segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Campeonato acabou

Não podíamos perder pontos e sabíamos disso. 

Se queremos ser uma equipa europeia não podemos dividir o jogo com uma equipa medíocre como é o Braga. E foi isso que aconteceu.

O terceiro golo até pode ter sido e até acho que foi legal mas não é isso que está em causa num clube com a dimensão do nosso.

O onze de ontem era constituído por demasiados jogadores sem qualidade para jogar no Benfica. Começando pelo lateral esquerdo, um miúdo que tremeu por todos os lados e que talvez fosse melhor ir passar uns tempos à equipa B.  Também o chamado "6" Barrenechea começa a mostrar não está à altura do clube.

Isto é o Benfica , o clube de Eusébio, José Águas, Coluna , Simões, José Augusto, Germano ; é o clube de Humberto Coelho , Chalana, Nené ; também de Carlos Manuel Mozer , Ricardo Gomes, Valdo ou Diamantino entre tantos outros grandes campeões.  Este é um clube mítico . Este é o nosso patamar de exigência sobre pena das novas gerações escolherem outras cores. 

Rui Costa , recém-eleito com grande maioria tem que perceber que o clube não está no caminho certo e que corre o risco de ficar na história como um dos piores presidentes do Benfica o que apagará o seu legado como jogador de eleição que foi.

Acima mencionei dois jogadores mas não são os únicos , outros há aquém das expectativas.

E nem me falem de árbitros. Porque essa é responsabilidade do nosso presidente que está há tantos anos no futebol e parece que não percebe ou percebendo não consegue ter qualquer influência acerca do que se passa fora das quatro linhas .

Sobre José Mourinho ainda não quero falar.

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

O peso dos pontos perdidos

Mesmo José Mourinho com toda a sua experiência e estatuto sente que não podemos ser nós os primeiros a perder pontos. 

Contudo estes resultados tão magros são passíveis de acidente como o próprio confessou em conferência de imprensa.

Por falar em imprensa, Mourinho trata-os como merecem. 

Acho que está equipa pode evoluir mas precisa mesmo de treinar mais. Na fase ofensiva os jogadores parecem não se conhecer ainda bem privilegiando muitas vezes jogadas individuais que acabam quase sempre mal.

Resultado justo e penalti absolutamente claro. 


sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Se nos deixarem...

Depois do se tem visto penso que é redundante falar do jogo jogado. O que decide é a falta de vergonha de quem apita.

Ainda assim devemos reconhecer que a equipa está bastante mais competitiva. Mais à imagem do treinador.

Mais pressionante , mais corajosa e forte nos duelos, a equipa tem atropelado os últimos adversários. 

Começamos a ver o verdadeiro Richard Rios , patrão do meio campo.  Como Mourinho disse : ele é um grande jogador. Assistimos igualmente à evolução do lateral esquerdo Dahl , quiçá pressionado pelo hype à volta de José Neto. Ainda não tenho, sobre o sueco , uma opinião clara. Contudo, sei que uma equipa não é feita apenas de craques. E às vezes os que não são craques jogam mais do que os supostos craques. Isto leva-nos a Leandro Barreiro que não sendo um virtuoso é um jogador capaz de fazer coisas muito boas, como se tem visto. Ainda acredito em Ivanovic, acho que no contexto certo e Mourinho sabe bem qual é esse contexto Ivanovic pode aliar a enorme potência atlética a uma maior qualidade técnica. 

Mourinho tem falado muito dos miúdos. Da sua qualidade.  Coloco Benjaqui muito elevado , com sorte e cabeça a sua qualidade técnica e física irá levá-lo a patamares bem elevados . Sou também um apreciador de José Neto. Ambos precisam de crescer ainda um pouco na equipa B. 

Uma palavra final para Pavlidis. Para uma eventual recuperação o grego será figura fundamental. E para ganhar precisamos dos melhores ao melhor nível.

Isto se nos deixarem, claro.

Infelizmente não é possível dizer : se nos deixarem vamos ser campeões ; se não nos deixarem... também vamos ser campeões.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Este é o Benfica europeu

Uma grande exibição, uma vitória incontestável contra uma grande equipa. Excelente leitura do adversário por parte de José Mourinho. A colocação de Ivanovic revelou-se absolutamente acertada. E a de Tomás Araújo igualmente. O posicionamento dos jogadores de meio campo foi exemplar .

E depois o jogaço de Richard Rios. Aqui fala-se muito do que custou. Mas o que custou  ,objetivamente , não foi nada de mais. Nem tem que sentir qualquer peso . O Benfica ainda há pouco vendeu um jogador de meio campo por 120 milhões. Milhões à parte, Rios é realmente muito bom jogador e o que se espera é que consiga, também, no medíocre e difícil, por más razões, campeonato português fazer bons jogos. Não posso deixar passar em claro o grande golo de Leandro Barreiros. Este , ao contrário de Rios , sente o peso de não ter " pedigree" . Mas nunca será por ele que não seremos campeões porque empresta uma enorme energia ao jogo. Nos destaques individuais nunca posso deixar de fora Dedic que me parece um jogador de nível internacional.

A equipa parece estar no caminho certo mas já se sabe que agora cada jogo é uma final.


sábado, 6 de dezembro de 2025

A verdade é que precisávamos de ganhar e não fomos capazes

Uma terrível entrada em jogo e mais um erro absurdo permitiu ao Sporting pôr-se em vantagem num jogo em que era obrigatório vencermos.

Há falta de confiança que se revela nestas péssimas entradas em campo contra adversários fortes.

Há muita coisa a melhorar e há alguma falta de qualidade individual em posições importantes.

Também há coisas positivas. Apesar de ter começado tremido Dedic é bom jogador e fez um bom jogo. Mas o que mais tem vindo a crescer é Richard Rios que ontem jogou muito. 

Infelizmente parece-me que o campeonato já está muito, muito complicado o que é trágico.

O Benfica não entrega campeonatos na primeira volta.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Dom António, rei dos penaltis imaginarios

António Nobre , o árbitro que basta um sopro na área para marcar penalty contra o Benfica foi nomeado para o jogo com o Sporting. É só...