sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Fazia-nos jeito

A chamada de Nolito à selecção espanhola vem lembrar o maior pecado de Jorge Jesus : a soberba.

A soberba , sinónimo de vaidade , arrogância ou orgulho levam Jorge Jesus a desprezar jogadores que antes dele possam ter tido algumas noções tácticas ou ter estado em contacto com algum treinador minimamente conceituado . Claro que neste raciocínio não entram jogadores que já eram estrelas como Aimar ou Saviola  .Mas os novos têm mais hipóteses se nunca tiverem estado associados a clubes grandes. JJ fazia questão de recordar que Nolito tinha vindo do Barcelona B e não do Barcelona.

Este defeito de JJ fez-nos perder Nolito , um excelente jogador mas que infelizmente para todos já tinha passado pelo Barcelona. Tenho pena . Até porque agora fazia-nos jeito.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Vénia a Jorge Jesus

Tenho criticado muitas vezes Jorge Jesus, designadamente a sua opção clara pelos jogadores estrangeiros ou não formados na escola Benfiquista.

Mas no caso de Talisca , que custou quatro milhões de euros, e que Jorge Jesus assume como descoberta e aposta pessoal, há que dar o mérito a quem o tem. 

O miúdo tem vinte anos e até pode nem ser um Tello ou um Adrian Lopez mas já marcou oito golos no campeonato e fez balançar , pela primeira vez na Champions, as redes à guarda de Subasic.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Esta foi dos adeptos

Perante um Mónaco a dominar , no início da segunda parte, e a criar oportunidades brilhantemente negadas por Júlio César ,foram os adeptos presentes no Estádio que empurraram a equipa para uma vitória muito importante.

Não entrámos mal mas um passe errado aqui , um toque infeliz ali e fomos perdendo o controle do jogo. O meio campo continua sem conseguir encontrar as melhores soluções e os desequilibradores não conseguem desequilibrar sendo que Gaitan também não ajudou a defender o que expôs as dificuldades de André Almeida . Apesar de tudo estou em crer que a presença de Jardel , irregular é certo, acabou por ser importante dada a lentidão de Lisandro. Esteve muito bem Luisão perante atacantes muito poderosos e pareceu-me que Derley foi  a opção correcta para o ataque.

Júlio César evitou por diversas vezes o golo adversário e mesmo aos trinta e cinco anos mostra bem o que é um guarda-redes de nível mundial .

Talisca ainda não é ainda um jogador de nível mundial mas que vai no caminho lá isso vai. Grande contratação.

Na Madeira espero o verdadeiro Sálvio, o verdadeiro Gaitan e o verdadeiro Enzo, que esta época tardam a aparecer.

Sobre Diamantino Miranda

Só isto me interessa :



E aquela época espantosa em que o seu imenso talento nos guiou à final da Liga dos Campeões em que infelizmente , por lesão , não pôde participar .

Enquanto jogador, e isso é o que importa, foi dos melhores de sempre. Comentários fugazes não me interessam nada.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O regresso da dupla mais segura

A expulsão de Lisandro no Mónaco significará o regresso de Jardel à titularidade. O brasileiro é uma espécie de "patinho feio" que , no entanto , se tem revelado à altura das dificuldades inerentes à posição de central num clube como o Benfica. Começou por ganhar a titularidade ao talentoso mas estulto Sidnei e, depois , com a chegada de Garay ,revelou-se um terceiro central competente e corajoso.

Muitos defendem que Jardel não poderá ser mais do que um terceiro central num clube como o Benfica.Não me parece . Indi ou Maicon não são melhores e os centrais do Sporting são todos inferiores a Jardel.

Concluindo : não me parece que Lisandro seja Garay e por isso, se Jardel não comprometer neste regresso, parece-me que a sua parceria com Luisão é a que nos dá mais garantias.

domingo, 2 de novembro de 2014

Os cinco

O próximo jogo , como todos os do Benfica afinal, é duma importância transcendente. Sem Eliseu , André Almeida assumirá o lado esquerdo da defesa o que deixará JJ sem outra solução que Samaris para ocupar a posição 6.

Sucede que até ao momento o grego , que custou dez milhões de euros , tem sido uma desilusão . Incapaz de acertar o posicionamento , fraco nas divididas e algo lento, Samaris, apenas aqui e ali ,muito esporadicamente, deixa adivinhar uma boa visão de jogo e capacidade de passe.

Depois do jogo com o Mónaco vamos à Madeira defrontar o Nacional , mais um jogo difícil . Está portanto na hora de Samaris nos fazer esquecer, não digo Matic mas pelo menos Fejsa.

Samaris , Enzo , Gaitan , Salvio e Talisca , os cinco do meio campo , são o motor do nosso futebol ,  diferentes mas interdependentes . passa por eles muito do nosso sucesso.





sábado, 1 de novembro de 2014

Resume-se numa frase

Como prefiro enfatizar apenas aquilo de que gostei resumo o jogo assim : um grande golo do Talisca.

Muito obrigado Anderson Talisca.


Imagem retirada do forum serbenfiquista.com - user G10