terça-feira, 30 de maio de 2023

Prometia vir a ser um dos melhores do mundo e teve uma carreira banal

Lembro-me dos dois mundiais sub-20 que Portugal venceu . Riade 89 e Lisboa 91 , duas gerações talentosas , a de 91 mais do que a de 89 . Em Riade a equipa tinha Abel Silva , Fernando Couto , Amaral , Hélio e João Vieira Pinto . Para mim estes eram quem mais prometia e de facto carreira de alto nível apenas a tiveram Couto , João Pinto e Paulo Sousa que neste mundial era ainda extremo direito . Em 91 percebia-se que Rui Costa e Figo eram dois jogadores que só com muito pouca sorte não fariam uma grande carreira . Prometiam e cumpriram. 

Mas nunca vi um jogador destacar-se tanto numa competição internacional como o fez Nélson Oliveira no Mundial sub em 2011 no qual acabámos em 2º  lugar derrotados , após prolongamento , pelo Brasil . Nélson Oliveira tinha força , velocidade , técnica , remate , parecia destinado a altos voos mas acabou por nunca concretizar as minhas expectativas . Nunca se conseguiu impor no Benfica e a sua carreira internacional foi banal

3 comentários :

  1. a de 89 tinha ainda o baía que só não foi ao mundial porque dias antes o mlynarzick se lesionou, o ze beto tinha falecido e o baia passou a titular e foi dispensado.
    mas nessa geração existia um jogador com um talento enorme que era o resende que também nunca deu nada.

    o nelson é para juntar a uma serie enorme de talentos que depois não dão em nada, e que se formos a ver bem até por norma são bem mais do que aqueles que depois resultam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Resende , um canhoto se não me engano , muito bom jogador. Na altura até o próprio Bizarro parecia ter qualidade para fazer carreira a um nível alto e foi o que se viu . Curiosamente na geração de 89 o Paulo Madeira ainda foi um dos que conseguiu fazer umas épocas no Benfica.

      Eliminar
    2. o bizarro nunca achei agora o brassard esse sim achei que ia dar muito mais que deu.

      o paulo madeira dos centrais era o pior deles pela lentidão mas acabou por dar alguma coisa pese embora a lentidão, o valido parecia muito melhor e foi um completo fracasso.
      outro que nem era titular na seleção, nem nos juniores do nosso clube, foi o paulo sousa que fez uma carreira enorme que só não foi melhor por causa das lesões alias ele só foi ao mundial por ser um fetiche do queiroz, e não era que tinha razão.

      Eliminar