domingo, 28 de agosto de 2016

Mais talento e o mesmo problema

As primeiras exibições do Benfica deixaram sensações positivas e negativas . Pela positiva a recuperação de Salvio , a confirmação do talento de André Horta e Grimaldo , um pouquinho de Carrillo , que brevemente voltará à melhor forma e a manutenção de Jonas. A eventual chegada de Rafa significará ainda mais talento .

Todavia , a equipa parece manter a fragilidade que demonstrou na época passada , no período anterior à entrada de Renato Sanches . 

Rui Vitória mantém uma forma de jogar que necessita dum médio interior forte , física e tecnicamente . Como o foram Ramires , Witsel , Enzo e Renato. Pizzi e Cristante falharam o desiderato de ocupar a posição"8". Amorim e André Gomes cumpriram quase sempre mas neste momento não contam .

Tem sido utilizado André Horta mas há ainda Samaris , Celis e Danilo ... e Pizzi . Nenhum deles me convence em absoluto . 
Horta é um atleta muito talentoso , capaz de levar o jogo para a frente e criar desequilíbrios ou de encontrar a melhor solução de passe mas é um miúdo que está muito habituado a atacar e acaba, por dificuldades de posicionamento ou de capacidade física, por deixar o "trabalho sujo" no meio campo inteiramente para Fejsa.  
Samaris , Celis e Danilo são atletas posicionais , na minha opinião, mais válidos como alternativa a Fejsa do que propriamente para jogar como médios interiores . Pizzi não convenceu apesar de ser o jogador que mais se parece com Enzo ,que foi um sucesso naquela posição.

Há por isso, aparentemente , uma lacuna grave no plantel . Lacuna que na época passada foi resolvida com a chegada de Renato mas que esta época não se vê como possa ser resolvida sem recurso ao mercado

5 comentários :

  1. Embora reconheça que não conheço muito do Danilo para além de um ou outro vídeo do youtube e de uma ou outra partida no Braga, parece-me que foi contratado precisamente como alternativa ao Horta (afinal, para a posição 6 já temos Fejsa, Samaris e Celis, sendo que este último foi utilizado por RV a 8 contra o Nacional), portanto julgo ser prematuro fazer qualquer análise neste momento para se saber se existe realmente uma verdadeira lacuna ou não no plantel. Nesta altura, o Danilo ainda não parece contar, portanto essa lacuna logicamente existe, mas RV e a sua equipa técnica saberão melhor do que ninguém se precisam de ir buscar alguém ou não. Há que dar tempo e acreditar no trabalho que está a ser realizado. Esta paragem do campeonato poderá ser importante para a equipa começar a afinar o processo defensivo e ganhar mais automatismos no meio-campo e no processo ofensivo.

    ResponderEliminar
  2. Não compreendo essa persistência na posição "8" de que o André Horta não convence em absoluto, ainda para mais quando se compara ao que o Renato Sanches fez. Acho que há um equivoco enormíssimo sobre o que o Renato fez naquela posição.

    Basta rapidamente olhar para o último jogo da época passada, a final da Taça da Liga para perceber que os erros do Renato Sanches nesse e os problemas de jogo encarnado nesse encontro são os mesmos que aqueles que temos assistido agora com o André Horta. Ou no máximo são bastante semelhantes. Ou seja, é preciso entender isso.

    Não acho que o Samaris, o Celis e o Danilo sejam assim tão posicionais quanto isso. Aliás, esse tem sido um dos grandes problemas do grego em conseguir agarrar a posição "6", pois é um jogador que tem uma grande preponderância atacante (gosta de chegar ao último terço do terreno, nomeadamente à grande área adversária sempre que possível - ver jogos da selecção helénica e de quando estava no Olympiakos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema do André Horta tem a ver com a chamada dimensão física do jogo . O Sanches ganha 99% dos duelos físicos e tem uma presença mais forte no campo . O Horta na minha opinião é um "10" à antiga - tipo Rui Costa - ou um médio para actuar mais livre sobre uma faixa - tipo Iniesta .

      O Samaris quer de facto pegar na bola e avançar mas tem um grave problema : passa sempre mal quando está pressionado por isso acho que o grego ao invés de avançar para "8" poderia era recuar para central posição em que hásempre mais espaço.

      Eliminar
  3. Mudem de táctica para 4-2-3-1 e acabe-se com a história do "8".
    Julio Cesar, Grimaldo, Lindelof, Jardel, Nelson Semedo, Fejsa, Danilo ou André Horta ou Celis, Carrilo, Rafa, Salvio, Mitroglou.

    ResponderEliminar