segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Sobre Rui Alves

"PInto da Costa viu-se ontem acusado pela terceira vez em 11 dias pela equipa de Maria José Morgado, a procuradora-geral adjunta que coordena o processo "Apito Dourado". Desta vez, a acusação refere-se ao jogo Nacional-Benfica, também da época 2003/ /2004, no qual o presidente portista é acusado de crime de corrupção activa sobre o árbitro do jogo, o bracarense Augusto Duarte. O Ministério Público do Funchal decidiu também levar a julgamento, pelo mesmo crime, o presidente do Nacional, Rui Alves, e o empresário António Araújo, que é comum a todos os três casos em que Pinto da Costa foi acusado. Augusto Duarte foi acusado por corrupção desportiva passiva.
A certidão relativa ao Nacional- -Benfica foi mais uma reaberta por Maria José Morgado depois de ter sido arquivada anteriormente pelo Ministério Público. E desta vez, ao contrário do que aconteceu nos casos relativos ao FC Porto-Estrela da Amadora e ao Beira-Mar-FC Porto, a acusação baseia-se nos mesmos factos já apurados durante a investigação feita pelo Ministério Público de Gondomar. Sem influência, portanto, das declarações de Carolina Salgado, a ex- -companheira de Pinto da Costa cujos depoimentos foram decisivos para as duas acusações anteriores ao presidente portista.
De acordo com o Ministério Público, o presidente do Nacional, Rui Alves, terá informado o empresário António Araújo, cinco dias antes do jogo com o Benfica (realizado no dia 22 de Fevereiro de 2004), que o árbitro seria o bracarense Augusto Duarte. Ao que o empresário, com ligações estreitas ao FC Porto e ao clube madeirense, respondeu "espectáculo, espectáculo" - segundo consta das escutas realizadas pela Polícia Judiciária -, sugerindo a Rui Alves que Augusto Duarte fosse abordado para beneficiar o Nacional. O dirigente aceitou de pronto: "Sim, toca a andar.".
No dia seguinte, António Araújo marcou encontro, por telefone, com o árbitro bracarense e reuniu-se com Pinto da Costa, a quem chamou "padre da freguesia das Antas". Assim, segundo o Ministério Público, António Araújo estaria "duplamente mandatado" para abordar Augusto Duarte - pelo presidente do Nacional, que queria vencer o jogo, e pelo presidente do FC Porto, interessado na derrota do Benfica, que ainda não estava arredado do título. O FC Porto estava em primeiro lugar no campeonato, com cinco pontos de avanço sobre o Sporting e nove sobre o Benfica, a 11 jornadas do final.
Nesse mesmo dia, António Araújo foi escutado em conversa com Luís Gonçalves, um elemento ligado à SAD do FC Porto. "Estive a tratar com o presidente aquela situação do Nacional".



Retirado da edição de 23 de Junho de 2007 do Diário de Notícias sobre o defunto Apito Dourado. E ainda anda por cá a falar à vontade






Sem comentários :

Enviar um comentário