sábado, 30 de novembro de 2013
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
O menino tá parvo !!!
Parece que o Bruno de Carvalho gosta da bandeira da presidência :
Admira-me que o presidente do clube dos viscondes não prefira o pavilhão da monarquia , este ...
é bem mais bonito.
Admira-me que o presidente do clube dos viscondes não prefira o pavilhão da monarquia , este ...
é bem mais bonito.
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Um grande jogador do Benfica
Quando no principio de 2012 Perez fazia birrinhas para não jogar no Benfica quem imaginaria que aquele tipo se transformaria num dos grandes símbolos do clube. Depois de Cardozo é Enzo o meu jogador preferido no Benfica. O argentino alia garra e uma alma que poucos adivinhariam a uma qualidade técnica incrível . Defende e ataca bem , é rápido e reactivo , recupera inúmeras bolas e cria desequilíbrios ofensivos como poucos. É um jogador sub-valorizado e ainda bem que o é porque pode ser que fique por cá uns bons anos.
Tesouro no banco
Em três minutos Rodrigo resolveu o jogo. Não digo que ele merecia . Digo que nós merecíamos o regresso do velho Rodrigo ( o Rodrigo pré-Bruno Alves). E espero que este golo marque mesmo o renascer deste jovem e tão promissor futebolista.
Ainda não podemos fazer um balanço definitivo da nossa presença na Champions. Mas uma coisa é certa : podíamos ter feito muito melhor . Estes jogadores e equipa técnica tinham a obrigação de passar "sem espinhas" à próxima fase da Champions - afinal estamos a falar do finalista vencido da última Liga Europa. Estamos a falar dum conjunto que goza duma estabilidade de elenco e equipa técnica pouco comuns.
Jesus entrou com Artur , Maxi , Garay , Almeida e Luisão , Fejsa , Matic , Enzo e Gaitan , Markovic e Lima. Bom início de jogo, do Benfica , a mandar até que , com a cumplicidade de Luisão, o Anderlecht inaugurou o marcador. Reagimos bem e voltámos a aproximar-nos da baliza belga mas quase sempre pouco objectivos , perdidos em tabelinhas e passes errados. Mas desta vez conseguimos empatar , ainda antes do intervalo , através da cabeça de Matic a passe de Enzo.Primeiros quarenta e cinco minutos muito luminosos de Enzo , infelizmente muito pouco acompanhado.
No príncipio da segunda parte uma excelente jogada entre Enzo e Gaitan acabou em auto-golo. Gaitan começava a aparecer no jogo e isso é sempre sinónimo de melhoria do espectáculo , não obstante o argentino não ter aproveitado da melhor forma o espaço que o Anderlecht deixava na defesa, enquanto tentava o ataque.Até que aos setenta e cinco minutos os belgas empataram num lance corrido em que o avançado se desmarcou entre Almeida e Garay, bom golo e pairaram alguns fantasmas e sentiu-se o entusiasmo belga.
Até que Sulejmani desmarcou Rodrigo que resolveu a questão.
Foi bom , ganhámos, mas o Anderlecht está muito longe de ser uma grande equipa.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Primus inter pares
Nunca como neste momento Cardozo foi tão importante no Benfica. Lima está fora de forma e Rodrigo irreconhecível . Mas mais do que a má forma destes dois jogadores é o soberbo rendimento do paraguaio que nos deixa à mercê da sorte sempre que por lesão não pode jogar.
Vêm aí dois jogos difíceis : dia vinte sete , o Anderlecht , na Bélgica ; dia um, o Rio Ave em Vila do Conde. Jogos difíceis e igualmente importantes. Pessoalmente não arriscaria Cardozo na Champions se imaginasse que isso o poderia colocar em risco para Vila do Conde.
Gostava de ver Rodrigo ( que tão mal anda ) no onze inicial , na Bélgica . E gostava de o ver acompanhado por Ivan Cavaleiro e Gaitan no ataque protegidos por um meio campo constituído por Matic , Enzo e André Gomes.
Jornada positiva
Apesar de termos feito uma exibição fraca contra o Braga recuperámos dois pontos ao Porto , o verdadeiro adversário . O Sporting continua a resistir mas não acredito que tenham estaleca para continuar assim por muito mais tempo . Foi uma jornada positiva mas é preciso começar a jogar um bocadinho mais e continuar a ganhar.
domingo, 24 de novembro de 2013
Premiar o mérito
Está mais ou menos claro neste momento que na equipa B há um ou dois jogadores que merecem ser chamados à primeira equipa.Para mim faria sentido ver Bernardo Silva e André Gomes sistematicamente convocados para a equipa principal até porque já se percebeu que eles estão muito acima do futebol que se pratica na segunda divisão . E também não me chateava nada ver Djuricic , Rodrigo , Ola John , Sulejmani ou Fejsa na equipa B durante uns jogos quanto mais não seja para lhes dar minutos.
sábado, 23 de novembro de 2013
HVALA !!!
Bom resultado ( o mais importante ) mas uma exibição fraca . Primeiros quarenta e cinco minutos sem um remate à baliza . Num jogo destes, um erro ou uma jogada de inspiração seriam decisivos e no golo de Matic houve as duas coisas .
Há jogadores que tardam em recuperar a forma e outros como Markovic ainda não estão devidamente integrados . Gostei de Artur , Gaitan e Enzo e parece-me que Cavaleiro vai ser uma aposta consistente.
Obrigado Matic !
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Qual a melhor solução ?
O jogo com o Braga é tradicionalmente um dos mais exigentes . A questão que se coloca é a de saber se Jorge Jesus irá manter o esquema táctico usado nos últimos dois jogos, com três médios, ou se regressará a um meio campo constituído apenas por Matic e Enzo. Será a lesão de Amorim determinante na escolha ?
E se mantiver um meio campo a três qual será a melhor solução ?
Fejsa - Matic - Enzo ;
Matic - Gomes - Enzo , ou
Matic - Enzo - Djuricic
sábado, 16 de novembro de 2013
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Comentando especulações
Um dos jornais desportivos , já não sei qual , especula acerca do possível empréstimo de Rodrigo , Djuricic e Ola John .
Na minha opinião são três casos distintos .
Djuricic acabou de chegar e apesar de vir rotulado de grande jogador não deixa se ser um miúdo de vinte e um anos que vem dum futebol muito diferente. A questão de saber se é um "10" ou um "9,5" parece-me algo irrelevante. Neste momento o treinador é Jorge Jesus e é ele quem terá de tirar o melhor rendimento do jogador.Emprestá-lo em Janeiro parece-me precipitado e contra-producente.
Ola John é um caso controverso . Veio como um velocista , nos primeiros jogos parecia um miúdo desajeitado e actualmente percebe-se que é um jogador de grande técnica mas lento de raciocínio. Nesta parte do raciocínio há quem defenda que ele é o extremo com maior critério do plantel mas que tem dificuldade em acompanhar colegas que se perdem muitas vezes em correrias inconsequentes. A ideia com que fico é que o holandês é um jogador muito tímido e , por isso , vai precisar de mais tempo para mostrar a verdadeira face e como me parece um grande jogador julgo que emprestá-o seria um erro.
Rodrigo é o terceiro miúdo em questão . Tem vinte e dois anos e a sua carreira no Benfica tem um "momento fracturante" - a patada de Bruno Alves . Até esse momento Rodrigo prometia vir a ser um jogador de nível internacional. Mas a partir daí parece sofrer um qualquer bloqueio que o impede de ter o rendimento que lhe é exigido . Apesar da exiguidade de pontas de lança : temos apenas Cardozo e Lima parece-me que o empréstimo seria bom para Rodrigo e não seria mau para o Benfica.
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Poderemos contar com eles ?
Lisandro é tido como o sucessor de Garay no Benfica . Parece-me até que foi contratado numa altura em que a direcção do clube pensava que Garay seria vendido.O seu empréstimo a uma equipa da primeira metade da tabela do campeonato espanhol parece-me um excelente tirocínio e o argentino nem se está a dar mal .
Quem me tem surpreendido é Sidnei que imaginei que pouco ou nada jogasse este ano e afinal parece ter conquistado um lugar no Espanhol de Barcelona . Poderemos , no futuro , ver Sidnei e Lisandro como a dupla de centrais do Benfica ?
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Que raio se passa com este miúdo ?
Sempre achei que Nelson Oliveira viria a ser um craque de nível mundial : http://benfiquistaemcasa.blogspot.pt/2012/03/no-caminho.html
Comparar Oliveira a um dos melhores avançados que vi jogar , o alemão Rummenigge não me pareceu absurdo em 26 de Agosto de 2011 .
Mas infelizmente , percebo agora , Oliveira é daqueles tipos que faz dois ou três jogos bons e já se julga o melhor do mundo . Um jogador de futebol tem de falar é dentro do campo , com golos . E tem que o fazer jogo após jogo e ano após ano . As últimas declarações mostram que Oliveira ainda não o percebeu . E estranhamente , ou talvez não , o seu empresário também não.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Redundante
"Qualquer sportinguista é anti-Benfiquista" , as palavras são de Rui Oliveira e Costa . A ideia duma aliança pela verdade desportiva entre os dois clubes é impossível pela mútua desconfiança , rivalidade histórica e porque as cúpulas sportinguistas e os adeptos em geral , mais do que ver o seu clube a ganhar, querem ver o Benfica a perder.
Nada justifica o histerismo da reacção do presidente do Sporting bem como dos seus mais conhecidos adeptos/comentadores que , sentindo-se prejudicados, imediatamente colaram o Benfica ao Porto . Alguns chegaram mesmo a dizer que o Sporting tem é que fazer como o Porto e arranjar uma equipa capaz de ganhar contra catorze como o Porto faz quando joga connosco . Quem se vai rindo são personagens como Pinto da Costa e Lourenço Pinto.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Profundamente injusto
Rúben Amorim estava a jogar muito bem e não merecia ( ninguém merece ) esta lesão . Ainda por cima já não é a primeira vez que lhe acontece.
Boletim clínico
Ruben Amorim com rotura parcial no joelho direito
O atleta da equipa principal de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, Ruben Amorim, realizou, esta segunda-feira, exames complementares de diagnóstico, verificando-se a existência de uma rotura parcial do ligamento lateral interno do joelho direito.
domingo, 10 de novembro de 2013
Deuses
Cardozo fez ontem um jogo que o coloca definitivamente entre os deuses do Benfica .O paraguaio tem esta característica de marcar muitos golos e de os marcar contra todos os adversários e em todas as competições. Ontem brilhou mais do que todos mas não foi o único a brilhar . Enzo e Gaitan foram dois gigantes e Amorim também não andou muito longe. Estes quatro jogadores forma na minha opinião os melhores na noite de ontem mas gostei também muito de Sílvio e , no deve e haver , de André Almeida.
sábado, 9 de novembro de 2013
Muito feliz com a vitória mas ...
Gostei da vitória , da emoção, dos golos do super Cardozo, do frango do Patrício . Mas nunca fomos capazes de controlar o jogo.Somos uma equipa de serviços mínimos - marcamos e entregamos o jogo . Foi assim que perdemos a final da Taça contra uma equipa medíocre como o Guimarães. E foi assim que o jogo de hoje se tornou emocionante contra uma equipa absolutamente mediana.
Jorge Jesus justifica a sua própria saída falando de factores psicológicos quando , por exemplo , comenta os golos sofridos de bola parada dizendo que ao falar-se disso os jogadores começam a sentir que vai acontecer e acaba por acontecer mesmo.
É esta a principal razão pela qual Jorge Jesus deveria ter saído no final da época passada. Quase toda a gente acha que Jorge Jesus já ganhou o que tinha a ganhar.Quem perdeu o que ele perdeu, e nas circunstâncias em que perdeu, na época passada dificilmente voltará a ganhar alguma coisa.E os jogadores devem sentir o mesmo.
Esta noite estiveram em campo dois orçamentos muito diferentes , sendo o do Benfica incomensuravelmente maior . Claro que os orçamentos não são tudo nem jogam à bola, mas não podemos justificar com ele a nossa impotência quando jogamos contra um PSG e depois esquecê-lo quando defrontamos o Sporting.
Claro que fiquei muito feliz com a nossa vitória e desejo que Jorge Jesus ganhe tudo mas infelizmente não acredito que tal vá acontecer . Mas , em última análise , a responsabilidade nem é dele.
Sem nada a provar
A equipa do Benfica é muito superior à do Sporting , individual e colectivamente . Por isso mesmo hoje ao fim da tarde só um resultado é admissível : a vitória do Benfica .
Entrava com estes :
Entrava com estes :
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Paradoxos de Bento
Será normal convocar para a selecção nacional o ponta de pança suplente do Deportivo da Corunha e deixar de fora o terceiro melhor marcador do campeonato francês .
Será normal convocar um jogador suplente num plantel como o do Braga e deixar de fora um jogador que sendo igualmente suplente o é num plantel como o do Benfica .
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Cândido
A FPF terá tentado travar o inquérito às alegadas agressões de Rui Cerqueira a um jornalista após o jogo que o Porto empatou em Belém . Como toda a gente já deve ter percebido o apoio inequívoco a Fernando Gomes foi um dos grandes erros de Filipe Vieira , uma ingenuidade que já custou e continuará a custar-nos caro.
Diamante
O melhor da segunda liga , Bernardo Silva de dezanove anos, é um craque com os pés dum Roger e uma inteligência táctica à Moutinho . Se tiver cabeça e oportunidades vai ser um caso sério.
terça-feira, 5 de novembro de 2013
A vingança do chinês
Foi a melhor exibição da época . Foi uma grande exibição , daquelas que devia dar para ganhar à vontade se do outro lado não estivesse um guarda redes que quando "engata" é muito difícil de bater. Infelizmente no Benfica "engatou" pouco e acabou por ser um dos jogadores mais assobiados dos últimos anos. Nesse sentido o jogo de hoje foi uma espécie de "vingança do chinês". Do golo sofrido nem vale a pena falar - é impensável marcar-se tão mal na Champions e querer sair ileso.
Capazes de tudo
Já tenho saudades dum daqueles jogos em que pouco ou nada esperamos da equipa e acabamos por assistir a uma grande exibição. Está na altura dos jogadores nos darem uma alegria e temos homens capazes de tudo.
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
Sonhos utópicos
Tendo em conta o plantel e o tempo de trabalho da equipa técnica até devíamos ter esse direito .Infelizmente são sonhos utópicos.
sábado, 2 de novembro de 2013
Valorizado por empréstimo ?
O primeiro custou 64 milhões ; o segundo 60 ... o terceiro está emprestado. Jorge Jesus "potencializa" até quando manda emprestar.
Rang
Joueur
Buts
Matchs
Buts / match
E assim se ganham campeonatos
O Porto beneficiou hoje duma decisão absolutamente escandalosa . Já nos descontos foi marcado este fora-de-jogo num lance que isolava o avançado do Belenenses.Assim se ganham campeonatos.
Tudo é possível
Não foi uma grande exibição mas a verdade é que , com mais ou menos sorte ou mérito , a partir do segundo golo deixou de haver dúvidas sobre o vencedor da partida .
Apesar disso a escolha dos laterais foi arriscada . Claro que Cortez não poderá jogar na Grécia , uma vez que não está inscrito na competição, mas também Maxi continua a não nos deixar descansados. Na Champions presumo que JJ entre com André Almeida.
De resto é de saudar o excelente momento de Enzo que controla o meio campo defendendo como ninguém e atacando como poucos ; o crescimento ( lento ) de Matic e a veia goleadora do grande Cardozo que , ironias do destino , se tornou no verdadeiro seguro de vida de Jorge Jesus.
O jogo acabou com um golo dum jogador genial , magistralmente desmarcado por Amorim . Markovic é daqueles jogadores que nos faz acreditar que tudo é possível.
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)