segunda-feira, 5 de março de 2018

As lições do professor Vitória

Rui Vitória está longe de ser apenas um professor de ginástica como afirmam alguns . Ao contrário , se revelou o melhor treinador dos últimos anos , mostrou ser capaz de , mesmo com menos qualidade no plantel , reinventar a forma de jogar do Benfica . Ninguém em Portugal se aproxima de nossa estética futebolística . 

Não teve medo de colocar Jonas sozinho na frente mesmo sabendo que o craque não é o que se chama um monstro físico . Com essa decisão não receou deixar dois internacionais caros e com ambições de mundial  ( Raul e Seferovic ) sistematicamente no banco .Não é decisão para qualquer um .

Ao tomá-la criou um meio campo a três . Fejsa , Krovinovic e Pizzi . E quando o croata se lesionou deu o seu lugar a Zivkovic . Mas mais importante do que o meio campo a três foi a dinâmica criada no jogo pelos corredores envolvendo igualmente três jogadores . 

Grimaldo , Krovi ( Zivkovic) e Cervi são um trio que nos oferece semana após semana um futebol de nível internacional . Ali não se sabe quem é o lateral , o interior ou o extremo porque as trocas são constantes e sempre feitas com critério .  Claro que isso só é possível porque estamos falando de quatro craques .

Almeida , Pizzi e Salvio (Rafa ) são diferentes , menos instintivos e , por junto , não tão talentosos mas desenham os mesmos movimentos com enorme eficácia .

Esta alteração na nossa forma de jogar criou o futebol mais atraente dos últimos anos mesmo não contando com Aimar , Saviola , Di Maria ou Gaitan e isso é mérito dum fantástico treinador.



5 comentários :

  1. Exactamente, Fernando! Para quem ainda tivesse dúvidas, o futebol que estamos a jogar desde há dois, três meses comprova o valor do mister Rui Vitória. Numa época em que foi preciso refazer quase toda a defesa, inclusive lançar um central (excelente) de 20 anos, um guarda-redes fraquito, mudar de sistema a meio da época, perder o principal elemento dessa mudança (Krovi) e mesmo assim conseguir apresentar um futebol de encantar, de longe o melhor que se joga em Portugal, é obra!
    Independentemente do desfecho do campeonato - e ainda acredito no Penta - há muito mérito do nosso mister!

    ResponderEliminar
  2. Ja que os "jornaleiros" so tentam denegrir o trabalho do Treinador do SLB Rui Vitoria, que sejam os Benfiquistas a reconhecer o seu trabalho e os seus meritos!!!

    ResponderEliminar
  3. o rui tem os seus méritos, sempre teve, mas tem varias limitações e essas foram bem visíveis nos anos anteriores e em especial no inicio da época.
    dizes que ele não teve medo, se calhar até teve, se não tivesse tinha começado a época nesta tactica e não com a outra para a qual não tinha jogadores.
    e ter apostado no inarrável filipe augusto foi o quê então?

    diz o chama que anima que a qualidade que a equipa demonstra agora é a prova do valor do treinador então pela mesma ordem de ideia a falta de qualidade que a equipa demonstrou no inicio poderia ser a prova da falta de valor do treinador.

    ResponderEliminar