sexta-feira, 18 de abril de 2014

Estrutura e identidade

A identidade nunca chega a perder-se definitivamente . Isto a propósito da ideia expressa por Benfiquistas e outros de que a vitória sobre o Porto significaria um passo na recuperação da nossa identidade. 

Quando eu era miúdo vencer o Porto por três ou quatro não era nada que nos deixasse nas nuvens. O Porto era uma espécie de Belenenses ou de Setúbal , um rival forte mas inferior ao Sporting. Só com a captura dos órgãos de arbitragem e decisão pela Associação do Porto é que as coisas mudaram . E mudaram da maneira que as coisas mudam quando são condicionadas por comportamentos ilegais que acabam impunes. Antes de falarmos de identidade devemos falar de legalidade.

O plantel do Benfica é muito melhor que  dos restantes clubes portugueses. Estranho se tivermos em conta que , no dizer de certos jornalistas , continuamos a ser um clube sem estrutura . Segundo Rui Santos ou Ribeiro Cristóvão a nossa estrutura é Jorge Jesus . Pois é. Deve ter sido Jesus quem foi desenvolvendo o extraordinário trabalho nas camadas jovens . Deve ter sido ele a segurar Gaitan , Garay , Enzo , Salvio , Cardozo ou Rodrigo enquanto a fantástica estrutura do Porto desbaratou em três anos uma equipa inteira. Trata-se apenas de saber o que se entende por estrutura. Se estivermos a falar duma associação criminosa que visa corromper árbitros então o Porto tem uma estrutura.

Trata-se não duma recuperação de identidade mas dum início de limpeza que o Benfica protagoniza . Duma espécie de 25 de Abril, mas no futebol.


2 comentários :

  1. Desculpe, mas o que acabou de escrever é .... meia-verdade! É muito mais fácil ir para o campo "sabendo" que se vai ser "amparado" do que saber (sem aspas) que vai ser prejudicado. E depois, um entre-posto de jogadores, quase nenhum português e alterações constantes na equipa, sem ficarem alguns "mais velhos" a transmitir a mística .... criou o que hoje, felizmente, começamos a ver o seu fim! Benfica, clube de futuro. FC Manobras .... tchau!

    ResponderEliminar
  2. Excelente post caro JV! Em meia dúzia de linhas, demonstrando uma capacidade de síntese extraordinária, disseste TUDO! Fantástico! Dou-te os meus sinceros parabéns!
    PS - Boa adenda do Seismilhoesum.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar