terça-feira, 28 de abril de 2015

Muito mais do que Girafa

Falam muito, os especialistas , na qualidade defensiva do Benfica , na forma como a equipa é capaz de "encurtar o campo", afastando a bola da nossa baliza em todos os momentos do jogo. Grande mérito , em primeiro lugar, de Jorge Jesus ; mas não apenas dele. Mérito também duma linha defensiva formada por homens inteligentes superiormente liderados por Luisão.

Luisão transformou-se com Jorge Jesus . Quando chegou a Portugal , confesso , não gostei nada dele. Para além da estatura nada o recomendava. Com o tempo foi melhorando , evoluiu , soube esconder as fragilidades e potenciar as qualidades. Finalmente,com Jorge Jesus, transformou-se num dos melhores centrais do mundo porque é isso que ele é. A forma como equipa se estica e encolhe é determinada por ele. Sempre . E quase sempre bem!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Lagartizaram-se

O Porto lagartizou-se. É hoje uma equipa que vive de vitórias morais , do "jogámos para ganhar" , do "só nós é que quisemos" , blá-blá-blá . Os próprios adeptos que ao primeiro mau resultado "acertavam o passo" aos jogadores apoiam hoje derrotas por seis a um e segundos lugares no campeonato.

Quanto ao treinador só posso dizer que é o típico lagarto . Um queixinhas que justifica a incompetência própria com imaginários erros de outrem.

domingo, 26 de abril de 2015

Quando não podes ganhar ...

A lição de Trapattoni veio-me hoje à memória ao ver os últimos minutos do jogo. Jorge Jesus , desta vez , mexeu bem na equipa . Talisca ,defensivamente muito fraco, estava a deixar a equipa à mercê do Porto. A entrada de Fejsa e a colocação de Gaitan à direita reequilibraram a equipa.

No Benfica, estiveram especialmente bem Maxi , Luisão , Jardel e Samaris. Júlio César mesmo sem ter feito grandes defesas transmitiu a segurança habitual.

A grande diferença entre as duas equipas está na chamada "estrutura" . O Benfica é um clube bem pensado desde cima. 

sábado, 25 de abril de 2015

Jogar à Benfica

Amanhã temos um jogo muito importante que só pode ser encarado à Benfica . Encarar um jogo à Benfica é jogar para ganhar. Claro que um empate nos deixa mais próximos do título mas quem joga para empatar acaba por perder e uma derrota amanhã , ainda que só por uma bola, terá um impacto negativo na nossa equipa que nos levará à derrota no campeonato.

Estou confiante . Muito confiante . Independentemente da qualidade individual dos jogadores acho que a identidade é a maior arma duma equipa e o Benfica, ao contrário do Porto, é uma equipa com identidade. Tem o mesmo treinador há seis anos , jogadores com muitos anos clube e um líder incontestado . O Porto é um conjunto de jogadores emprestados e basta dizer que o seu líder é um jogador desequilibrado como Quaresma para ficarmos conversados.

O Porto amanhã será uma equipa melhor do que aquela que jogou em Munique. Não por estar ferida mas porque regressam dois dos seus melhores jogadores : Danilo e Sandro . 

O jogo de amanhã é para jogadores inteligentes . Espero um Benfica na máxima força . Isto é um Benfica com Salvio . Caso este não esteja disponível espero uma lateral direita musculada : Maxi e Almeida . Do lado esquerdo confio em Eliseu . No meio campo deverá jogar Samaris . Infelizmente Fejsa regressou demasiado tarde e ainda não estará a cem por cento. Espero que o grego se defenda  e não exponha a sua maior fragilidade que reside na quantidade de passes errados por jogo . Um bom jogo amanhã será muito importante também para a sua total afirmação. Falando de afirmação este jogo servirá também para afirmar Pizzi como um jogador muito importante no presente e no futuro do clube. Para resolver a coisa confio sobretudo em Gaitan e Jonas mas já se viu que Lima também sabe marcar ao Porto.

Viva o Benfica !


terça-feira, 21 de abril de 2015

Cair na real

Ao contrário do que histericamente gritam os supostos jornalistas desportivos portugueses o Porto está longe de ser uma equipa cheia de grandes jogadores . O jogo de hoje foi uma lição apenas para eles.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

A melhor solução

A eventual impossibilidade de Salvio abre as portas a Ola John ou Talisca para o jogo contra o Porto. Jorge Jesus testou John contra o Belenenses mas não se pode dizer que o holandês tenha dado conta do recado . Parece , aliás , que Ola John joga melhor à esquerda . Por essa razão , caso Salvio não esteja disponível , a melhor solução é  capaz de ser mesmo Talisca . 


domingo, 19 de abril de 2015

Boss

Jogo fraco . Muito pontapé prá frente e bola no ar e pouco esclarecimento . Acabou por ficar resolvido pela arte e frieza de Jonas e pela autoridade da defesa e classe de Júlio César que , quando foi necessário , mostrou que estava lá.

Toda a defesa esteve bem mas na minha opinião Jardel esteve acima de todos.Está num óptimo momento , é rápido e tecnicamente nem é tão mau como o pintam.

O meio campo não conseguiu pegar no jogo. Apesar de ter excelentes pés Samaris continua a falhar , mesmo passes curtos o que é um problema, tendo em conta a zona em que actua. Ola John não consegue aproveitar as oportunidades que vai tendo fazendo os adeptos suspirar por Sulejmani e Gonçalo Guedes sempre que Salvio não possa jogar. Pizzi e Gaitan não se conseguiram libertar mas o argentino ainda fez uma assistência.

Jonas , dois golos e Lima . muita luta , estiveram bem.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Preferia que tivessem ficado por cá mas compreendo

João Cancelo fez ontem uma grande exibição. Os adeptos do Valência ficaram rendidos ao português o que em Espanha não é coisa pouca. Logo alguns Benfiquistas se atiraram a Jorge Jesus e a Filipe Vieira.

A mim parece-me que não podemos ser tão apressados. Jorge Jesus tem defeitos e um deles é o de não apostar nos jovens portugueses , especialmente os oriundos da nossa escola. Mas tem qualidades que superam esses defeitos. Praticamos hoje um futebol que já não se via há muitos anos.

Por outro lado colocar um jovem português numa montra como a liga espanhola e colocar-lhe uma cláusula de promessa de 15 milhões não é exactamente um crime de lesa-Benfica. Cancelo pode vir a ser um grande jogador mas neste momento é apenas uma promessa.

Pessoalmente teria preferido que Cancelo e Bernardo Silva tivessem tido êxito por cá primeiro mas também não posso condenar em absoluto o caminho que está a ser seguido.

domingo, 12 de abril de 2015

Em silêncio perante o sagrado

O que aconteceu ontem no Estádio da Luz foi absolutamente extraordinário . Dava vontade de ficar calado, absolutamente concentrado, para não mais esquecer o pé esquerdo de Gaitan , a inteligência de Jonas , a força de Lima , Salvio e  Maxi , os passes dum Pizzi feito Pirlo , a disponibilidade de Almeida , a autoridade de Luisão , a tranquilidade de Júlio César , o colosso Jardel , o tranquilo Samaris e mais três  suplentes muito inspirados . Aqui há que fazer um stop . O regresso de Fejsa já foi do domínio do sobrenatural . Dez meses e duas operações depois volta à primeira equipa e marca um golo fantástico. O sérvio regressa na altura certa , conforme observou JJ , é um jogador mais competente no passe do que Samaris e igualmente forte nos duelos individuais. Entre um e outro venha Jesus e escolha.

Ontem , nas bancadas do Estádio , feito louco , deu-me vontade de gritar : Silêncio . Porque é em silêncio que devemos observar as grandes obras , os grandes feitos. Mas em vez disso limitei-me a gritar : BENFICA !!! BENFICA !!!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Apenas uma promessa

A renovação de Gonçalo Guedes é uma excelente notícia para todos os Benfiquistas.Aos dezoito anos é apenas uma esperança , um grande jogador ainda em embrião. Inquestionavelmente uma das maiores promessas do futebol português , talvez a maior. Agora é ver se a atitude competitiva é equivalente ao talento 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Palavras ( pouco ) felizes

Sinceramente não consigo perceber o que leva alguns ilustres Benfiquistas a dar entrevistas que são ataques à própria equipa, numa fase decisiva da competição.

Jaime Antunes diz que Jorge Jesus deverá baixar significativamente o seu salário . Mais do que discutir se Antunes tem ou não razão e na minha opinião não tem , parece-me que não é numa altura crucial da época que se fazem afirmações destas. E muito menos a estações de rádio ou a quaisquer outros órgãos de comunicação social,

Lopetegui será lagarto ?

Coitado do Lopetegui. A malta dos jornais e televisões, que se divide entre os que são realmente imbecis e os que apenas são medrosos ou corruptos, já prepara uma saída airosa para Pinto da Costa , caso não reste senão estrume, no final da época, para o Porto. O facto da equipa ser toda nova e de não haver , ao contrário do que parecem pensar, Messis nem Ronaldos em Contumil, não conta para nada .

Lopetegui não é mau treinador. Simplesmente veio ao engano . Conhecia o campeonato português e imaginou que as coisas estivessem exactamente iguais ao tempo que os jogadores do Porto podiam fazer tudo o que quisessem sem quaisquer consequências. Vinha a contar com um campeonato viciado do princípio ao fim e espanta-se por as coisas estarem a correr de acordo com as normas. Nesse sentido é uma vitima . 

A equipa do Porto não tem qualquer identidade. Claro que tem bons jogadores . Mas apenas isso . Quanto a Lopetegui , parece-me que a sua personalidade se adequa mais à de treinador do Sporting. Por isso não me admiraria que na próxima época trocasse de lugar com Marco Silva. 

O Porto, apesar de tudo, continua a ter um mérito . O de embarretar clubes por essa Europa fora. Depois de Falcão e , sobretudo , Mangala e Fernando se terem revelado flops , é a vez de Danilo fazer lembrar aos adeptos do Real Madrid o grande Secretário, que espalhou magia pela lateral direita dos merengues em tempos idos.

domingo, 5 de abril de 2015

Que Sera Sera

A equipa B tem dado excelente conta de si na 2ª divisão apesar das constantes e naturais alterações que tem vindo a sofrer.

Depois dos jogadores mais em evidência terem saído é a vez de entrarem em cena novos artistas. E também João Teixeira ( 21 anos ) e Gonçalo Guedes ( 18 anos ) que são claramente jogadores de primeira liga . Os novos que mais prometem são ( sem ordem especial) : Renato Sanches ( 17 anos), Sarkic ( 17 anos ) , João Carvalho (18 anos), Nuno Santos ( 20 anos) , Victor Andrade ( 19 anos) e o guarda-redes Bruno Varela ( 20 anos) .

Se vão ou não dar jogadores para a equipa principal do Benfica o futuro dirá.

Malabarismos

Retirado do site serbenfiquista , user flirt4ever



Vale a pena ver de novo

sábado, 4 de abril de 2015

Pinceladas geniais

O Benfica é uma equipa cheia de bons jogadores . Mas depois há uns que são um bocadinho mais do que bons jogadores . O melhor de todos é Jonas ( ou se calhar é Gaitan). A sua contratação foi tão mas tão acertada que um Benfiquista até fica mais tolerante a eventuais falhanços nesse departamento , passados e futuros.

Hoje assistimos a momentos espantosos , especialmente, por parte de Jonas , Gaitan e Salvio . Este último protagonizou uma maldade que concluiu com remate ao poste, absurdamente interrompido pelo árbitro. São estes lances que levam pessoas aos estádios e fazem sonhar os miúdos. Nesse sentido Salvio representa o futebol puro . Sinceramente, se não puder ter tudo, prefiro-o a um jogador mais cerebral como Ola John , por exemplo.

Grande regresso de Gaitan. Ele é dos que fazem a diferença . Dos que nos colocam mais próximos do sucesso . E assim aconteceu hoje. Não digo que estejamos dependentes  dele mas que jogamos o triplo quando ele está lá isso jogamos.

Finalmente Jonas. Dois golos e mais uma dúzia de excelentes pormenores entre passes , remates , recepções , enfim uma panóplia de acções ao nível do melhor que se vê nas equipas mais ricas do mundo. 

Foi um óptimo jogo durante muito tempo. A partir de certa altura Pizzi e Samaris acusaram cansaço,segundo afirmou Jorge Jesus . Fejsa regressa mesmo a tempo de ser decisivo nesta fase final da época.

Maxi , agora centenário pela selecção do Uruguai , esteve ao seu nível . Lisandro e Jardel cumpriram e Eliseu também.Júlio César seguro e Lima dinâmico marcou mais um. 

sexta-feira, 3 de abril de 2015

A contar os minutos

Foi muito tempo sem Benfica.Demasiado. Ainda por cima depois de termos perdido o último jogo. O Nacional é um adversário é difícil .Manuel Machado motiva-se sempre um pouco mais quando defronta Jorge Jesus. Por isso exige-se uma resposta à Benfica .

Estando todos disponíveis, , menos Luisão, a constituição da equipa é fácil : Júlio César , Maxi , Lisandro e Jardel , Eliseu, Samaris , Pizzi e Gaitan , Salvio , Lima e Jonas.

Espero que Lisandro demonstre a inteligência que caracteriza o jogo de Luisão  e o regresso das grandes exibições.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Turbulência

Após o jogo contra o Nacional , Pinto da Costa, mandou calar Antero Henrique , director desportivo, que estava revoltado com a incompetência de Lopetegui , incapaz de aproveitar o falhanço do Benfica, em Vila do Conde. Desta vez foi-se uma final. Seria interessante perceber se há união em torno do treinador do Porto ou se há divisão na frutaria. Mas para isso era preciso termos uma imprensa minimamente capaz.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Bom trabalho

Quando tentamos perceber quem são os jovens mais promissores do futebol nacional chegamos à conclusão que a escola do Benfica é hoje a melhor do país.

Abstraindo da circunstância de jogarem ou não no Benfica os três melhores jogadores jovens ( até 21 anos) portugueses foram formados no Benfica , a saber : Ronny Marcos Lopes , Bernardo Silva e Gonçalo Guedes.

Só com muito azar, ou muito pouca cabeça , estes três não farão grandes carreiras.

Mas ainda há mais!