segunda-feira, 18 de julho de 2016

Nem sempre o empréstimo é a melhor solução

Há alguns benfiquistas que defendem o empréstimo de certas jóias , por enquanto na equipa "B" , a emblemas da primeira liga . Caso paradigmático é o de João Carvalho . Paradigmático na minha opinião do tipo de jogador , de bom jogador , que  não deve ser emprestado .Um criativo de equipa grande não poderá desenvolver o seu futebol em equipas que só defendem , equipas em que só o músculo conta . 

2 comentários :

  1. JV, na minha opinião, há muita gente a fazer do João Carvalho aquilo que não é!

    Fazem-nos porque o vêem os resumos em que ele aparece com a bola no pé e a distribuir algum chocolate. O problema é que nem só ele é assim tão regular a distribuir chocolate, sendo muitas vezes uma espécie de Ferrero Rochê que só distribui chocolates no inverno, nem tão pouco ele é um grande jogador sem bola nos pés.

    Estou constantemente a alertar para este ponto que toda a gente se esquece, mas que é o que realmente determina um bom de um excelente jogador, i.e., aquilo que eles fazem sem a bola nos pés.

    O João Carvalho pode render em várias posições no modelo de jogo da equipa principal do Benfica. São elas a "8", a extremo/ala e a segundo avançado. Contudo, é preciso ele evoluir nos aspectos que mencionei.

    Se o Benfica emprestar a uma equipa da primeira liga o mais certo é ele se perder um pouco na sua evolução. Irá evoluir, mas a um ritmo muito menor e para um jogador que poderá ter uns certos vícios que não o permitirá se adaptar melhor ao nosso modelo de jogo. Por exemplo, e contextualizando, se ele for emprestado a um clube de 1ª Liga muito provavelmente irá jogar como interior/médio ofensivo de um meio-campo a 3. Ora, as suas tarefas e funções sem bola serão muito mais leves que num meio-campo encarnado, quer como médio 8 quer como ala ou até mesmo 2º avançado.

    João Carvalho tem à sua frente dois caminhos: um mais fácil (empréstimo a um clube de 1ª Liga) e outro mais desafiante. Agora que ele escolha. Uma coisa é certo, acho muito precoce sair da Luz. Mas, também digo que uma saída pode ser benéfico para ele perceber a realidade do futebol português e entender que no Benfica está numa Universidade de bom futebol.

    ResponderEliminar