terça-feira, 30 de setembro de 2014

Convocatória alargada

A presença de Miguel Santos indica algumas duvidas relativamente ao estado de Júlio César . De resto é uma convocatória normal com destaque para a ausência de Nelson Oliveira e para a presença de Bebé e Pizzi que se juntam a Sálvio e Ola John , quarteto de extremos, sem esquecer  Gaitan. Benito está no lote mas não deve sequer chegar ao banco a não ser que JJ queira uma equipa mais alta. Mas Eliseu deverá ser titular. Meio campo com três homens ( Almeida , Samaris e Cristante) para um lugar. Independentemente de quem jogue acredito na vitória até porque a nível internacional os resultados e as exibições obtidas fora de casa têm sido boas.


Lista de convocados:
Guarda-redes – Júlio César, Bruno Varela e Miguel Santos;
Defesas - Lisandro Lopez, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Loris Benito e Eliseu;
Médios - André Almeida, Enzo Perez, Gaitán, Salvio, Talisca, Ola John, Samaris e Cristante;
Avançados - Lima, Derley, Pizzi e Tiago. 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Entrada natural

Bruno Varela é uma grande esperança do nosso futebol . Tecnicamente bom e com excelentes aptidões físicas não me inquieta a sua eventual utilização . Ela será o corolário duma carreira  curta mas brilhante dum atleta que neste momento já é o segundo melhor guarda-redes do nosso plantel.

domingo, 28 de setembro de 2014

Grande revelação

Independentemente de Talisca ser uma aposta controversa e muitos , incluindo eu , acharem que o jovem brasileiro não devia ter tido, desde o início, a passadeira estendida para a equipa principal a verdade é que justificou plenamente a aposta de Jorge Jesus. 

Talisca vai vender bem caro o seu lugar no onze, independentemente da grande qualidade e experiência de Jonas.

Não sei se foi uma descoberta de JJ e do scouting do Benfica ou se estava a ser seguido por meio mundo mas lá que é jogador é. E é nosso , pelo menos por enquanto.





sábado, 27 de setembro de 2014

Os três mosqueteiros

Talvez sugestionado pela recente polémica entre JJ e Mourinho hoje vieram-me à cabeça os três mosqueteiros , Athos , Porthos , Aramis e ,claro, D`Artagnan . 

Esta noite Anderson Talisca foi D`Artagnan, o mais importante de todos, marcando dois golos que pareciam ter resolvido o jogo ao fim de quinze minutos ; Sálvio foi Porthos , a força da natureza capaz de ganhar sucessivos duelos ao longo do jogo ; Enzo , foi Aramis, o trabalhador abnegado  e Gaitan foi Athos, o vaidoso e talentoso mosqueteiro que encheu o campo de infinitos pormenores de classe.

O problema é que a vertigem ofensiva da equipa acabou , mais uma vez , por nos expor demasiado deixando o resultado em aberto até final.

 Jardel continuou a estar aquém do que tem que ser um central do Benfica . Samaris não beneficia do actual sistema de jogo , veremos como evolui mas começo a pensar que numa equipa em que toda a gente corre para a frente precisávamos dum jogador fisicamente mais poderoso nesta posição.

O mais importante , no entanto , é que mesmo sendo uma equipa ainda com muito para melhorar já estamos quatro pontos à frente do Porto. 

Homens de barba rija

O jogo de hoje vai ser para "homens de barba rija", passe o sexismo. A vitória significará o afastamento relativamente aos principais rivais. O Porto ficará a quatro e o Sporting a seis pontos.Não é altura para falhar.

E não vai haver falhanço. O passar dos anos a estabilidade,o acumular de experiência e o enorme sucesso da época passada  ajudarão a ultrapassar este obstáculo.

Jorge Jesus vai apresentar Derley e Lima no ataque. Dupla inédita mas que me agrada , especialmente se o terreno estiver pesado.

Temos também que fazer a nossa parte : inundar as bancadas da Amoreira de vermelho.


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Foice em seara alheia

Espero que o Sporting- Porto desta noite termine empatado. Nenhuma das equipas mete grande medo mas o Porto ,agora que se sabe em definitivo que "dar fruta para dormir a árbitros" é algo que não pode ser condenado, continua a ser um adversário temível , especialmente fora de campo . E o Sporting vai mantendo alguma identidade e se o Nani não "parvar" pode continuar a morder-nos os calcanhares até final da prova.Por isso o melhor é que ambos percam dois pontos até porque na Amoreira a nossa obrigação é ganhar .E isso é tudo o que importa.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Aprender depressa

Samaris não esteve bem no jogo com o Moreirense . Falhou passes , perdeu duelos, , etc. , etc. Mas a verdade é que durante os primeiros quarenta e cinco minutos toda a equipa esteve mal devido também à pressão muito intensa da equipa adversária que a partir dos sessenta minutos estourou fisicamente como não podia deixar de ser.

O problema com Samaris é a urgência da sua adaptação à posição seis . Não há dúvida que numa equipa como o Benfica ele tem muito mais para oferecer do que um jogador como André Almeida ou até do que Fejsa, não obstante este ter uma capacidade física muito superior.

O que se pede a Samaris é o que antes se pediu a Matic e depois a André Gomes. Que se adapte a uma posição que não conhece.Tinham em comum a boa qualidade técnica e a pouca intensidade ,quando começaram a jogar nesta posição . André Gomes nunca conseguiu ultrapassar essa limitação apesar de chegarem de Espanha informações que o dão como um jogador mais disponível fisicamente. Matic quando começou a jogar na posição seis era lento e pouco reactivo mas com o passar dos jogos conseguiu resolver esse problema e hoje é um jogador completo e um dos melhores do mundo.

O grego parece-me um jogador humilde e com vontade de aprender, tem excelentes pés e já mostrou visão de jogo . Falta-lhe apenas um pouco mais de conhecimento da posição e nervo. Vamos ver se é capaz de aprender depressa.Uma coisa é certa - tem enorme potencial.