domingo, 16 de novembro de 2014

A importância dos Maxis

Em comentários trocados com o companheiro PP do excelente blog http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/ pareceu-me que não atribuímos a mesma importância a jogadores "tipo Maxi".

Maxi Pereira é um jogador extraordinário com quase cem jogos feitos pela selecção do Uruguai ao serviço da qual venceu a Copa América.Connosco venceu dois campeonatos , cinco Taças da Liga e uma Taça de Portugal. Apesar de não ter grande imprensa é um excelente jogador que conjuga a garra uruguaia e uma excelente capacidade técnica. 

Mas para além das qualidades técnicas e físicas enquanto atleta há as qualidades da pessoa e do embaixador do Benfica por onde tem passado , designadamente ao serviço da selecção . 

De Maxi diz-se que "é um jogador à Benfica" . Concordo . E além disso é um jogador que está há muitos anos no Benfica sendo um elemento que se identifica com o clube e com quem nos identificamos.  

Quando defendo a integração progressiva dos jogadores das escolas na equipa faço-o por entender que estaremos sempre mais perto do sucesso se tivermos jogadores totalmente identificados com o clube. Mas também estaremos sempre mais perto do sucesso se mantivermos durante muito tempo , idealmente até ao final das carreiras , o maior número possível de atletas . Só estes poderão integrar os novos , portugueses ou estrangeiros , explicar-lhes o que é o Benfica e a sua exigência. Por isso jogadores como Luisão , Maxi , Amorim , Gaitan e até Salvio valem mais do que aquilo que dão no relvado.

3 comentários :

  1. Glorioso JV, creio que jamais estive tanto de acordo contigo, como neste excelente post, eivado de Benfiquismo à prova de bala!
    Dou-te os parabéns! Fizeste sentir-me feliz ao ler o teu post Glorioso!
    O Maxi faz-me lembrar o Nosso Bi-Campeão Europeu, Ângelo Martins, pela sua garra e Benfiquismo, mesmo sendo o Maxi oriundo do Uruguai, mas Benfiquista de nascença!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Amigos,

    Que fique claro a minha posição para com o Maxi:

    - Concordo em absoluto com o que escreveste neste teu artigo JV!

    - Contudo, se realmente houver uma proposta do Liverpool (como se fala) e que o Benfica não consiga ombrear por causa das leis do mercado, temos deixar o Maxi seguir e decidir por si.

    - Do ponto de vista técnico/táctico/físico, o Benfica tem jogadores capazes de o substituir.

    - Quanto ao ponto de vista humano... no curto espaço de tempo, ficaríamos um pouco coxos, mas estou certo que outros líderes se levantariam dentro do próprio plantel.

    - Sinceramente, eu penso que o Maxi nas últimas duas temporadas ensinou e muito o que é "ser Benfica" a pelo menos dois jogadores na sua posição: o Sílvio (que já sabia o que era ser, por ter vindo da formação) e, principalmente o jovem André Almeida. Tinha esperanças que ele seria o professor do Cancelo... e que bem este poderia aprender com ele...

    - Por fim, mesmo que haja uma proposta do Liverpool, espero bem que a nossa direcção apresente sempre uma contra-proposta com as melhores condições possíveis que podem apresentar. O resto que seja o jogador a decidir, pois merece que tenhamos essa postura neste negócio.

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pasquins á míngua de jogos têm andado ocupados a colocar metade da equipa do Benfica no estrangeiro. São notícias todos os dias plantadas pelos jornais estrangeiros para onde jornalistas dos pasquins e empresários dos jogadores telefonam para os seus contatos dando-lhes os palpites.

      Saindo a notícia no jornal estrangeiro os pasquins portugueses dão a notícia com sendo a fonte estrangeira. Mas foram os portugueses que primeiro telefonaram a dar-lhes o lamiré! Um ciclo vicioso de informações falsas!
      Um dia é um, no outro dia é outro e por aí fora!
      O Maxi não vai para o Liverpool nem para lado nenhum. Vai continuar na Luz!

      Eliminar