sábado, 31 de janeiro de 2015

Muitos protagonistas

Maxi com um golo e meio foi o melhor em campo.Mas o jogo de hoje teve mais protagonistas.

Desde logo, e em primeiro lugar, Samaris. Incrível a evolução deste jogador , mais um trabalho extraordinário de Jorge Jesus. Hoje recuperou inúmeras bolas , está mais rápido, agressivo e, sobretudo, lê cada vez melhor o jogo.E a atacar parece ter perdido definitivamente a timidez que nos impedia de ver " o Xavi grego",como era conhecido.Exageros à parte , até porque hoje jogou contra o Boavista, se continuar a evoluir assim ainda nos vai dar muitas alegrias. 

Também Lima a desgastar as defesas contrárias ,a abrir espaços , a assistir e ,hoje, também a marcar um golo. 

Também Jonas que continua a espalhar técnica , classe e inteligência. Magnifica contratação.

E ainda Ola John que parece estar a um passo de se tornar num jogador de nível internacional . Precisa de continuidade e de acreditar.

Também Júlio César com uma defesa monumental , daquelas que estabelece a diferença entre os apenas bons e os grandes guarda-redes.

Ninguém esteve mal e parece-me que a troca de Talisca por Pizzi deu frutos. Veremos se é para manter. Salvio pecou na concretização mas fez um jogo globalmente positivo

O melhor português

Claro que foi o melhor . No Benfica e na selecção . Bento foi um daqueles jogadores que faziam os miúdos querer ser Benfiquistas . Para quem nunca o viu jogar tenho apenas a dizer que nunca vi um jogador com a sua coragem . Ele punha a cabeça onde poucos teriam coragem para pôr as chuteiras. A mim pessoalmente proporcionou-me algumas das maiores alegrias e uma ou outra grande tristeza no velho Estádio da Luz. Saudades desses tempos.



sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O Benfica merece

Claro que o mais importante é o Benfica ganhar sempre. E , respeitando as funções de cada um , será sempre o presidente do clube conjuntamente com o treinador, ou por indicação deste, quem deverá definir quem pode ou não fazer parte do plantel.

Todavia , fico triste com a saída de todos os bons jogadores formados em casa sem terem tido oportunidade de jogar na primeira equipa.

É evidente que à primeira vista Bernardo Silva foi bem vendido. Quinze milhões por quem apenas em França fez meia dúzia de jogos na primeira divisão é um grande negócio. Veremos se no futuro não iremos relativizar esse bom negócio, como já se começa a fazer com André Gomes. A ideia de que Bernardo Silva por ser pequeno e franzino não conseguiria impor-se no futebol português é absurda . Ele começou a destacar-se, no Mónaco, num jogo contra o Leverkusen , uma equipa fisicamente muito forte, num jogo para a Champions e é neste momento titular num clube que disputa um campeonato fisicamente muito mais exigente que o português.

A ideia de que Cancelo não sabe defender e por isso nunca terá lugar no Benfica é outra anormalidade. O jogador tem vinte anos . Mais uma vez o futuro dirá . 

O que está feito já não se pode alterar mas jogadores como João Teixeira e Gonçalo Guedes , por exemplo, têm que estar na equipa principal e jogar . O Benfica merece !


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Final da novela

Difícil desde o princípio, parece estar finalmente fechada a contratação de Jonathan Rodríguez. Ela parece inserir-se na política de prospecção de jovens valores emergentes já publicamente declarada pelo próprio presidente . Rodríguez parece ser um bom jogador . Rápido , forte e bom finalizador é também já internacional A. Dito isto não me parece menos verdade dizer que acabámos de emprestar um jogador que o supera em todos os aspectos. Parece-me também que seria mais indicado contratar um ponta-de-lança com outro tipo de perfil e surpreende-me até que Jorge Jesus que tanto valoriza a estatura dos jogadores não procure um gigante para atacar por exemplo defesas tão fechadas como a de ontem. Claro que o chuveirinho não é solução mas às vezes pode dar jeito mais uma alternativa.

Mais emoção

Depois duma exibição como a de ontem pouco há a dizer . O campeonato é uma competição longa e é difícil ganhar todos os jogos . Por outro lado não sei se uma vitória não criaria na equipa um clima de já somos campeões que acabaria por nos sair caro.

Ninguém esteve bem mas Eliseu e Lima pelas consequências dos seus erros estiveram pior que os restantes. O Paços acantonado lá atrás mas sempre perigoso no contra-ataque fez o que se esperaria que fizesse.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Antes do prato principal

A equipa B venceu no Domingo o Trofense na Trofa fazendo uma exibição muito conseguida. Depois da saída de alguns jogadores importantes chegou a vez de Victor Andrade , Dawidowicz , Nuno Santos ou Renato Sanchez mostrarem o que valem sob a batuta dum atleta que já está num patamar superior chamado João Teixeira.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Veremos agora para onde vai

O fim da carreira de Pedro Proença é uma excelente notícia . Este homem foi um dos piores árbitros dos últimos anos . Mas mesmo fora de campo este tipo continuará a ser um perigo.Veremos agora para onde vai.

Mr. Jonas a espalhar classe

Jonas é um caso à parte , um verdadeiro achado. Ontem mais uma jogatana de grande qualidade e um golo.



Imagem retirada o site serbenfiquista - user diaboli

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Mais pobres

A notícia de que Bernardo Silva foi vendido, por quinze milhões  de euros, ao contrário do que parece empobrece o Benfica. É um negócio absurdo e uma má decisão de Filipe Vieira e à qual Jorge Jesus também não é estranho.

Sou do Corunha

Mais um jovem das nossas escolas rumou à Galiza . Hélder Costa mesmo não tendo a aura de Bernardo Silva , Cancelo ou Gustavo Guedes não deixa de ser um excelente jogador. Na época passada fez oito golos e esta época já ia em sete. Velocidade , boa técnica e capacidade de finalização são as suas principais características.

Aos vinte e um anos e tendo ultrapassado com sucesso o primeiro estádio do profissionalismo fazia sentido o atleta ter um novo desafio. Neste caso o clube escolhido foi o Corunha, da liga espanhola . Mesmo tendo em conta a concorrência concordo com a escolha. Terá mais possibilidades de evoluir se jogar com melhores jogadores e tanto no clube como na liga encontrará seguramente melhores jogadores e desafios mais aliciantes do que se tivesse ficado por cá num clube de segunda linha. Junta-se a Fariña , Sidnei e Ivan Cavaleiro. Em Espanha sou do Corunha.

domingo, 18 de janeiro de 2015

A vitória da inteligência

O Benfica esteve magistral esta tarde nos Barreiros . E para isso contribuiriam todos os jogadores . Mas houve um "primus inter pares" , um homem que merecia uma câmara a acompanhar todos os seus movimentos durante o jogo.É um deleite ver a bola nos seus pés. Dá vontade de gritar a todo o momento : Passa ao Jonas.Técnica , inteligência e conhecimento do ofício são as características do brasileiro que mesmo sem marcar fez um jogo extraordinário. Grande contratação !
Mas não esteve sozinho . 
Desde logo porque foi acompanhado por Ola John que se perder a timidez poderá tornar-se um caso sério. Fantástico o passe para o primeiro de Salvio e a conclusão a passe de Talisca.
E por Salvio . Dois golos. O primeiro então a ganhar a frente ao gigante, a receber uma bola longa sem nunca se perder e a finalizar daquela maneira são de craque .A dupla que faz com Maxi , outro dos destaques, é incrível. Muito bem Lima a abrir espaços e a marcar mais um golo. Muito bem Talisca, na segunda parte, a mostrar que é capaz de se controlar e de controlar os acontecimentos depois de quarenta e cinco minutos desastrosos. Muito bem Samaris , sempre a crescer . Temos jogador . Muito bem Eliseu a combinar com Ola John. 
Fantástico Jardel a fazer Maazou parecer um miúdo pequeno e mimado. Com Luisão ao lado torna-se muito melhor e se tivesse um bocadinho mais de capacidade para sair a jogar... Luisão a comandar  e Júlio César a dar confiança e acabámos mais um jogo sem sofrer golos.

Muito bem Jorge Jesus a devolver o "bloqueio"ao treinador do Marítimo. De facto ficaram bloqueados mas foi com o bom futebol do Benfica. Deviam ter sido obrigados a pagar bilhete

Hat-trick à moda antiga

A arbitragem de Soares Dias , ontem , em Penafiel foi vergonhosa . Podemos dizer que a equipa de arbitragem fez um hat-trick .O Porto marcou não um nem dois mas três golos ilegais. Todos os golos foram ilegais. Será que depois do dourado vamos ter o apito platina.

Logo mais à tarde já teremos a confirmação. Mas para já os indícios são os piores.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Talento puro

Bernardo Silva marcou hoje o seu segundo golo no campeonato francês. É titular numa equipa forte que inclusivamente nos atirou para fora da Champions. Espero que comece a jogar um pouco menos sob pena de vermos accionadas as famosas clausulas que existem no seu contrato. Mas infelizmente parece-me que tal não acontecerá. 

Que pena não ter cabeça

A notícia de que Sidnei foi eleito para a equipa da semana na última jornada do campeonato espanhol não é surpreendente. Tecnicamente muito bom , fisicamente muito forte e rápido, Sidnei, podia actualmente ser titular da selecção brasileira e ter a conta bancária bem mais recheada. Infelizmente a sua conduta é tudo menos profissional. Diz-se que chegou a aparecer no Benfica dez quilos acima do peso ideal. É uma pena . Para ele e para nós.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Partidas e chegadas

O empréstimo de Fábio Cardoso ,vinte anos, ao Paços de Ferreira é uma excelente notícia. Em primeiro lugar porque pressupõe a evolução do jogador, já apto para jogar na primeira liga ; em segunda lugar porque abrirá caminho a jogadores mais novos que, como ele, precisam de fazer o tirocínio no futebol adulto.

Mukhtar , dezanove anos, chegou hoje e assinou até dois mil e vinte. Apesar de ser um defensor do aproveitamento dos jovens formados na nossa escola não critico esta contratação. O que ele vale ou não veremos com o tempo.Para já é uma promessa do futebol alemão e um campeão europeu sub-19.

Opções válidas

As palavras de Raphael Guzzo acerca da contratação de Mukhtar causaram alguma perplexidade mas elas são compreensíveis. Apesar de promissor, Guzzo sabe que nunca jogará no Benfica e por isso diz o que lhe vai na alma.

Ontem Gonçalo Guedes jogou quarenta e cinco minutos . Nem bem nem mal mas deixou pistas que levam a poder considerá-lo um craque em potência. Merece mais oportunidades.

Uma das coisas positivas do jogo de ontem à noite foi a excelente exibição de Pizzi que mostrou ser uma opção válida para o lugar deixado vago por Enzo.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Voltou a ser Bebé

Na sua estreia pelo Córdoba, Bebé foi considerado pelo jornal Marca o melhor jogador em campo . Do pouco que vi deu para perceber que estava confiante. Parecia outro. A camisola do Benfica pesa muito e as deficiências técnicas são mais evidentes quando se troca a bola com jogadores como Gaitan. A liga espanhola é muito superior à nossa apesar do Córdoba ser uma equipa fraca.Veremos o que faz nos próximos encontros.

Merecido

Cristiano Ronaldo é um exemplo para todos os jovens futebolistas . Oriundo dum pequeno país fez pela vida em Inglaterra aonde não deve ter sido fácil superar o favorito dos ingleses , Rooney . Vendido ao Real vergou todos os que desconfiavam dele e tornou-se no abono de família do clube tendo apenas ao seu nível um dos melhores jogadores da história do futebol , o genial Messi. Parabéns Ronaldo !

domingo, 11 de janeiro de 2015

Vulgarizados

Confesso que tinha um certo receio deste jogo . Afinal não havia razão para isso . Entrada muito forte com Gaitan , Ola John , Jonas e Lima em grande plano.

Regresso em grande de Eliseu que se superiorizou a um dos extremos mais complicados do campeonato português.

Talisca não é Enzo mas tem uma característica no seu futebol muito complicada para quem o defronta : o remate . Ontem não marcou mas atirou uma ao ferro.

Júlio César disputa com Jonas , na minha opinião , o título de melhor contratação da época. Ontem, no pouco que houve para fazer, esteve mais uma vez muito bem.

O grande Vitória saiu do Estádio da Luz completamente vulgarizado.


sábado, 10 de janeiro de 2015

Que seja feliz

Jonathan Rodriguez estará próximo de assinar pelo Benfica . É um jovem internacional uruguaio e os valores de que se fala, a rondar os três milhões de euros, não parecem exagerados. 

O jogador parece ser forte e tecnicamente bom mas não sei se o nosso ataque não estaria mais necessitado dum futebolista melhor no jogo aéreo.


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Arrumar a casa

Já é oficial .Tiago foi emprestado ao Córdoba. Compreende-se , Bebé não conseguiu mostrar qualidade suficiente para fazer parte do plantel do Benfica. Apesar da enorme velocidade e remate forte, falha na recepção e passe, capítulos em que está ao nível dos escalões secundários. Veremos como lhe corre em Espanha.

Com a saída de Tiago Bebé ficamos com Salvio ,Sulejmani, Ola John e Gaitan, para as faixas. Gostava que a pouco e pouco começasse a aparecer Gonçalo Guedes cujo empréstimo me parece pouco aconselhável no estádio actual da sua carreira. Pizzi, será na cabeça de JJ, um "8" .

Diz-se que Rui Fonte passará a ter mais tempo com a primeira equipa . Parece-me bem porque o jogador tem qualidade.Parece-me que aos vinte e quatro anos Fonte só poderá ser integrado na primeira equipa ou emprestado.Já nada faz na equipa B. Presumo que esta promoção implique o empréstimo de Jara


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Excelente empréstimo

Rúben Pinto ruma a Paços de Ferreira até final da época. Faz sentido .Aos vinte e dois anos já nada estava a fazer na equipa B. Foi um fantástico juvenil que as lesões não deixaram evoluir como se esperaria.Mas ainda está a tempo.

Entretanto a sua saída poderá ajudar a abrir caminho para Renato Sanches , um jogador mesmo muito promissor.

Outro que poderia seguir o mesmo caminho seria Hélder Costa que está já a um nível superior ao da segunda liga.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Saudade e Respeito

Há pessoas que não estamos preparados para perder . Geralmente são pessoas da nossa família mais próxima.Curiosamente Eusébio com quem terei falado três ou quatro vezes e que vi jogar ainda  eu era miúdo pré-adolescente era uma dessas pessoas que nunca estamos preparados para perder. 

Eusébio é um Deus do futebol  e é O Benfica. Sobre Eusébio não tenho nada a dizer , nada posso dizer pela simples razão de que ele tem uma dimensão sagrada e por isso só me resta venerá-lo por tudo aquilo que foi, dentro do campo e fora dele.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Sempre a abrir

Claro que não foi uma grande exibição do Benfica . Nem poderia ser tendo em conta as inúmeras lesões que vão afectando o plantel. De qualquer das formas vencemos por três a zero e somámos mais três pontos.

Este jogo foi especialmente produtivo para o jovem Cristante . Quem joga assim aos dezanove anos dificilmente deixará de vir a ser um futebolista de nível internacional.Claro que há arestas para limar mas para isso está lá Jorge Jesus que já demonstrou saber formar centro-campistas. Quem também esteve melhor apesar da patente falta de confiança foi Ola John que construiu o golo de Jonas juntamente com Maxi que como habitualmente esteve sempre a abrir no apoio ao ataque. Na frente destaque para o lance de Lima que deu o primeiro golo e para a arte de Jonas que juntamente com Gaitan vai deixando nos diferentes relvados por onde passa um futebol duma qualidade técnica única.Com menos qualidade mas com muita vontade Jardel marcou um golo e fez uma boa dupla com Lisandro que parece mais maduro e globalmente superior a César.

O próximo é com o Guimarães e o jogo para a taça com o Braga ainda me dá pesadelos. Temos que dar outra resposta porque o Vitória é uma equipa forte. Os regressos de Luisão e Eliseu serão importantes até porque Maxi não poderá jogar o que obrigará Almeida a mudar de faixa. Mas isso é para a semana!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Aposta certa

Hany Mukhtar é o tipo de jogador que interessa ao Benfica. Não discuto se temos ou não outros jogadores para a posição  . O que é relevante é a possibilidade de contratar um campeão europeu sub-19, oriundo da melhor escola contemporânea, ainda por cima a custo zero . Não será um salvador da pátria mas é uma aposta certa. 



quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Homem do ano

Dois mil e catorze foi desportivamente um excelente ano para o Benfica. Quem imaginaria que tal pudesse ocorrer quando em meados de dois mil e treze perdemos estrondosamente todas as provas em que estávamos envolvidos.

Nessa altura defendi a saída de Jorge Jesus. Presumi o plantel dividido e o timoneiro sem autoridade. Felizmente o presidente do Benfica pensou doutro modo e contra o que parecia ser evidente deu um voto de confiança ao treinador.

Por isso na minha opinião o homem do ano para mim, Benfiquista, são dois : Filipe Vieira pela decisão de manter JJ como técnico e o próprio Jorge Jesus  pelo fantástico trabalho que nos valeu uma Liga , uma Taça de Portugal , uma Taça da Liga e uma final da Liga Europa que infelizmente não conseguimos vencer, também por motivos externos.