quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Numa coisa Rui Vitória tem razão

"Temos de trabalhar muito" . Esta frase ,dita por Vitória , define o momento presente do Benfica . O que se viu ontem foi uma equipa sem qualidade individual e colectiva , incapaz de pressionar e de sair da pressão , uma equipa estereotipada , sem ideias , absurdamente lenta , completamente ultrapassada por um adversário muito mais saudável . A isso poderá nem ser estranho os recorrentes problemas físicos que assolam nossa equipa . 

Não defendo a saída de Rui Vitória porque a meio da temporada essa mudança seria desde já entregar o ouro ao bandido . Mas peço ao nosso treinador para trabalhar mais forte e utilizar os mais aptos . Rúben Dias está melhor do que qualquer outro central , ver o que poderá dar Douglas , integrar Krovinovic e não ter medo de deixar no banco os mais velhos e consagrados quando não estejam no seu melhor .

A convocatória e onze para a Madeira vão dizer muito do que poderemos esperar até final da época. 

  

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

E que tal começar a preparar os jogos

Vi o jogo na tela do pc , à Inácio , o que sempre condiciona a observação .

O que me parece claro é que o Basileia nos conhecia melhor do que nós a eles .

Queria começar por um comentário à constituição da equipa . Retirar do onze um garoto que vinha jogando bem para colocar um Jardel ainda procurando sua melhor forma me parece aberrante . Estranho também que sendo Rui Vitória conhecido por ser alguém que dá muita importância à parte tenha decidido deixar Seferovic no banco na sua própria terra onde seguramente quereria se mostrar .

Ninguém se destacou pela positiva , ninguém jogou nada e quando assim acontece a responsabilidade só pode ser do treinador . 

A Champions está arrumada . Estes jogos têm que ser preparados de outra forma. Agora na Madeira só uma vitória categórica poderá nos reconciliar com estes jogadores , técnicos e com quem tomou a decisão de vender de uma assentada tantos jogadores tão importantes .

domingo, 24 de setembro de 2017

Com Fejsa tudo muda

Poderá um único jogador mudar tanto a forma de jogar duma equipa ? Se for Fejsa a resposta é sim . A grande diferença do sérvio para todos os outros jogadores que com ele disputam a posição "6" no Benfica é de posicionamento . Fejsa corta linhas , condiciona o jogo adversário , leva-o para caminhos de insucesso . Por isso ele é primeira opção e muda radicalmente nossa forma de jogar .  

Hoje jogámos muito bem , poderíamos ter goleado mas falhámos um pouco na finalização . Todavia estas são as exibições que queremos ver e que estes jogadores nos conseguem dar .

Júlio César transmite tranquilidade e para mim a partir de agora , não estando lesionado , todos os jogos seriam para ele , deixando para Bruno Varela apenas a Taça da Liga ou jogos menos complicados da taça de Portugal .

André Almeida . Que incrível força mental tem este jogador que admiro cada vez mais . André Almeida é do ponto de vista da qualidade individual apenas mediano mas seu querer , sua confiança , seu trabalho transformam-no num craque . É craque !

Rúben Dias já me conquistou precisando para isso apenas de três jogos . Nunca nos dará a saída de bola de Lindelof mas sua concentração e seu conhecimento do jogo são impressionantes . Ainda para mais estamos falando dum garoto de vinte anos .

Luisão mantém suas melhores qualidades e neste momento é indiscutível .

Grimaldo é o melhor lateral esquerdo do nosso campeonato e é uma delícia vê-lo jogar . Quem gostar de futebol que aproveite para assistir ao vivo a seu futebol porque não ficará por cá muito tempo.

Fejsa é ele e mais dez e hoje se viu a diferença do nosso futebol quando ele está presente .

Pizzi teve alguns bons momentos mas não foi seu melhor jogo 

Cervi fez uma exibição impressionante combinando sobretudo com Grimaldo . Fez-lhe muito bem a paragem porque voltou mais esclarecido e incisivo . Marcou um bonito golo.

Zivkovic é mais um canhoto incrível e o que disse de Grimaldo também vale aqui porque este sérvio também não ficará em Portugal muito mais tempo . É aproveitá-lo agora .

Jonas é sempre garantia de bom futebol e de golos e hoje fez mais um .

Seferovic tentou se dar ao jogo mas esteve quase sempre longe das zonas de finalização .

Krovinovic ainda perdeu o chamado golo cantado ; Raul trouxe sua habitual energia e Diogo Gonçalves continua querendo mostrar demasiado no pouco tempo que tem acabando por perder algumas jogadas .Seu tempo virá .


sábado, 23 de setembro de 2017

Altura de mostrar que passado é passado

Hoje não dá para perder pontos . Infelizmente chegamos à sétima jornada já com a corda na garganta.

Eu acredito que esta equipa de campeões ainda dê a volta e alcance o penta .

Hoje com :

Júlio César ;

André Almeida , Luisão , Rúben Dias ( o garoto merece ) e Grimaldo ;

Fejsa , Krovinovic , Pizzi e Zivkovic ;

Seferovic e Jonas .

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Para dormir

Está faltando muita coisa para que se possa sequer imaginar que esta época ainda vai dar alguma coisa . Futebol lento , previsível e por isso facilmente anulável pelos nossos adversários a que se juntam inúmeros erros de passe e de tomada de decisão . A continuar assim a época vai ser bem longa 

Júlio César esteve bem . O lugar é dele .

André Almeida conseguiu ainda algumas boas jogadas ; é muito esforçado e dinâmico mas infelizmente não é um jogador talentoso .

Rúben Dias fez uma exibição sem mácula mostrando que neste momento pode lutar de igual para igual com os outros centrais do plantel .

Jardel regressou e se percebe que está ainda longe do seu melhor . O golo do Braga foi marcado na sua cara e bastaria isso para qualificar sua exibição como negativa.

Eliseu jogou bem dentro do que são suas competências . É um bom suplente .

Samaris tem que ser titular sempre que Fejsa não estiver.

Filipe Augusto tem um pé esquerdo muito bom mas se embrulha demais acabando por se tornar perigoso defensivamente e a atacar sua lentidão não lhe permite fazer grande estragos nos adversários . Bom jogador para ficar no banco .

Gabriel está ainda se adaptando, veremos se é ele o joker capaz de mudar a face duma época que se adivinha muito complicada .

Rafa foi uma vez mais uma nulidade . Seus atributos parecem se resumir à aceleração mas depois não consegue fazer um passe , um remate , nada .

Krovinovic apareceu muito bem especialmente se tivermos em conta a paragem prolongada . É craque e ficamos aguardando por mais .

Jimenez marcou um golo e foi tentando mas não teve grandes chances .

Do banco saíram Jonas , Zivkovic e Pizzi mas não conseguiram alterar o jogo .



Para mim seria radicalmente idêntico

Radicalmente idêntico mas com alterações .

Todavia , na baliza , continuaria com Varela que passaria a ser o goleiro das taças , desde que Júlio César possa jogar no campeonato e na Champions ;

Amanhã , na defesa , jogaria com Douglas ( não faz sentido não jogar nesta competição) , Lisandro e Rúben , no centro , Eliseu na esquerda porque Grimaldo precisa estar bem no campeonato ;

No meio campo jogaria com Samaris e Augusto , no centro , e com Rafa e Cervi nas alas ;

No ataque , Gabriel e Raúl .

sábado, 16 de setembro de 2017

Três pontos oferecidos

É preciso jogar muito mais e muito melhor e também é necessário conseguir aguentar um jogo inteiro o que não parece ser o caso de muitos dos jogadores do Benfica .

Estes três pontos foram oferecidos contra uma equipa medíocre que se limitou a explorar as nossas fragilidades individuais mas também as que temos enquanto equipa .

Um a um , ainda a quente diria que :

Varela - Muito mal acabou sendo ele a oferecer a vitória ao Boavista . Guarda-redes de equipa grande não pode falhar nunca e quando falha deverá acabar sendo rendido .

Almeida - Tendo em conta suas limitações esteve bem .

Luisão - Bom jogo tentando estar em todo o lado .

Rúben Dias - Perdeu muitos duelos e nada trouxe de novo ofensivamente , esperava-se um pouco mais mas foi uma estreia .

Grimaldo - Merecia colegas mais inspirados.

Augusto - Tem bons pés mas isso não esconde sua falta de fôlego , continuo dizendo que não pode ser titular no Benfica.

Salvio - Sem chama 

Pizzi - Como Salvio 

Zivkovic - Começou muito bem mas se desgastou rápido . Mesmo assim do meio para a frente foi o melhor.

Jonas - Um bom golo e uma série de tentativas falhadas tanto na finalização como no encadeamento de jogadas . Não esteve bem .

Seferovic - Quase não se viu 

Do banco nada de especial saiu . Impressiona especialmente a falta de nervo de Rafa , um jogador que se percebe ter velocidade , qualidade técnica e inteligência para jogar muito melhor do que tem feito até agora .