sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Não dá para vacilar

Amanhã só um resultado poderá manter nossa esperança no tão ambicionado penta : a vitória do Benfica . Depois do vacilo no Restelo amanhã queremos uma vitória categórica pelo menos por meio a zero .

Sinceramente não há desculpa para não sermos campeões . O treinador do Porto é um desequilibrado , o presidente do Sporting é um absurdo e , ainda para mais , nós só estamos disputando o campeonato .

A equipa está , espero , adquirida na cabeça de Rui Vitória . Sem Krovinovic e Salvio entrarão Zivkovic  , que terá no Algarve um teste bem mais difícil do que aquele que teve na semana passada pela simples razão de que jogar fora é sempre mais complicado , e Rafa porque é melhor jogador do que Diogo Gonçalves . 

De resto Varela , Almeida, Jardel e Grimaldo não têm rivais e Rúben Dias em fase ascendente de carreira pegou o testemunho de Luisão e agora é continuar jogando com a concentração que tem revelado até aqui . Fejsa , Pizzi e Cervi são igualmente incontestáveis e no ataque Jonas é rei .

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Seu tempo está chegando

A infelicidade de uns é a oportunidade de outros . Salvio que vinha fazendo uma boa época , apesar das suas já famosas más decisões no momento de libertar a bola , deverá ficar de fora no próximo jogo.Em seu lugar deverá aparecer Rafa . E o que se pode dizer é que está na hora deste jogador mostrar o que vale .  E eu acho que ele vai aproveitar a oportunidade fazendo já um grande jogo em Portimão . Estamos falando dum atleta super rápido mas antes ainda de deixar para trás seus adversários Rafa recebe a bola como muito poucos , mesmo a nível internacional . Essa sua característica que deixa logo batido seu primeiro marcador é uma delícia . Tem sido para mim uma surpresa suas dificuldades mas estou convencido de que seu tempo está chegando e seremos nós quem vai ganhar com isso . 

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Duas centenas

Muitas vezes são aqueles de quem nada esperamos que nos dão as maiores alegrias . Jardel fez duzentos jogos pelo Benfica e que podemos dizer é que poucos adivinhariam lá em 2010 que estaríamos contratando um craque destes . A sua melhor característica é a humildade que faz com que nada lhe suba à cabeça e por isso trabalhando sempre mais e mais conquistou seu lugar e nos ajudou a vencer 4 Campeonatos , 2 Taças de Portugal , 5 Taças da Liga e 2 Supertaças . Não é coisa pouca .


domingo, 4 de fevereiro de 2018

Pela relva e pelo ar

Acho que é muito importante começar por dizer que foi um grande jogo . O Rio Ave sabe jogar como poucas equipas apesar das fragilidades defensivas e por isso começou por nos criar muitas dificuldades . Geraldes ( parece-me que era ele ) libertava-se demasiadas vezes da marcação , punha a equipa a jogar , e numa dessas vezes cruzou para o primeiro golo que o adversário marcou em cima de Rúben Dias . Nos minutos seguintes o miúdo acusou o toque e cometeu mais um ou outro erro mas como é um jogador duma coragem e dum nervo extraordinários recompôs-se fazendo uma série de cortes brilhantes e um belo golo . Foi dos melhores em campo . Mas ainda melhor esteve Jardel . Foi nele que começou a recuperação num cabeceamento letal que nos deu a igualdade e foi igualmente sua a assistência de cabeça para o terceiro golo que acabou com o jogo . 

Se a primeira parte foi triste a segunda foi de esplendor na relva . Grimaldo começou a subir combinando com Cervi e Zivko e foram inúmeros os lances de perigo . Pizzi teve atitude e também passou por ele a mudança de cara do jogo . Rafa , mesmo acusando alguma falta de confiança , mostrou seus argumentos principais e acabou fazendo uma assistência.

Fico com a ideia de que Zivkovic será melhor solução do que João Carvalho porque é bem mais rotativo , tem mais nervo e força , e é igualmente habilidoso e inteligente . Para mim passou com distinção e merece ficar na equipa titular.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Faltou convocar um

Rui Vitória convocou vinte e um jogadores para amanhã ao final da tarde . Entre eles estão os regressados Eliseu , o jovem Diogo Gonçalves e o mais utilizado na B e igualmente jovem Keaton Parks . 

Mantém-se a dúvida relativamente à posição anteriormente ocupada de forma brilhante por Krovinovic . 

João Carvalho é um forte candidato mas parece ser um jogador mais competente atuando em posições mais avançadas . É muito bom no último passe e a jogar ao primeiro toque mas falta-lhe poder físico e condução de bola para ser igualmente brilhante jogando mais atrás . Mas como é talentoso vamos ver como se sairá , caso seja utilizado no próximo jogo .

A outra solução de que se fala , igualmente convocado , é o sérvio Zivkovic . Para mim faria mais sentido colocá-lo na posição de extremo direito . É um jogador vertiginoso , com muita habilidade e também muito bom no último passe mas não sei se o seu jogo terá a consistência necessária para posições de organização .

Também convocado está Keaton Parks , que pela estatura parece à maioria ser mais adequado  trabalhar para a posição "6" . Mas o longilíneo americano tem excelentes pés , muito boa leitura de jogo e passa sempre bem a bola . 

Fora dos convocados está o que me parece ser o homem ideal para a posição . Muito forte na condução; muito trabalhador ; extremamente resistente apesar de ser um jogador leve ; rápido de pernas e de raciocínio , rematador competente , Gedson é o prototipo do jogador ideal para aquela posição mesmo tendo sempre em atenção que só o vimos jogar contra adversários bem mais fracos do que o de amanhã .

Sport Lisboa e Benfica - SAD 4-3-3 football formation





Uma questão de cidadania

Todos nós queremos acreditar na justiça. Mas dois dias depois da operação lex e do aborto que foi a questão Centeno começa a parecer que o objetivo é apenas o de lançar lama , neste caso , no Benfica .
Mesmo a putativa acusação feita a Filipe Vieira é uma coisa muito embrulhada .

 Não parece que o presidente do Benfica sabendo da visibilidade e dos inimigos que tem caia nessa coisa de tentar subornar um juiz que decide processos crime no sentido de tentar obter uma decisão favorável num processo fiscal em que reclama montantes já pagos .Mas , lá está , apenas falo assim porque a situação de Centeno foi surreal e se percebe que vale tudo para nos prejudicar .

 É muito importante que estes casos sejam clarificados para a segurança de todos nós e para que continuemos tendo confiança na justiça . Espero que a magistratura entenda isso .

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Não passa tudo duma conspiração contra o Benfica

Começo a relativizar toda esta situação em que o nome do Benfica está envolvido .Ontem fomos inundados por mesas redondas e artigos de opinião sempre com o Benfica e Filipe Vieira no centro das atenções . Rangel passou a personagem secundária .

Mas este caso traz à tona as diversas decisões de Rangel . E entre elas esteve a de devolver a Álvaro Sobrinho todos os bens que este tinha arrestados. Qualquer coisa entre oitenta e cem milhões de euros . Quero ver agora a ligação que vai ou não ser feita entre este caso e o Sporting . Especialmente porque este senhor Sobrinho é o maior accionista individual do Sporting e é igualmente suspeito do desvio de 500 milhões de euros do BESA  , segundo jornais como o Observador .