sexta-feira, 31 de maio de 2019

Que fiquem os dois

Grimaldo e João Félix estão entre os dezoito magníficos da Liga Europa. 
São dois craques e se realmente pretendemos fazer uma boa época europeia não podemos vender nenhum deles.
Claro que há que gerir a tesouraria e as expectativas dos atletas compreensivelmente interessados em fazer grandes contratos e em jogar nas melhores ligas. 
Significa isto que têm de lhes ser propostos contratos de nível internacional e explicar-lhes que o Benfica leva a sério o projeto europeu.
Por outro lado há jogadores que podem ser negociados tendo em conta o seu elevado valor e a sua menor utilização. Temos vários nestas circunstâncias sendo os mais apetecíveis para eventuais interessados Zivkovic e Cervi. Mas também Salvio. Não estou a defender que devam ser vendidos mas tendo em conta a sua utilização e valor de mercado penso que negociá-los não seria um crime de lesa-majestade.

sábado, 25 de maio de 2019

Que desta vez seja a sério

Nos últimos anos , por volta deste mês , Filipe Vieira e também Soares Oliveira prometeram-nos um Benfica competitivo na Europa . Mais uma vez o presidente vem prometer que os principais jogadores só sairão se as cláusulas rescisão forem batidas.

É um sonho antigo de todos os Benfiquistas regressar à Gloória internacional . Claro que há limitações decorrentes da exiguidade da nossa liga . Significa isso que só a aposta na formação poderá fazer de nós uma equipa competitiva na Europa.

Espero que desta vez seja a sério. Que não saia ninguém a não ser "de obriga".

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Bruno Lage e outras notas

Bruno Lage é , como costuma dizer-se, uma lufada de ar fresco no pestilento futebol português. Legitimo herdeiro de Eusébio no que ao fair-play diz respeito e um verdadeiro gentleman . O Benfica precisava de um treinador destes e o futebol português também. Os adversários não são inimigos e vencê-los não é matá-los .Veja-se a forma admirável como o nosso treinador se referiu ao Porto e designadamente ao seu jogador Herrera.

Da absurda convocatória de Fernando Santos fizeram parte os centrais Pepe e José Fonte, 36 e 35 anos respectivamente e ficou de fora Ferro. Será preciso fazer algum comentário ?

O melhor para nós e para o próprio João Félix é ele manter-se por cá pelo menos mais uma época. Arrisco dizer que uma eventual saída do jogador por valores astronómicos seria pior negócio para ele do que para nós.

Fala-se de um Benfica com dimensão desportiva europeia. Tal só será possível vendendo bem. Vender bem significa vender pouco .Vender apenas após boas prestações europeias . Isto significa que na próxima época todos os jogadores titulares esta época devem manter-se. O Benfica já fez e vai fazer negócios com jogadores emprestados e tal deverá bastar. O que precisamos é de reforçar a equipa , designadamente nas posições de avançado e eventualmente lateral direito. Talvez também mais um guarda-redes . E nada mais




quarta-feira, 22 de maio de 2019

Jogador do ano

Dezanove assistências e treze golos.

Esta foi a contabilidade de Pizzi na Liga 18/19.

Na minha opinião o prémio foi justo . O seu principal rival , Bruno Fernandes , jogou numa equipa que acabou em terceiro lugar no campeonato. Nada a ver , portanto.

Pizzi foi decisivo na nossa recuperação.
É um jogador maduro , muito inteligente e com muita qualidade técnica. Tem golo e como é evidente é igualmente muito forte no último passe.

É o tipo de jogador que quero que acabe a carreira no Benfica.


domingo, 19 de maio de 2019

És um dos maiores

Definitivamente no Olimpo, ao nível dos últimos craques que ocuparam o lado esquerdo do ataque do Benfica. Os que eram mesmo craques.

Dizia-se que falhava na finalização e no último passe. Era um jogador secundário e um investimento falhado até à chegada de Bruno Lage. 

Todavia acabou a temporada com 17 golos marcados , terceiro melhor marcador do campeonato , alguns deles bem importantes. 

Não vou dizer que foi o jogador mais importante do campeonato .Mas nenhum outro foi mais importante do que ele.

Obrigado Rafa!

Ambicionar o impossível

Este já cá canta. Justíssima vitória de uma equipa que fez 49 pontos na segunda volta e 103 golos no campeonato. 
O grande obreiro desta vitória histórica foi Bruno Lage , um treinador que revolucionou o Benfica e aquilo que parecia ir ser um triste arrastar de uma equipa sem alma nem qualidade futebolística transformou-se numa equipa capaz de praticar um futebol irresistível do ponto de vista ofensivo.
Lage não receou apostar nos jovens e alterar o esquema tático da equipa.
João Félix e Rafa tornaram-se titulares e a resposta foi o que se viu. Pizzi à direita , Gabriel e depois Samaris no centro foram determinantes. Ainda no meio campo a quebra de Fejsa bem compensada pelo miúdo Florentino.Na defesa a entrada de Ferro , um central que sabe sair com a bola também não foi de somenos importância.  
Ambicionar ainda mais passa por resistir à tentação de vender já os melhores jogadores. 
Veremos o que acontece. 

sábado, 18 de maio de 2019

Tentar dormir

Chegou o dia "D". É para ir para cima deles sem piedade , marcar o mais rápido possível.
Não se exige uma exibição de gala mas deseja-se uma vitória categórica. Nós merecemos e eles também. O centésimo golo ( que loucura) está aí a chegar e o seu marcador ficará para sempre na história do Benfica.
Ainda antes de saber como tudo acabará há um ou dois destaques individuais que não posso deixar de fazer.
O treinador ficará para mais tarde , por agora tratarei apenas dos atletas. Começando de trás para a frente temos o central Ferro. Atrevo-me a dizer que este miúdo é o nosso melhor central. Forte no jogo aéreo  em ambas as áreas , concentrado , inteligente , tem na forma como sabe sair a jogar a sua melhor qualidade .É um central de equipa grande e um grande jogador. Avançando no terreno temos Florentino um miúdo com dezanove anos  que não engana . Vai ser o "6" do Benfica, espero , durante mais alguns anos. Já no ataque temos Rafa que passou de flop a jogador decisivo. Faltava-lhe a confiança , apenas isso , porque a velocidade de pernas e execução de nivel internacional já estavam lá. Com a confiança apareceram os golos e as assistências. No ataque nem vale a pena falar : o futebol português , nos próximos quinze anos , dependerá muito do que ele vier a ser.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

É para ficar connosco

Gaitán: «Mudança do Benfica para o Atlético Madrid foi um passo atrás»

Diz o Record que o Atlético de Madrid quer João Félix para o lugar de Griezmann acenando com 2,5 milhões anuais de salário.
Espero que nem o atleta nem os seus representantes e ainda menos Filipe Vieira estejam na disposição de fazer semelhante negócio.
O Benfica é um clube mítico que merece regressar aos melhores tempos mas tal só será possível mantendo o mais possível os melhores jogadores.
Claro que não conseguiremos manter este atleta para sempre mas a vendê-lo que seja para um gigante como nós.
E que seja depois de connosco vencer mais uns títulos e ( sonho impossível?)u um título europeu.




terça-feira, 14 de maio de 2019

Os cães ladram

A caravana passa. Enquanto os corruptos aziados choram a sua incompetência o Benfica renovou com Samaris , um jogador exemplar , um profissional de mão cheia e um atleta socialmente importante. Também é assim que se ganham campeonatos.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Um homem de coragem

Bruno Lage venha ou não a sagrar-se campeão já é para mim a grande
 revelação da época.
Os números falam por si de forma eloquente. A recuperação empreendida  face ao principal rival é igualmente clara.
Lage conjuga a competência e a coragem dos que sabem o que estão a fazer. Por isso lançou Ferro oriundo da equipa B , jogador de quem muitos de nós desconfiavamos e que acabou por se revelar uma aposta absolutamente certa. O mesmo se diga de Florentino e , apesar de lançado antes foi Lage quem deu asas a Félix.
Em boa hora se apostou neste homem.