Aparentemente Rodrigo e André Gomes foram vendidos por 45 milhões de euros a um fundo de investimento. Particularmente não me agradam negócios com fundos mas relativamente à substância não posso deixar de dizer que foi um bom negócio tendo em conta a conjuntura internacional e , sobretudo , a permanência dos atletas no clube até ao final da época. Presumo que o facto de estarem vendidos em nada afecte o seu rendimento.Por outro lado ganhamos tempo para avaliar as alternativas internas ou recorrer ao mercado, se for caso disso.Se for assim é um negócio bem feito.
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
Especulações acerca de um craque
Diz o Diário de Notícias que Vieira e Salvador terão falado acerca da possibilidade de Rafa ingressar no Benfica caso Gaitan venha a sair do clube. Rafa é indiscutivelmente muito bom jogador mas deveria ter sido contratado há seis meses atrás .
Acéfalos ?
Os blogs Benfiquistas têm dado relevo à forma absurda como a comunicação social acompanha o quotidiano do Porto em comparação com o nosso. A saída de Lucho não parece afectar em nada o Porto , como já no final da época as saídas de Moutinho e James nada afectaram , ou a de Hulk no ano anterior.
Para os jornalistas portugueses se amanhã toda a equipa do Porto for vendida e eles passarem a jogar com os miúdos da B tratar-se-a dum golpe genial de Pinto da Costa . E mais importante , a equipa não ficará mais fraca. Como genial e próprio da famosa estrutura portista deverá ter sido deixar chegar Fernando a seis meses do fim do contrato sem renovação.
Serão apenas acéfalos ? Ou será que André Gomes pesa mais no Benfica do que Fernando e Lucho no Porto?
Compreende-se , no entanto, que assim seja porque desta forma não têm que reflectir ou escrever nada sobre a circunstância do Porto ganhar sejam quais forem os seus jogadores.
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
Ainda não é tarde
Sidnei fez um excelente jogo esta noite , pelo Espanhol de Barcelona, contra o Real Madrid .Aos vinte e quatro anos ainda não é tarde para este jogador "ganhar caminho" e se transformar naquilo que prometia quando chegou a Portugal .
É difícil encontrar , mesmo no panorama internacional , muitos jogadores com as qualidades físicas e técnicas de Sidnei . Com Luisão , já este ano ou só no próximo , a caminho de um qualquer país do ouro negro e Garay com vontade de mudar de ares é importante avaliar os centrais sob contrato . Na minha opinião Sidnei é o melhor de todos.
É difícil encontrar , mesmo no panorama internacional , muitos jogadores com as qualidades físicas e técnicas de Sidnei . Com Luisão , já este ano ou só no próximo , a caminho de um qualquer país do ouro negro e Garay com vontade de mudar de ares é importante avaliar os centrais sob contrato . Na minha opinião Sidnei é o melhor de todos.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
A melhor solução
Dizem os jornais que Rúben Amorim , que hoje festeja vinte e nove anos, vai lutar pelo lugar de Matic. É evidente que Amorim não tem nada a ver com Matic mas , por outro lado , o que se procura não é um jogador igual mas um jogador que garanta que a equipa mantém o mesmo rendimento. Experiente , inteligente e bom jogador, Rúben Amorim é a melhor solução para a posição seis , especialmente se Gomes sair.
Apenas uma especulação
Por enquanto é apenas uma especulação . Apesar do presidente nos ter habituado à mentira como estratégia não quero acreditar que , independentemente do valor de que se fala , o Benfica "venda" um jogador jovem e promissor a um empresário. Se o fizer é mais um sinal de que estamos totalmente reféns de empresários e duma dívida galopante e , aparentemente , descontrolada.
domingo, 26 de janeiro de 2014
Ainda bem que travou
Jesus travou saída de João Cancelo e André Gomes
JORGE MENDES ESTEVE NA LUZ COM OFERTAS
Sábado, 25 janeiro de 2014 | 03:02
Autor: MIGUEL BELO E VANDA CIPRIANO
Fotos: PAULO CALADO
|
sábado, 25 de janeiro de 2014
Água na boca
A primeira conclusão que podemos tirar do jogo desta tarde é que as segundas linhas estão preparadas para entrar a qualquer momento.
Mas mais do que isso este desafio mostrou que três dos onze que entraram de início são fortes candidatos a um lugar no onze mais forte do Benfica. Rúben Amorim encheu o campo e dominou totalmente o jogo ; Ivan Cavaleiro tem que ser titular , doa a quem doer , saia quem tiver de sair ( na minha opinião deveria ser Lima) ; André Gomes até pode nem ter lugar no onze inicial mas , seguramente , merece mais do que entrar no último minuto.
Gostei dos sérvios . Djuricic é um craque mas está claramente ansioso. Sulejmani marcou um golo de raça .
Bernardo Silva , Hélder Costa e João Cancelo entraram bem. Se ao contrário do que afirmou Jorge Jesus não tivesse em conta a idade dos jogadores Bernardo Silva não poderia deixar de ter um papel importante no Benfica actual.
Jogar é dentro do campo
Falo neste jogador porque acho que está a desperdiçar um enorme talento para jogar à bola dentro do campo preocupando-se com questões fora fora dele. Nelson Oliveira perdeu a titularidade no Rennes . É urgente que se concentre apenas em jogar à bola ; em provar que tinha valor para jogar no Benfica , que tem valor para regressar. E é urgente que deixe de dar entrevistas semana sim semana não.
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
Ele já nem se esforça muito
A conversa da aposta na formação , a foto oficial e a ideia de que foi a circunstância da final da Champions se disputar na Luz que levou a uma momentânea menor aposta na formação são claramente destinadas a aplacar a ira e a desilusão dos Benfiquistas perante a previsível e prometida sangria no plantel. Filipe Vieira já nem se dá ao trabalho de ser criativo . Mas continua a ser um demagogo!
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
Truísmos
Se um jogador passou quinze anos num clube , foi seu capitão e um dos laterais direitos mais competentes da sua história não pode deixar de ser apoiado se estiver a passar por maus momentos.E a verdade é que estes são os homens que alimentam a mística ( de que tanto se fala) e a sua presença junto da equipa , designadamente nos escalões de formação não prejudicará ninguém.
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
Emprestar ou não emprestar
O plantel do Benfica tem demasiados jogadores para determinadas posições . E tem jogadores que pela idade e pelo potencial precisam de jogar . Djuricic é um desses jogadores . Jovem e talentoso o internacional sérvio sente-se naturalmente defraudado com a circunstância de só muito esporadicamente ser opção para Jesus. O empréstimo de Djuricic não choca. Mas como em primeiro lugar têm que ser colocados os interesses do Benfica o empréstimo só faz sentido se o jogador puder evoluir nesse período . Não me parece que tal possa acontecer no campeonato escocês . Emprestar sim , mas com critério.
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Os outros
Nemanja saiu e Uros também já se foi . Quando o Lazar sair o Filip é capaz de também não ficar . Ainda não percebi o sentido destas contratações.Não parece que Matic tenha mostrado especial gratidão pela contratação do seu irmão assim como também não me parece que entre tantos sérvios Markovic necessite do irmão como baby-sitter. Não sei se este apoio à família é habitual nos grandes clubes... Na minha opinião faria mais sentido deslocar recursos para o apoio aos jogadores emprestados , especialmente se forem promissores.
A equipa B do Benfica não se limita à grande promessa Bernardo Silva ou a Cancelo . Hoje gostava de destacar três jogadores de quem se fala menos mas que nem por isso deixam de ser muitíssimo promissores : Bruno Varela , João Teixeira e Hélder Costa .
Golo de João Teixeira ao Portimonense
A mudança de relvado em tempo de chuva e com tantos jogos logo a seguir foi um erro de principiante com custos elevados . Em que consistirá o tal tratamento de choque ?
domingo, 19 de janeiro de 2014
Não acredito que queira sair
Rodrigo está de volta . Arrisco-me a dizer que vai fazer uma época de grande nível ( se Jorge Jesus deixar , está claro ) . Parece mais ou menos claro que Rodrigo e Markovic podem fazer uma dupla demolidora no ataque do Benfica .
O jogo de hoje , o primeiro após a saída de Matic, mostrou um Enzo ( para mim o melhor jogador do Benfica na época passada) em grande a defender e a atacar e um Fejsa muito bem no trabalho defensivo mas , fiel às suas características, a arriscar pouco no ataque ( tenho pena que não se aposte em André Gomes ). Mas mostrou também uma solidez defensiva que não se via no início do campeonato : muito bem a dupla Luisão-Garay e muito bem também Maxi Pereira , que parece regressado aos melhores tempos , e Siqueira. Muito bem Oblak .Lima foi uma nulidade absoluta .
Homem do jogo : Rodrigo , a jogar assim não acredito que queira sair porque ainda pode crescer muito aqui.
sábado, 18 de janeiro de 2014
Razões de queixa
Como estava de frente para o lance não viu a a mão de Mangala e por isso não lhe mostrou amarelo ( era o segundo ) nem marcou penalty. Tem razão Pinto da Costa , este lance foi vergonhoso
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
Agora que parece que Ola John vai ser emprestado
Ola John custou ao Benfica nove milhões de euros e o menos que se pode dizer é que foi uma contratação falhada . Culpa do próprio ou do treinador, incapaz de o potenciar e adaptar ao clube e ao futebol português o futuro o dirá . Para já fica a esperança de que Jorge Jesus aposte um pouco mais em Cavaleiro , capaz de coisas como esta :
Citando Florbela Espanca
O problema não está naquilo que Jorge Jesus diz ou deixa de dizer sobre a formação. O que importa são os factos. Jorge Jesus não acredita e por isso não aposta nos jogadores da formação. E quem perde com isso é o Benfica
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
Boas vibrações
Muito bem , hoje , Rúben Amorim . É capaz de ser ele o tal Manel de que fala JJ . Boas vibrações. Muito bom golo do Ivan Cavaleiro , merece mais oportunidades ao contrário de Ola John que precisa urgentemente de mudar de ares.
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
Erros que se repetem
Vender em Janeiro é má política . Vender três jogadores titulares é suicídio. Estes são os erros que Vieira não devia repetir.
Caso seja verdade que Rodrigo e Garay vão também sair espero que , pelo menos , haja a certeza absoluta que Cardozo estará em condições para o resto da época .
Já Garay não tem no plantel qualquer jogador que o possa substituir e como Lisandro Lopez está em Espanha a inclusão de Neto no negócio não me parece má.
A saída de Matic é trágica , sobretudo de Jorge Jesus se limitar a substitui-lo por um jogador banal como Fejsa.
Uma liga demasiado fraca
O nosso grande problema é jogarmos o campeonato português. Ficou claro que Matic forçou a saída não só porque vai ganhar mais dinheiro mas também porque vai jogar numa liga que lhe trará muito mais prestigio . A verdade é que clubes como o Benfica são demasiado grandes para as exíguas fronteiras do nosso país.
E o mais triste é que não se vê um esforço para melhorar a liga . Pelo contrário , a ideia dos dirigentes parece ser deteriorar cada vez mais a a qualidade competitiva do nosso campeonato, designadamente atrvés de alargamentos absurdos .
Com cuidado e salvaguardando os interesses das equipas portuguesas uma liga ibérica era o melhor que podia acontecer aos nossos maiores clubes.
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
O sucessor
Neste momento parece estar mais ou menos claro que Matic vai sair do Benfica, por um valor entre os vinte cinco e os trinta milhões de euros . Tendo em conta a conjuntura actual do clube e do mercado não posso deixar de dizer que é bem vendido. O desafio que se coloca é o de saber quem o poderá substituir . A escolha óbvia é Fejsa . Mas Matic mudou o paradigma do jogador "6" no Benfica . Mais do que um "carregador de piano" ou um destruidor Matic é um jogador de classe com muita qualidade técnica . Nesse sentido o seu sucessor , na minha opinião , deveria ser André Gomes.
domingo, 12 de janeiro de 2014
E se todos os jogos fossem assim
Às vezes é preciso que desapareça alguém que nos é muito querido para nos reconciliarmos. Com os outros ou até connosco.Hoje estiveram sessenta e dois mil espectadores na Luz. Prontos para tudo , ganhar, perder , festejar , sofrer , sobretudo para honrar o maior símbolo do clube e o melhor jogador da nossa história.
E que melhor homenagem podia ter Eusébio do que aquele fantástico primeiro golo de Rodrigo a passe do supersónico Markovic
Este Porto pode não ser tão forte como o da temporada passada mas é difícil defrontar uma equipa que joga com vontade de ganhar . E os jogadores do Benfica , empurrados pelo nome que traziam nas costas , quiseram ganhar . O Porto não teve qualquer oportunidade de golo o que revela uma exibição defensivamente muito segura e competente . Desta vez nunca senti que a vitória pudesse ser posta em causa - é dificil jogar contra onze Eusébios.
sábado, 11 de janeiro de 2014
A escolha certa
Dizem os jornais que nem Artur nem Oblak sabem ainda quem será o titular amanhã . Espero que não seja verdade . Retirar a titularidade ao esloveno seria uma decisão incompreensível . Artur nunca se mostrou particularmente bem contra o Porto e Oblak tem estado bem. Espero que a decisão esteja tomada e que já seja do conhecimento de ambos os jogadores.
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Uma oportunidade
Domingo não pode haver medos .Estes jogadores e este treinador têm que perceber que já nada têm a perder. Todo o seu crédito acabou na triste final da Taça conta o Guimarães. Este jogo é uma oportunidade , uma imensa oportunidade para , num estádio repleto , mostrarem, definitivamente, que estão à altura da camisola que vestem e dos heróis do passado , designadamente do maior de todos eles .
quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
Casos de polícia
Sorteios viciados deverão ser obrigatoriamente alvo de investigação policial ou se calhar nem vale a pena . Uma coisa é certa , está tudo na mesma.
Reconhecimento
Apesar de me parecer que o prazo de validade de Luís Filipe Vieira como presidente do Benfica está mais ou menos expirado não posso deixar de reconhecer que o actual presidente do Benfica tratou sempre muito bem Eusébio . Fê-lo até ao fim e já anunciou que o continuará a fazer relativamente à família. É uma atitude à Benfica . As suas intenções não me interessam , interessam-me os actos.
terça-feira, 7 de janeiro de 2014
Panteão é onde ele estiver
Eusébio foi uma personalidade universal e simbolizou todas as virtudes . Nasceu genial mas trabalhou para ser ainda melhor . Nasceu humilde e apesar de ser muito melhor do que todos os outros nunca se deixou deslumbrar e sempre os tratou com respeito. Eusébio foi um paradigma de humanidade que se elevou acima dos homens tornando-se divino . Nesse sentido já está no panteão pois é esse o local dos deuses .
domingo, 5 de janeiro de 2014
Tristeza e agradecimento profundos
Porque o blog é um espaço pessoal quero apenas dizer que Eusébio foi o meu primeiro ídolo e por isso no dia da sua morte só posso sentir-me imensamente triste apesar de saber que um jogador e uma pessoa como Eusébio são imortais. Para mim é momento de reflexão e recolhimento .
Foi bem melhor
Hoje estivemos bem melhor . Entrada forte e inspirada. Muito boas exibições de Rodrigo ,Gaitan , Siqueira , Markovic e Matic . Estamos nos quartos de final e agora é esgotar o estádio no próximo dia 12.
sexta-feira, 3 de janeiro de 2014
Com amigos como estes ...
Vinte e quatro horas depois do presidente do Benfica ter dado uma entrevista ao jornal "A Bola ", que passa por ser um órgão de comunicação social próximo de si, eis que a mesma publicação publica no dia seguinte uma entrevista dum jogador , Nelson Oliveira , a desmentir , uma vez mais , essa aposta e acompanhamento. E quem representa o jogador ? Quem o controla e lhe gere a carreira ? O amigo do senhor presidente : Jorge Mendes. Mais uma vez se percebe que Vieira escolhe mal as companhias e não tem qualquer capacidade para "interferir" com a linha editorial ou a agenda de qualquer publicação.
As recorrentes entrevistas dum miúdo que até agora se limitou a fazer um bom mundial sub-20 e a marcar sete golos no campeonato francês são, em si mesmo, um acto de quem se vê como muito melhor do que aquilo que realmente é e por isso dificilmente chegará a ser o jogador que poderia ser se fosse mais humilde e trabalhador.
Mas isso não invalida que , na substância , as coisas que diz façam sentido e sejam graves. É evidente que um jogador que passa por ser um dos "diamantes da formação" não pode passar uma época inteira emprestado sem qualquer acompanhamento por parte do clube .
É evidente que apesar de existir um bom trabalho nos escalões de formação não há qualquer aposta nos jovens no nosso clube . Há uma coisa que alguns ainda não perceberam : - só voltaremos a ganhar com regularidade quando recuperarmos a identidade e isso só sucederá quando os jogadores oriundos da formação ou conhecedores do Benfica tiverem peso no balneário.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
Quem sairá ?
Foi muito claro Filipe Vieira - em Janeiro sairá alguém, desde que existam propostas.As questões que coloco são as seguinte :
- se sair Garay , poderá Lisandro regressar ? Ou voltaremos a apostar na dupla Luisão-Jardel ?
- se sair Matic quem o substituirá? Fejsa , um jogador mediano ? André Gomes que na minha opinião seria a melhor solução mas que nunca jogou naquela posição e parece estar a ser preparado para um empréstimo ?
Uma coisa é certa - não ficaremos mais fortes a partir de Janeiro ( se existirem propostas )
Claro que o grupo era acessível
Uma das coisas que me chateia em Vieira é a sua absoluta incapacidade para reconhecer os erros e , consequentemente, o seu afã em desculpabilizar as más opções que levaram a equipa a ser eliminada precocemente na Champions . Reconhecer os erros é a única forma de melhorar . É por isso que , ao contrário do que diz o presidente , Jorge Jesus pouco ou nada melhorou desde que está no Benfica , e ele também não.
Falta coração
"Quando se lidera um clube como o Benfica há muitas vezes a tentação de gerir com o coração , e isso é o pior que podemos fazer " . As palavras são de Filipe Vieira em entrevista ao jornal "A Bola" a propósito da renovação com Jorge Jesus. Para defender a renovação argumenta com a nossa posição no ranking. Mas enquanto nós subimos no ranking o Porto ganhou três campeonatos e uma Liga Europa. Falta coração mas acima de tudo falta coragem e , aparentemente , falta perceber o que é realmente importante.
quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
O campeonato é o mais importante em 2014
Vencer uma prova importante é obrigatório . Não ganhar o campeonato será sempre sinónimo de fracasso . Tanto a Taça de Portugal como a Taça da Liga seriam pobres compensações e a Liga Europa não deverá passar duma miragem . Por isso em 2014 o mais importante é a vitória no campeonato. Tudo o resto é acessório.
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)