segunda-feira, 6 de março de 2017

Jogo para três centrais

Dortmund vai ser muito complicado . E eu que não gosto de vitórias morais colocaria o autocarro . Esse é um dos jogos em que vale a pena alterar um pouco a equipa . Tapá-la um pouco mais atrás . 

Como fazer isso ? 

Para mim é jogo para três centrais . Juntaria a Luisão e Lindelof o grande Jardel , defensivamente o mais competente de todos na minha opinião . E se necessário for Samaris se juntaria aos três . 

O Benfica terá muitas hipóteses no contra . Apesar das muitas críticas esse será um jogo para Salvio. E para Zivkovic nas alas e para Pizzi construindo e impedindo a construção adversária . Na frente Mitroglou 

Ederson , Nelsinho , Lindelof , Luisão , Jardel , Eliseu , Samaris , Salvio , Zivkovic , Pizzi e Mitroglou . Este seria meu onze em Dortmund .

12 comentários :

  1. Para três centrais não digo, mas para 4 defesas penso que sim.

    ResponderEliminar
  2. Compreendo o teu raciocínio, caro Fernando Cabral.
    No entanto, eu não iria por 3 centrais "normais".
    Jogaria, sim, em 4-5-1 (sem bola) / 4-3-3 (com bola), com este 11:
    - Ederson
    - Semedo, Luisão, Jardel e Eliseu
    - Zivkovic, Samaris/A.Horta, Pizzi, Fejsa e Cervi
    - Mitroglou

    Num jogo desta transcendência, preferia CLARAMENTE apostar em Jardel na Defesa (1) e hesitaria entre André Horta e Samaris (2).

    No caso (1), ainda que sem ritmo recente de jogo, Jardel (pela sua experiência profissional, atitude e disponibilidade física), oferece-nos muito mais garantias de eficácia defensiva e velocidade de reacção, acrescidas de 1 poder aéreo que, não só nos garante força defensiva como ofensiva, nas bolas paradas. Em qualquer destes itens, fulcrais num Defesa-Central, Jardel é claramente melhor Central-esqº que Lindelöf.

    No caso (2), reforço ao meio-campo, especialmente com a dupla Samaris(A.Horta) e Fejsa a fecharem atrás sempre que em apoio aos centrais e/ou aos laterais. É terrível não termos o Grimaldo, e dada a "não-opção" Hermes (que não entendo), creio ser preferível o Fejsa como apoio ao flanco.
    Defende melhor e poderá compensar mais eficazmente "os handicaps" do Eliseu.
    Na meia-dtª, Samaris será talvez a opção mais lógica, mas eu talvez apostasse no André Horta; pela sua atitude habitualmente guerreira e as mais-valias de ser menos faltoso e ter muito melhor "saída de bola" que Samaris.

    Força BENFICA!
    Abraço Benfiquista,
    RSG

    ResponderEliminar
  3. Isso é suicídio!!! Agora, tirava o Lindelof porque está fora de forma e a falhar demasiadas vezes, o Fejsa é imprescindível embora deva estar com o fisico a 50℅, e o avançado para este tipo de jogo tem que ser móvel, e daí o Jonas/Jimenez.
    Cuidado com este árbitro...vai ser sempre a rolar!!! Um dos (grandes) problemas do Rui Vitória neste tipo de jogos, é que prepara mal a equipa...esta fica sempre curta e não sabe controlar/dominar o jogo nem que seja por alguns minutos!!! E tem que jogar SEMPRE em pressão alta - ver Besiktas na 1a. parte - mas dúvido que haja capacidade física para tal.....

    ResponderEliminar
  4. Ederson
    Nelson Luisão Lindelof Eliseu
    Samaris F.Augusto Pizzi
    Zivkovic Mitroglou Cervi

    Não deve fugir disto. E só trocaria o Luisão pelo Jardel (grande heresia).

    mlm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo, com 1 alteração, Jardel sim (Central-esqº), Lindelöf não.

      Se Filipe Augusto está disponível e capaz, ok, como Médio-esqº (e 1º apoio ao Eliseu), ao lado do Samaris (Médio-dtº), formando ambos a base de 1 triângulo com Pizzi ao centro, mas mais adiantado.

      Nas alas e ataque, concordo também, com Zivkovic na dtª e Cervi na esqª, permutando se necessário, em apoio ao Mitroglou.

      Eliminar
    2. Contínuo achando que a única forma de passar esta eliminatória é defender em bloco baixo e com mais um central . Fechados e a tentar o contra . Apostar num rasgo de Salvio , uma bola parada , um lance de Nelson ou Zivko . Mas a bola vai ser deles.

      Eliminar
  5. Cair na tentação de defender o(1-0)em Dortmund...será meio caminho andado para sairmos de lá com 3 ou 4 no saco!!!

    ResponderEliminar
  6. Não vale a pena ter a ilusão de que podemos atacar . Esse vai ser jogo de sofrimento . Nem sempre quando se defende em "bloco baixo" se acaba goleado .

    ResponderEliminar
  7. Ederson

    Nelson Semedo
    Luisão
    Lindelof
    Eliseu

    Samaris
    Felipe Augusto
    Pizzi

    Cervi
    Zivkovic

    Mitroglou

    ---> Jardel em vez de Luisão poderia ser uma troca interessante devido aos rapidos homens da frente do Dortmund.

    ---> Acho que Salvio e Rafa tem estado uns furos abaixo, mas talvez a entrada do Argentino no 11 não seja de estranhar devido á sua experiencia europeia que pode ser importante no reduto dos Alemães!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ederson

      Semedo Luisão Lindelof Eliseu

      Almeida Samaris

      Pizzi Jonas Zivkovic Cervi

      Mitroglou

      Desta forma temos pulmão e garra nos médios de cobertura e Pizzi volta a origem fechando por dentro e com mais tempo para pensar sem colocar em risco a perda de bola na zona central.

      Podendo depois rapidamente alterar na seg parte para outros extremos...

      Eliminar
  8. Caro Fernando,

    Os nossos defesas não estão rotinados em sistemas de 3 centrais. Os posicionamentos e as coberturas são muito diferentes da habitual linha de 4. Acho que seria um risco enorme fazer uma alteração tão estrutural como essa neste jogo. Eu optaria pelo reforço do meio-campo com um 3º elemento (Filipe Augusto, se estiver bem para jogar) e com o Samaris na zona 6, ajudando os centrais.

    Ao contrário do jogo de cá, em que o mais importante era não sofrermos nenhum golo, nós hoje precisamos mesmo de marcar. É preciso não esquecer que uma derrota por 2-1 ou 3-2 (etc) nos serve perfeitamente.

    Eu acredito! Carrega BENFICA!


    ResponderEliminar