Enquanto jogador Rui Costa foi genial , o seu futebol tinha um perfume quase inigualável e durante anos ele foi um dos melhores do mundo. Enquanto jogador e ex-jogador respeitou sempre o clube, foi sempre um de nós. Com a diferença de que ele era um profissional e nós limitamo-nos a amar o clube e a gastar o nosso dinheiro por força desse amor. O nosso amor é incondicional. Mas a questão não é essa, qualquer um de nós se tivesse talento iria procurar as melhores condições.
Acabada a carreira, no seu clube do coração, Rui Costa tornou-se dirigente. E agora tem que ser avaliado enquanto tal. As minhas dúvidas relativamente a ele já eram algumas tendo em conta a sua postura durante o consulado de Luís Filipe Vieira
Agora já não há quaisquer dúvidas , é um dirigente desportivamente pouco ambicioso, impreparado e por isso incapaz de encontrar soluções para os problemas do clube. Não há aqui qualquer preconceito por se tratar de um ex-futebolista. Ele não tem que saber de finanças, nem de merchandising, nem sequer de qualquer modalidade desportiva. Mas precisaria de saber gerir pessoas e , antes disso, de se aconselhar com quem sabe. Sem vaidades ou complexos.
Infelizmente não o faz e comete erros atrás de erros . A renovação com Roger Schmidt foi de bradar aos céus. E que dizer da última venda : Marcos Leonardo contratado há meia dúzia de dias e logo vendido.
Já escrevi várias vezes o que é um truismo, nenhuma equipa pode vender a maior parte dos melhores e ficar mais forte. Não jogamos sozinhos e o nosso rival aqui do lado manteve todos os melhores. E é evidente que tiveram ofertas. Mas agarraram-se à ideia do bicampeonato e só por milagre não o vão conseguir: têm o melhor treinador e os melhores jogadores.
Rui Costa não é preciso jogar no totobola à segunda-feira para saber que se os nossos rivais mantêm todos os melhores jogadores e nós vendemos João Neves , David Neres e Marcos Leonardo e deixamos sair Rafa as coisas vão correr mal .
Rui Costa precisa de se lembrar do miúdo adolescente que veio para o Benfica, recordar a paixão e perceber que é importante marcar eleições. Nem que seja para se recandidatar. E mesmo que o não faça, ainda é jovem, poderá voltar no futuro. Mas com outra energia, outra postura e mais saber
sobretudo tem de se rodear de quem sabe dos assuntos e nem nisso se soube rodear primeiro porque manteve muita da tralha vieirista que a maioria era meramente decorativa muito ao gosto de um presidente que queria mandar em tudo e depois porque os poucos que escolheu fora disso ou foram mal escolhidos ou então os que até nem eram maus saíram porque o resto é mau de mais.
ResponderEliminaro rui tem de pedir a demissão nem que seja pelo amor ao clube que diz que tem para dar lugar a outros que façam melhor mas não para se recandidatar porque isso é só acrescentar mais quatro anos de agonia.