quarta-feira, 25 de maio de 2011

Benfica à Benfica

Infelizmente deixei passar um dia muito importante para todos os benfiquistas. O dia em que ganhámos o campeonato de 93/94. Para mim esse dia foi 14 de Maio de 94. Importante não pela escassez de títulos, felizmente já vencemos outras provas depois , como também já tínhamos vencido muitas antes.

Mas como todos sabemos há muitas maneiras de ganhar, o ganhar à Porto, à Boavista, à Sporting, mas este jogo é o paradigma do ganhar à Benfica.

Em 14 de Maio de 94 fomos para Alvalade e , na comunicação social , só se discutia por quantos íamos perder com a equipa de Figo, Balakov, Sousa , Cadete, etc. Aos mais novos aproveito para dizer que Balakov foi um dos melhores jogadores da história do Sporting .

O jogo começa e o Sporting entra bem , troca a bola com competência e acaba por marcar um golo por Cadete, o estádio vem abaixo, só se ouvem olés e até os repórteres aproveitam para achincalhar o Benfica, um deles particularmente irónico diz que a defesa encarnada está a meter agua o que não convém num dia chuva.O Benfica empata , mas dois minutos depois Figo marca de cabeça na pequena área perante Neno( uma espécie de Roberto, com mais coragem mas igualmente um desastre no jogo aéreo). Voltam os olés perante as trocas de bola dos sportinguistas.

Todavia, nessa altura , João Pinto,um atleta franzino, agiganta-se para uma das maiores exibições que já vi um jogador fazer . Aos seus pés o Sporting cai , a soberba transforma-se em humilhação. Depois daquele jogo João Pinto podia-se ter retirado do futebol, já tinha um lugar no Olimpo.
João Vieira Pinto foi o arquétipo do jogador à Benfica, talvez o último.
Este jogo devia ser mostrado a todos os novos jogadores do Benfica.

Sem comentários :

Enviar um comentário