sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

E agora?

Lucas Verissímo entrou bem na equipa mas será para ficar ou regressará JJ aos dois centrais? Alguns dizem que no campeonato português não faz sentido jogar com três centrais. Sinceramente não percebo porquê. É assim que joga a equipa que vai tranquilamente ser campeã esta época.

2 comentários :

  1. para alem do facto de termos só quatro centrais, e um deles lesionado cronico, que torna difícil a gestão temos que neste sistema tiras um extremo para meter um central isto quando o nosso grande problema nos últimos jogos tem sido a criação de oportunidades, muito poucas, e a sua finalização.

    no inicio da época até poderia fazer sentido já que concedias muitas oportunidades e sofrias muitos golos nesta fase da época isso não acontece.

    acho que faz muito mais sentido jogar com um meio campo a tres e um ataque a tres do que com tres centrais, que são cinco defesas.

    ResponderEliminar
  2. Para jogar com 3 centrais o treinador tem que saber utilizar ou 5 jogadores no meio campo, com 2 avançados (sistema utilizado pela seleção do Brasil há vários anos), ou 4 médios e 3 avançados como joga o Sporting. Acontece que, num sistema de 3 centrais, os 2 laterais desempenham muitas funções de médios, ou de alas, havendo sempre o cuidado de não subirem os 2 ao mesmo tempo para nunca desequilibrar a equipa. Por outro lado, sempre que a equipa perde a bola eles recuam para formar uma linha de 5 defesas, com 4 e um ligeiramente atrás, que será sempre quem comanda aquele sector. Ora bem, para se utilizar esse sistema há necessidade de ter jogadores que se movimentem e lutem, quer ocupando os espaços, quer pressionando para provocar a perda de bola pelos jogadores adversários, recuperando-a e lançando os movimentos rápidos de ataque. Para que isto se faça NÃO SÃO NECESSÁRIOS SUPER-HOMENS OU SUPER-JOGADORES, necessitando uma equipa de alguns jogadores de "combate", CARACTERÍSTICAS QUE NÃO EXISTEM NA MAIORIA DOS JOGADORES DO BENFICA! Veja-se o caso das equipas treinadas pelo Guardiola. Não tem jogadores muito altos ou possantes, equilibrou a defesa com o Ruben Dias que é fortíssimo no um para um, sabe fechar a sua zona e raramente perde duelos no jogo aéreo. Por isso, está imposto no City que, SEMPRE QUE A EQUIPA PERDE UMA BOLA, OS JOGADORES SÓ TÊM 6 SEGUNDOS PARA A RECUPERAREM, passando de imediato para uma manobra de ataque previamente preparada. Nessa equipa tudo é preparado ao pormenor E NÃO É PERMITIDO O PONTAPÉ PARA A FRENTE, salvo em situações de aflição. No Benfica assiste-se, EM TODOS OS JOGOS, a tentativa de controlar o jogo com passes laterais e para trás, sendo inúmeras vezes a bola passada ao guarda-redes para esta dar um chutão que ou vai para fora ou a bola fica em posse dos adversários que a recebem de frente. Isto é impensável NUMA EQUIPA GRANDE, onde tudo tem que ser executado de forma previamente preparada para provocar o erro nas equipas adversárias. Regra geral, treinadores que não sabem falar com os jogadores mas são muito exigentes e que também têm muito pouco nível intelectual, RARAMENTE CONSEGUEM FAZER UMA EQUIPA TER UM RENDIMENTO MUITO ALTO E DURANTE MUITO TEMPO, conforme se está vendo no Benfica. É verdade que faltam jogadores com características para equilibrar a equipa, mas há demasiados erros na forma de jogar, sendo gritantes aqueles provocados pela má colocação de determinados jogadores dentro das 4 linhas, que impedem o desenrolar rápido de jogadas que provoquem erros nas equipas adversárias em zonas fulcrais do campo, nomeadamente nas defesas.

    ResponderEliminar