quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Rui Vitória

Destaco nome do treinador também destacado em entrevista pós-jogo pelo gigante Júlio César . Excelente organização , inteligência e a coragem de pôr os miúdos a jogar . E que resposta eles deram.

De Júlio César a Jimenez todos estiveram bem mas destaco a exibição gigantesca do guarda-redes , o pulmão , a técnica e a confiança própria dum veterano do miúdo Nelson Semedo ;destaco ainda a qualidade e frieza dum jogador destinado a grandes conquistas chamado Gonçalo Guedes ; muito bem também Gaitan ; excelente exibição de André Almeida e também de Jardel .

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Para manter

Jogo de Champions em Madrid . Manter o último onze será o mais sensato e aquilo que Rui Vitória irá fazer . Com André Almeida haverá menos criatividade mas muito mais qualidade defensiva.De resto, Mitroglou, nada fez para perder a titularidade e Gonçalo Guedes não tem rival, neste momento , no Benfica

sábado, 26 de setembro de 2015

Ganhar em todos os campos

O jogo de hoje não foi brilhante . Mas mesmo assim ganhámos por três a zero . Parece-me que um meio campo constituído por Almeida e Samaris , apesar de proteger as subidas dos laterais , é forçosamente um meio campo pouco criativo.Todavia , em Madrid , é capaz de ser a melhor solução.

Jonas marcou mais dois , um deles é um grande golo e o outro é uma magnífica assistência de Gonçalo Guedes. Mas Jonas é muito mais do que isso  e para quem imaginava que só jogava bem com JJ a resposta está a ser estridente. 

De resto , Nelson Semedo esteve muito bem . Gaitan como habitualmente e Gonçalo Guedes começa a demonstrar que vale a pena esperar pelo seu crescimento

Geniais

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Hora de recuperar

Amanhã é absolutamente obrigatório vencer . Não nos enganemos : o Porto é o nosso principal adversário e acaba de perder dois pontos .

Rui Vitória voltou a convocar vinte atletas . Destaco a entrada de Lindelof em detrimento de Lisandro , aparentemente por opção técnica . Sem ter dados e apenas olhando de fora parece-me algo estranho. Regresso, também , de Victor Andrade , na minha opinião justa. 

Estou curioso para ver o onze inicial . Sobretudo no que diz respeito à posição"8". Talisca ou Pizzi ,uma vez que Cristante ou João Teixeira são cartas fora do baralho . Começa a demorar em demasia o aparecimento de Taarabt, seguramente  culpa do próprio mas igualmente responsável quem o contratou.


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Mais ambiçao sff

Espero que Rui Vitória perceba que independentemente de trinta minutos bons no Porto o resultado foi mau e a quebra da equipa na segunda parte pouco normal e resultado da incapacidade de ter a bola. 

Não foi o Benfica quem perdeu mais jogadores e por isso não faz sentido pensar que não é obrigatório ganhar o campeonato .

Sobre o jogo do Porto já muito foi dito . É um truísmo afirmar que este Porto é mais fraco do que o da época passada . Também nós estamos mais fracos apesar do potencial de crescimento de Guedes e Semedo e da qualidade de Mitroglou .

Falta ambição . Vitória disse , logo quando chegou, que sabe muito bem os terrenos que pisa .É altura de o provar.

domingo, 20 de setembro de 2015

Mudar o chip

Claro que não fomos massacrados e até podíamos ter marcado primeiro . Mas perdemos e já temos quatro pontos de atraso . E por isso mais do que um discurso auto-justificativo como o que faz Vitória se impõe o reconhecimento de que já perdemos os pontos que tínhamos a perder e de que a partir de agora temos mesmo que ganhar os desafios todos.

Agora é fácil falar mas Rui Vitória falhou ao deixar Fejsa na bancada . Por outro lado a equipa pareceu cair fisicamente a partir do meio da segunda parte o que não se compreende porque o adversário até teve menos um dia de descanso. 

Neste jogo nada foi bom nem positivo . Serviu , todavia , para dar mais tarimba aos miúdos Semedo e Guedes que estiveram à altura do desafio

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O puto é bom

Vejo alguns Benfiquistas um pouco desencantados com Gonçalo Guedes . É bom lembrar que estamos a falar dum jogador com dezoito anos . Claro que ainda não tem o rendimento dum Gaitan mas não deixa de ser um jogador com imenso potencial . Assim à partida acho-o parecido com James , ex-Porto , hoje no Real Madrid . Boa técnica , velocidade e remate são as principais características do jogador . Diria que é um atleta para render mais no centro ,como segundo avançado , do que como extremo direito, mas neste momento , tendo em conta a composição do plantel  ,percebo a opção de Rui Vitória

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Momentos inesquecíveis

Não sei se Gaitan vai sair em Janeiro , no final da época ou se vai ficar por cá , o que sei é que jogadas como as que fez hoje e na passada sexta-feira já ninguém nos tira . O manancial de toques , dribles , acelerações , passes , tabelas e agora até marcou golos em dois jogos consecutivos , é impressionante . Estamos a ter o privilégio de ver um dos melhores executantes do mundo num excelente momento , com a camisola do Benfica.

No meio campo reinou Samaris que parece estar a atingir a melhor forma. Nos dois últimos jogos esteve muito bem no passe , o seu calcanhar de Aquiles nos primeiros jogos . Mitroglou , o outro grego também marcou e jogou bem .

De resto uma vitória merecida e três pontos.

sábado, 12 de setembro de 2015

Princípios de época que destroem mitos

Alguns analistas já diziam , aquando da pré-época , que Jonas e Gaitan não eram assim tão bons . Beneficiavam de trabalhar com JJ mas sem este seriam apenas dois bons jogadores - apenas isso . 

A esses entendidos Jonas responde com cinco golos em quatro jogos para o campeonato e Gaitan com as mais belas jogadas do pobre campeonato luso.

Um jogo à Benfica

Foi um jogo perfeito . Qualquer jogo que se vença por seis a zero é um jogo perfeito . 

A primeira diferença para os jogos anteriores foi o regresso de Jardel . Lisandro é bom jogador mas com Jardel ao lado Luisão torna-se melhor ; fica mais confiante e , simultaneamente, Eliseu fica também mais à vontade . Melhora imediatamente todo o jogo do Benfica porquanto essa confiança se estende também aos jogadores de meio campo como Samaris que hoje fez dois ou três passes fantásticos. Jardel é indiscutível e por enquanto o central argentino terá que se contentar com o banco.

A segunda alteração foi a presença de Talisca que correspondeu plenamente . Percebeu que deve ser mais agressivo na recuperação, apesar de algumas desconcentrações que o obrigaram a fazer falta , mas melhorou. Também está melhor ofensivamente; mais seguro no passe e menos ansioso na procura do remate . Grande golo .

Gonçalo Guedes que , convém recordar , tem dezoito anos , foi titular e jogou bem . Defensiva e ofensivamente . Gostava de o ver continuar no onze . Vai ser um craque.

Claro que o destaque maior vai para Jonas , dois golos e duas assistências , Gaitan com pormenores que só por si , cada um vale um bilhete e Mitroglou que fez mais dois golos e mostra que vai vender bem cara a titularidade . Ainda bem.

Estávamos a precisar !


domingo, 6 de setembro de 2015

Apostar bem

A aposta na formação de que hoje Filipe Vieira voltou a falar em entrevista e que esta época se vê em campo é a aposta correcta. Todavia  , apostar nos miúdos , não pode significar ter uma equipa desequilibrada ou fragilizada. 

O mais importante é que seja uma aposta genuína e não artificial do tipo só porque sim ou porque por razões de incompetência não se encontraram soluções válidas para determinado lugar.

No nosso caso , este ano , podemos dizer que a inclusão a conta gotas de Gonçalo Guedes na equipa é uma decisão correcta . A entrada progressiva de Victor Andrade também , desde que não se peça a um miúdo que até aqui só tinha jogado na segunda divisão que venha salvar a pátria. Já a oferta da titularidade a Nelson Semedo me parece algo arriscada, apesar da excelente resposta que deu . Trata-se duma posição muito difícil e só espero que quando as coisas lhe correrem mal o continuemos a apoiar.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Setembro decisivo

O sucesso do Benfica , esta época ,  passará pelo crescimento de Nelson Semedo e pela resposta do ainda não encontrado substituto do lesionado Salvio . Isto a nível individual. Mesmo não havendo jogos fáceis seria impensável imaginar que nesta fase não ganharíamos em casa ao Belenenses.

Será o jogo da quinta jornada, fora com o Porto , a determinar muito do que será o nosso campeonato este ano .

Entretanto espera-se pela melhoria do jogo colectivo , pela entrada em cena de jogadores como Carcela ou Taarabt e pelo crescimento de Semedo , Pizzi , Jardel , Mitroglou , Jimenez , Talisca , etc., etc.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Muita parra , pouca uva

"Estou hoje perplexo como quem pensou e achou e esqueceu" - Tabacaria . Álvaro de Campos

É sempre bom iniciar com um verso de Fernando Pessoa . Também eu estou hoje perplexo . Em primeiro lugar com a confragedora incapacidade demonstrada para colocar excedentários e promessas sem espaço no plantel . Refiro-me a Nelson Oliveira , Djuricic , mas também a João Teixeira , Nuno Santos , ou em alternativa a Cristante . São demasiados jogadores que pouco ou nada irão jogar . Aparentemente dá-se mais importância à quantidade do que à qualidade. E mesmo que Djuricic e Oliveira ainda possam rumar a Inglaterra será nas condições impostas pelos clubes que os venham a receber.