segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Nas asas de Pizzi

O que aconteceu hoje na Luz foi mágico . A coisa nem começou tão bem assim  O passe não estava saindo . O Moreirense muito metido na concha medroso mas também um pouco venenoso deixava um pouco de ansiedade na bancada . Eliseu saiu lesionado mas o André foi o André , um jogador muito bom que acabou ganhando três amarelos pró adversário. E foi já com esse campeão no campo e por ação decisiva sua que o Pizzi marcou com a frieza dos grandes o primeiro da partida . O segundo é mais um golo de craque acarinhando com o direito e matando com o canhoto Pizzi sentenciou . O terceiro foi do grande Raul após jogada de Rafa .

Todo o mundo jogou bem mas o Pizzi continua dando uma de Pirlo e foi o melhor no campo . Dessa vez gostei do Rafa e do Carrillo que entraram bem . Aposta ganha em Raul e agora é vencer na Madeira .

domingo, 27 de novembro de 2016

Valerá a pena alterar ?

O último jogo deixou um sabor agridoce em nossas bocas . Depois de 45 minutos de luxo veio a quebra e a incapacidade de segurar o resultado contra um adversário que na segunda parte virou Adamastor .

Em equipa que ganha não se mexe mas será que vale a pena mexer em equipa que empata ?

 Por mim ficava tudo igual , pelo menos no começo . Olhando a convocatória dava uma refrescada no meio campo lá prós cinquenta minutos fazendo entrar o Danilo . E claro há que dar minutos a Rafa e Carrillo. Apesar do que escrevi no início do parágrafo não me chocaria ver Jimenez na relva e Mitroglou no banco . Acho que o mexicano precisa se mostrar um pouco mais durante mais tempo até porque ele é craque .





quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Não adianta ficar chorando

Jogámos contra uma equipa ao nível das melhores do nosso campeonato . Claro que nenhum de nós imaginava nos final dos 45 minutos que esse jogo ia acabar empatado mas antes do início ninguém imaginaria que no intervalo estaríamos ganhando por 3 a 0 .

O que se pode dizer é que isso é futebol . Contra o Porto empatámos no final e aqui aconteceu o mesmo no primeiro ficámos eufóricos no segundo deprimidos é futebol .

A primeira parte foi um escândalo de grande futebol . Ficou barato o bilhete prós turcos para assistirem ao vivo a um jogo desses  Tremenda exibição de Fejsa e  Pizzi . O controle e a capacidade desse meio de campo no primeiro tempo foi ao nível do melhor que se vê no mundo . Na defesa a incrível voz de comando do girafa ora esticando ora encolhendo a equipa fez desesperar o adversário colocando-o invariavelmente em fora de jogo . Os três golos foram lindos . Gonçalo a dar uma de Romário passando tranquilo o guarda-redes e empurrando com o esquerdo para dentro da baliza . O segundo foi tiro ao pato primeiro de Mitro depois do Salvio acabando Fejsa com o sofrimento de todo o mundo . O terceiro foi uma loucura do Nelsinho . Não aconteceu o quarto que poderia ter acontecido quando a bola chegou açucarada ao pé esquerdo de Mitroglou que de tanto apontar acabou atirando ao lado do poste direito . A partir desse momento só deu Besiktas .

Não tenho aquela ideia maniqueísta de passar Rui Vitória de bestial a besta . Ele é um jovem com muito talento e as substituições foram boas mas infelizmente não correram bem . O Benfica está melhorando e os primeiros 45 de ontem foram de luxo .

Agora temos uma final em casa com o Nápoles e estou convencido que vamos vencer . Eu vou fazer a minha parte que é estar presente apoiando feito louco.

domingo, 20 de novembro de 2016

Nota 10

Valeu a pena pegar uma chuvinha pra ver esse jogo fantástico do Benfica . Fica até difícil destacar algum atleta porque todo o mundo esteve num nível estratosferico .

 O Imperador teve ali um erro que podia ter tido outras consequências mas acabou tudo bem . Na defesa Nelsinho foi Nelsinho vamos ter que arranjar outro que esse tá de saída . Não conheço os laterais antigos do Benfica mas nunca vi um cara com essa qualidade na lateral direita a jogar em Portugal é o melhor destacado de qualquer outro é que não é só a velocidade e a habilidade mas também a opção que vai tomando em cada jogada sempre de alta de qualidade . Regresso fantástico do girafa. Muita gente fala que quem não tem cabeça tem pernas no caso do Luisão é o contrário ele pode não ter velocidade nas pernas mas aquela cabeça é fantástica e está ajudando muito o garoto Lindelof como antes  fez com David Luiz e Garay. Uma vénia pró Eliseu e outra pró Samaris caras que têm sido suplentes mas que são muito bons jogadores . Ao grego falta só arrendondar o passe quando está pressionado mas ontem foi incansável recuperou bolas deu bola curta e bola longa foi o diabo jogando do lado do Pirlo perdão do Pizzi que como sempre foi um dos melhores em campo . Os quatro da frente estiveram no máximo mas o destaque vai para Gonçalo Guedes que cansa só de olhar  sempre pedindo bola se desmarcando acelerando o jogo incrivelmente . Cervi e Salvio são jogadores de alta rotação e estiveram muito bem  . Mitro é um cerebral que junta o físico a um pé esquerdo com muita qualidade .

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Que gostoso ser do Benfica

Que gostoso é ser do Benfica fazer parte dessa família solidária que não está contra ninguém . Quando eu era menino e comecei a jogar bola com os garotos da rua de baixo ou mais tarde de outro bairro ou de outra cidade não sabia ainda mas estava sublimando a violência . O desporto também serve para isso para fazer dum potencial inimigo apenas um adversário com quem jogamos , ganhamos , perdemos e acabamos admirando e ficando amigos . Por isso me parece estranho quando pessoas responsáveis trilham o caminho contrário fazendo dos adversários inimigos .Que noite triste está vivendo o Sporting. Que fácil fica torcer por Rui Vitória um técnico que querendo sempre ganhar respeita o adversário . Que orgulho nesse cara que procura se apagar no sucesso do colectivo sabendo que o futebol é esse esforço de todos e que todos são igualmente importantes nas tarefas que desempenham . 

« E pluribus unum »

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Alteração no blog

Infelizmente nosso companheiro JV não poderá mais continuar escrevendo neste blog . Amigo de longa data de meus pais e me sabendo  Benfiquista ( e Vascaíno) apaixonado me passou essa tarefa de continuar escrevendo sobre futebol e sobre o Benfica . Espero estar à altura .

Sou Português nascido no Brasil há 34 anos . Sou veterinário de profissão e estive perto de jogar no União da Madeira há 17 anos atrás mas nessa altura meus pais preferiram e me obrigaram a fazer faculdade . Sempre lhes agradeço por isso porque cheguei a ser um zagueiro meio promissor mas nada mais do que isso.

Meu pai sempre foi louco pelo Benfica e me passou essa paixão . Nem todo mundo no Brasil é louco por futebol mas a comunidade portuguesa quase toda é. 

Tento escrever meio prá cá e meio prá lá e sou contra o acordo ortográfico mas toda minha formação foi feita no Brasil e por isso a coisa pode ficar meia embrulhada .

Estou vivendo em Portugal desde 2010 .

O JV foi um grande amigo de meu pai e um cara cinco estrelas . Devidamente autorizado posso dizer que em 2011 ele que foi campeão de judô e um atleta que sempre correu e fez academia perdeu uso das pernas devido a um glioma contra o qual lutou porque era ainda jovem ( daí o nome benfiquista em casa que vou manter ) . Infelizmente sua condição se agravou e não poderá voltar .

Esse blog não será mais o mesmo mas o amor pelo Benfica é igual .




sábado, 12 de novembro de 2016

Encontrar a equipa ideal

Os resultados desportivos têm sido fantásticos até aqui . O que é extraordinário tendo em conta a quantidade de jogadores lesionados no plantel . Mas quando estiverem todos disponíveis qual será a equipa ideal ? 

A minha é esta : Ederson , Nelson Semedo , Lindelof , Jardel e Grimaldo , Fejsa , Pizzi , Salvio e Rafa , Jonas e Mitroglou .

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Uma boa notícia

Rafa voltou aos treinos . Uma boa notícia . Não fui um entusiasta desta contratação mas bastou um jogo com as nossas cores para me render à enorme qualidade deste jogador . Ainda há muitos desafios pela frente . Precisamos dos melhores . Precisamos de todos .

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Enorme potencial

Rui Vitória tem sido brilhante .Cumprida a décima jornada temos cinco pontos de vantagem sobre os segundos classificados . Sem Jonas ( 32 golos e 12 assistências na época passada , influência directa e decisiva em metade dos golos marcados pelo Benfica) o melhor jogador do campeonato na época 2015/ 2016 . E também sem Rafa , principal contratação para esta época . Mas mesmo sem estes dois jogadores que seriam titulares e figuras principais estamos na frente . E se é certo que não podemos facilitar sob pena dos nossos adversários se aproximarem não será menos verdade que se forem eles a perder pontos a coisa se tornará dramática para as respectivas cores. 

O que vemos este ano é a confirmação de Ederson e Lindelof enquanto jogadores de nível internacional . E o que se espera venha a ser a primeira grande época dos dois laterais ( Nelson e Grimaldo) titulares . Estes miúdos são diferentes mas absolutamente fantásticos . Sou desde a segunda vez que o vi jogar um enorme fã do espanhol que tem os pés , o conhecimento e a inteligência dos grandes . Percebi mais tarde ( talvez ofuscado pela enorme admiração que tenho por Cancelo) a invulgar qualidade de Nelson Semedo . Não tem o mesmo critério de Grimaldo mas a sua velocidade é supersónica o que lhe permite passar por diversos adversários com aparente facilidade. Vai chegar longe este miúdo . 

Mas o último jogo veio recordar-nos que uma equipa não são apenas onze jogadores . Lisandro marcou e André Horta fez o passe. 


domingo, 6 de novembro de 2016

Deixemos para eles as vitórias morais

O empate foi um bom resultado . Jogámos no campo dum candidato , uma equipa cheia de bons jogadores . Saímos do jogo em primeiro lugar e sem perder pontos para o segundo . Jogámos sem Jonas , Rafa , Fejsa ,Grimaldo e Jardel . E logo na fase inicial ficámos sem Luisão e fomos obrigados a fazer uma substituição . 

O destaque da noite vai para Lisandro  . Marcou um golo decisivo mas já antes vinha fazendo uma óptima partida . É um campeão !

O meu onze

Jogo difícil que o Porto não pode perder nem empatar e por isso os níveis de ansiedade devem estar altíssimos . O melhor que poderia acontecer era marcarmos cedo . Seria uma espécie de KO psicológico . A minha equipa para este jogo seria Ederson , Nelson , Luisão , Grimaldo e Eliseu , Samaris , Pizzi , Salvio e Cervi , Raul e Guedes .

sábado, 5 de novembro de 2016

Eliseu é um jogador muito experiente

Aparentemente Grimaldo não estará em condições de jogar contra o Porto. Mais uma baixa de vulto para nós pois o espanhol é um dos que fazem a diferença . Eliseu é um jogador de quem não se espera a mesma qualidade mas estamos , e não é pouco a falar dum campeão da Europa e dum bicampeão nacional . Não vai tremer !

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Apenas um cenário

A eventual impossibilidade de contarmos com Fejsa , no jogo com o Porto , poderá obrigar Rui Vitória a uma segunda alteração . Apesar da sua inegável , qualidade Samaris não tem a capacidade do sérvio no que concerne à ocupação do espaço e consequente recuperação da bola . Por isso Fejsa é mais eficaz e o Benfica tem podido jogar com ele e Pizzi ou André Horta no centro do terreno . Com Samaris as coisas são um pouco diferentes e tal poderá obrigar Rui Vitória a jogar não com um mas com dois sapadores no ataque . Nesse sentido não me surpreenderia se a entrada dum grego levasse à saída de outro e o nosso ataque fosse entregue , no Porto , a Gonçalo Guedes e Raul Jimenez  

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Mais uma vez decisivo

Vencemos o Dínamo de Kiev com muita dificuldade . Na Champions não há jogos fáceis , as equipas conhecem-se e condicionam-se mutuamente . O marcador do golo foi Salvio , de grande penalidade ganha por Luisão , mais uma vez decisivo . 

Acabou por ser um bom jogo . A equipa está consolidada e sabe o que faz . Muito bem a linha defensiva superiormente comandada por Luisão  mas que conta com mais três jogadores de imensa qualidade.

No meio campo , Pizzi é o dono da bola mas é Fejsa o mais importante . Espero que não tenha sido nada de grave , a lesão que motivou a sua saída , até porque Samaris revela uma enorme falta de confiança . 

Quem cresceu imenso desde o início da época foi Cervi que conjuga truques de malabarista com um fantástico espírito guerreiro .

Guedes é decisivo na forma como condiciona a saída de bola adversária. E depois tem aquele pé canhão que ainda hoje fez abanar a trave . Mitroglou já merece um golo , talvez no Domingo.