lembrar todos os jogos do Real com o Barcelona ou os dois jogos do Inter também com o Barcelona no ano em que venceram a Liga dos Campeões.Como fomos nós a única coisa que se diz é que sem ter feito nada por isso acabámos por empatar.

Claro que o Sporting não é nenhum Barcelona mas Nani , William Carvalho , Carrillo , Montero e João Mário são muito bons jogadores e o resto da equipa também não é má. Por outro lado é preciso lembrar as ausências de Júlio César , Rúben Amorim , Fejsa e a do melhor jogador do clube : Gaitan.

O campeonato é uma prova de regularidade. Ninguém diz que o Benfica tem que ganhar os jogos todos. Basta chegar ao fim com mais pontos.

Igualmente extraordinário é o pedido , feito pela direcção do Sporting à Federação e à Liga , de castigo ao Benfica por conduta imprópria dos seus adeptos. Dá vontade de rir por vir de um clube que tem mais cânticos de insulto ao Benfica do que de apoio à própria equipa. Cânticos esse que entoa , acredite-se , mesmo quando joga contra outros clubes.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Sem nota artística mas com muita transpiração

Empate feliz que deixa o Sporting mais longe do título. Muito bom jogo de Artur, apesar de alguma tremideira nos cantos ; Maxi defrontou um dos craques do campeonato e voltou a não se sair mal , bom jogo; Luisão igual a si próprio ; Eliseu fraco e sem ajudas ; Almeida esforçado mas com dificuldades para sair com a bola, apesar do excelente passe para Jonas que este podia ter convertido em golo; muito bom jogo de Samaris, apesar da infelicidade que acabou por dar o golo ao Sporting; Ola John e Salvio inexistentes ; bom jogo de Jonas , esforçado a defender; Lima pouco inspirado ; Talisca entrou bem. Melhor em campo : Jardel , grande exibição e golo decisivo

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Este também eram favas contadas

Os Sportinguistas andam eufóricos . Sem Júlio César e Gaitan sentem-se confiantes. Já sentem o sabor da vitória.

Aconteceu o mesmo há alguns anos num jogo a que assisti ao vivo e para o qual me dirigi muito pouco confiante. Mas valeu a pena porque testemunhei uma das melhores exibições da história Benfiquista.

Vale sempre a pena acompanhar o Benfica. Sabe-se lá quando pode sair uma coisa destas.


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Dois caminhos.

Ivan Cavaleiro pode não ser o jogador mais talentoso do mundo.Pode até nem ser o mais talentoso a sair da nossa formação . Mas tem nele uma força que o levou no passado , ainda júnior, a ultrapassar com sucesso um empréstimo ao Belenenses e que o leva agora a ser um dos jogadores preferidos dos adeptos do Corunha.

Até há uns tempos atrás não me passava pela cabeça outro destino para os melhores jogadores da formação que a equipa A do Benfica. Os casos de André Gomes e, sobretudo, de Bernardo Silva vieram demonstrar que se pode tirar partido financeiro da formação mesmo quando os jogadores não chegam à equipa principal. Não me parece a melhor solução, mas aceito-a .

Todavia , preferia ver os melhores com a nossa camisola. Cavaleiro, mesmo não tendo ainda demonstrado qualidade para ser titular do Benfica , tem feito um trajecto que que o recomenda para o plantel principal ... ou para uma venda por quaisquer dez milhões. E se nenhuma das opções se pode considerar errada eu prefiro a primeira.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A nova equipa B

O empréstimo dos principais jogadores da B foi  uma medida correcta. A partir de agora há que estar com atenção aos novos jogadores. E entre eles especialmente a Renato Sanches , dezassete anos muito prometedores ,Victor Andrade , dezanove anos de muito talento e João Teixeira.

Entretanto foram contratados Flávio Silva ,Elbio Álvarez, Carlos David e Lystov. Sobre estes nada a dizer a não ser esperar que sejam bons jogadores.

Grande curiosidade na B é saber quem ocupará o lugar de matador deixado vago pela saída de Rui Fonte. Flávio ? Clésio? Sarkic? O tempo dirá.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Não há Imperador , há Rei

A provável ausência do melhor guarda-redes a actuar em Portugal , Júlio César , será um revés num jogo importante . Mas não é por isso que somos menos favoritos. Entre as duas equipas há um mundo de diferença.

Somos uma equipa que trabalha com o mesmo treinador há seis anos . Com muitos jogadores campeões , vencedores da Taça da Liga , da Taça de Portugal , finalistas vencidos da Liga Europa. Muitos deles capazes , por si só , de sentenciar uma partida.