segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Mais perto do melhor onze

O Benfica é uma equipa com identidade e isso é em larga medida uma das causas dos seus sucessos mais recentes . 

Recuperámos a identidade !

 Fizemo-lo mantendo durante tantos anos um atleta como Luisão , mas também com aqueles que ainda passaram pela "B" como André Almeida ou Nelson Semedo , ainda com os que estiveram nos juniores como Gonçalo Guedes e André Horta , ainda com os humildes que se fizeram craques por cá como é o caso de Jardel e , finalmente , com estrangeiros de grande categoria que são tudo menos ídolos com pés de barro como Júlio César  e Jonas .

Todos fazem parte do plantel mas cabe ao treinador escolher um núcleo duro : aqueles quinze ou dezasseis que acabam a época com mais jogos e mais minutos nas pernas do que os outros.

Eu , que sou apenas espectador , tenho também a minha ideia sobre a equipa ; os dezoito e os onze . Não é fácil num plantel com a qualidade do nosso mas como nada decido , sou apenas um espectador apaixonado pelo Benfica e pelo jogo, consigo fazê-lo com a irresponsabilidade de quem nada decide. 

O melhor onze do Benfica , na minha opinião , será formado por Ederson ( desculpa enorme Júlio César ) , André Almeida , Lindelof , Jardel e Grimaldo ( Eliseu que me perdoe mas o espanhol é um jogador duma qualidade incomensurável com a bola nos pés ) , Fejsa , Danilo , Pizzi , Cervi , Jonas e Mitroglou .

Igualmente importantes serão André Horta, especialmente, nos primeiros tempos, nos jogos em casa ou naqueles que pedem um homem mais criativo no meio campo ; Carrillo e Salvio que discutirão de igual para igual com os jogadores que coloquei como titulares ; Guedes , um jogador muito melhor a jogar no centro do terreno  e de quem se espera muito e Raul Jimenez , um avançado fabuloso a sair do banco

  

5 comentários :

  1. Porque colocas o Danilo se é ainda uma incógnita do que ele poderá fazer no meio-campo encarnado, apesar das boas referências trazidas de Valência?

    A propósito, o André Horta a jogar como jogou ninguém lhe tira o lugar.

    ResponderEliminar
  2. Concordo na quase totalidade do onze , 3 notas:

    -Com o J.Cesar em forma é me indiferente ele ou o Ederson.
    -Não tenho opinião sobre o Danilo pois nunca o vi jogar.
    -Não sei como mas o Salvio em boas condições tem que ser titular , depois do Jonas é o melhor jogador do plantel.

    ResponderEliminar
  3. Jogando com Grimaldo e Nelson Semedo parece-me melhor ter dois jogadores fortes na marcação no meio campo . Mas também acho que o Horta tem grandes hipóteses

    ResponderEliminar
  4. Concordo com muito do que foi dito mas nas contas do ataque convém não esquecer o Zivkovic. Se tiver a cabeça no lugar é um enorme jogador.

    ResponderEliminar
  5. Que luxo!

    Por muito que nos esforcemos para compor o "melhor onze" - conceito muito subjectivo - acabamos sempre por deixar de fora jogadores de elevada qualidade, que dá pena não figurarem nesse onze.

    Acho que este ano vamos ter mais rotatividade nos titulares, em função das competições, dos adversários e dos momentos de forma dos nossos jogadores. O facto de ser a 2ª época de Rui Vitória, com quase 90% do plantel, também facilita essa rotatividade por haver mais conhecimento e entrosamento da equipa.

    Por agora, só mantenho ainda algumas reservas em relação à posição 8. Gosto muito do Horta, mas espero que o Danilo possa ser uma alternativa viável, de preferência mais forte no aspecto defensivo.

    Carrega Benfica! Vamos ao Tetra!



    ResponderEliminar