quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Resposta dada no sítio certo

A equipa respondeu em campo fazendo lembrar o velho Benfica. É no campo que se responde e não em garagens ou conferências de imprensa .

Se noutras ocasiões critiquei Bruno Lage desta vez só posso elogiá-lo , jogo muito bem preparado e substituições feitas no momento certo.

Se todos estiveram bem não posso deixar de evidenciar a exibição monstruosa de Florentino Luís que parecia ter o dom da ubiquidade. Mas também não posso deixar passar em claro o jogo do jovem Otamendi, exemplo para todos os jogadores do plantel e particularmente para os dois jovens centrais que mais o acompanham, que bebam tudo o que este homem lhes dá. Outro destaque é Trubin , seguro e capaz de segurar o resultado. Finalmente, apesar dos golos falhados destaco o grande jogo de Pavlidis.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Falta liderança

O jogo com o Casa Pia foi uma vergonha. Nem vale a pena entrar em pormenores . Há os que só jogam bem os grandes jogos, há os ressabiados , há os que jogam sempre mal , enfim , o campeonato está praticamente perdido.

O presidente foi um jogador genial mas não tem a mínima noção do que é estar à frente de um clube como o Benfica. Se realmente é Benfiquista o melhor que faria era não se recandidatar. A sua grande mais valia, perceber bem a modalidade que verdadeiramente importa, é um mito. Veja -se o nosso plantel, desequilibrado apesar dos milhões que se gastaram. As inúmeras contratações falhadas...

O treinador é um homem esquisito , parece masoquista . Mas é sobretudo alguém que sente a falta de peso do presidente que vive ainda da aura dos tempos de jogador mas , aos cinquenta e dois anos , Rui Costa já não é um jogador, infelizmente também não é o presidente de que o Benfica precisa.

Voltando brevemente ao jogo pergunta-se porque carga de água voltou ao onze Bah , completamente fora de forma, porque jogou António Silva se Bah voltou à direita se já toda a gente percebeu que António Silva também não está em condições de ser titular. Porque se retira do onze num jogo difícil Schjelderup? Até a saída de Pavlidis é difícil de entender. Por outro lado é difícil entender como não se percebe que no nosso campeonato, nos nossos batatais brilham , no ataque , os jogadores fisicamente poderosos. Não temos um capaz de pegar na bola em força e velocidade.


quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Assaltados em casa

Não vale a pena dizer grande coisa , até os espanhóis reconhecem que foi um roubo.

Uma pena , especialmente , para Pavlidis, Carreras e Schjeldrup, igualmente para todos nós que somos do Benfica e para todos os desportistas . Para que serve o Var ? 

Uma palavra para a nossa imprensa que pouco ou nada diz sobre o assunto. Até os jornais espanhóis são mais claros no reconhecimento dos erros do juiz. Uma tristeza.

Agora é continuar a lutar e , definitivamente, parar de dar a outra face . Lá e cá!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Nada a opor

Aparentemente vamos contratar Manu Silva , médio defensivo do Vitória e alternativa a Florentino. É um jogador jovem, polivalente, também pode jogar como central, é um jogador que vem acrescentar estatura a uma equipa baixa e parece ser capaz de transportar a bola com alguma qualidade.

Jogar no Benfica é difícil e também para ele vai ser um exame difícil mas nada a opor a este tipo de contratações.

sábado, 18 de janeiro de 2025

Barreirão e Companhia

Ontem jogámos como uma verdadeira equipa. As boas equipas só se constroem com bons jogadores. E ontem muitos jogadores bons em campo. O grande destaque foi Leandro Barreiro para quem vou passar a olhar com outros olhos depois dos três golos que marcou ontem e que já ninguém lhe tira 

Schjederup fez mais um grande jogo bem acompanhado por Carreras , Otamendi , Florentino e Pavlidis,mas toda a equipa esteve bem . Parabéns também a Bruno Lage , a equipa está a jogar, há evolução e isso tem o seu dedo.

Palavra para o árbitro. Foi uma vergonha e não podemos continuar mansamente a aceitar este tipo de juízes 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

O nascimento de uma estrela num bom coletivo

Devo confessar que ao ver o nosso melhor jogador abandonar o relva ainda no primeiro tempo pensei que o nosso caminho na Taça de Portugal estivesse terminado. Ainda por cima o início de segunda parte parecia não trazer nada de bom.

Mas no Benfica parece estar a nascer uma nova estrela, Schjelderup aproveitou muito bem os últimos jogos para consolidar o seu espaço, deixou de ser figurante e está a caminho de ser estrela. 

Mas no jogo de ontem o miúdo norueguês não foi o único destaque, seria injusto não mencionar Arthur Cabral. Há jogadores que demoram a pegar mas muitas depois de pegarem ninguém os pára.

Ainda me custa um pouco ver a quantidade de passes falhados ou mais passes que emperram o andamento da máquina, passar bem a bola é o mais importante no futebol.

No jogo de ontem destaco ainda Carreras e Otamendi , este último completamente intratável. 

Espero que Di Maria recupere rápido porque é fundamental. 


segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

É urgente ir ao mercado

A nova lesão de Renato Sanches torna a coisa definitiva; ele não passa disto e nós não podemos esperar; a contratação de mais um médio é para ontem. Mas tem que ser alguém capaz de entrar no onze de imediato se não vale mais recorrer à equipa B.

domingo, 12 de janeiro de 2025

Uma grande conquista e o "impulso de morte"

Sou um tipo conservador, não gosto de grandes mudanças e até fui favorável à contratação de Bruno Lage mas ontem ,quando vi a substituição que ele fez ao intervalo , tive vontade de partir o monitor e já nem ver a segunda parte do jogo . Parece-me que ele tem o que os psicanalistas chamam o "impulso de morte"; imaginemos que o Sporting tinha vencido o jogo, como poderia perfeitamente ter acontecido, com todos nós a assistirmos a um Aktürkoglu completamente fora de forma, incapaz de atacar e até de defender. Qual seria o ambiente para Lage . 

Já não é a primeira vez que o nosso treinador faz substituições absurdas mas ontem foi demais 

Dito isto há que reconhecer que o jogo foi bem preparado. Exploramos bem o nosso lado esquerdo com Carreras e Schjeldrup a brilharem . Mas não só eles  : Trubin esteve muito bem; o quarteto defensivo também em grande, uma palavra para António Silva que parece ter expurgado os demónios e pôs Gyokeres no bolso. No meio campo destaque para algumas recuperações espetaculares de Florentino, que pena este jogador não ser um pouco melhor a construir; Kokçu a tentar organizar, ainda não está perfeito mas está a melhorar. No ataque Di Maria teve um oponente de respeito. A este respeito há que dizer que o futebol português desrespeita um jogador genial , massacrado com pequenas e grandes faltas que passam em claro; Schjeldrup aproveitou a Taça da Liga como ninguém e , pelo menos para mim, neste momento é titular; no ataque Pavlidis continua sem marcar, que não perca a confiança nem o nosso apoio porque é um bom jogador.

Do banco saiu Leandro Barreiro para dizer que é mesmo reforço. 

Uma palavra para um dos jogadores que mais gostei de ver desde que vejo jogos do Benfica e já lá vão muitos anos : Renato Sanches. Sinceramente não me choca nada que venha em definitivo até porque tem uma empatia enorme com os adeptos mas penso que o próprio atleta e seus próximos têm que perceber se tem ou não condições para jogar ao seu nível, eles saberão mas custa ver um craque a arrastar-se em campo.Espero que as lesões o larguem e que regresse o o nosso Renato.

Espero que Rui Costa tenha visto que ficou um penalti por marcar contra o Sporting. E não só, passou sem punição uma falta alaranjada sobre Carreras. O presidente tem que avaliar os seus apoios e alianças sob pena de vir a ter grandes dissabores 

sábado, 11 de janeiro de 2025

Este treinador é um atraso

A não ser que tenha sido por lesão a substituição ,  ao intervalo , de Schjeldrup por Aktürkoglu é de circo e devia dar direito a despedimento com justa causa. 

Como é possível um treinador piorar sempre a equipa com substituições sem qualquer alcance visível 

Uma coisa é certa quis equilibrar o jogo e conseguiu ; agora vamos ver como corre nos pênaltis.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Pareciam outros

Grande jogo do Benfica, ontem, em Leiria. Domínio do meio campo a que não foi alheia a presença de Florentino no jogo. 

Mas viu-se , sobretudo , a genialidade de Di Maria que combinou bem com Tomás Araújo , que fez também grande exibição.

Do lado direito estamos falados mas também o lado esquerdo esteve muito bem . Carreras que até começou titubeante recuperou e até fez um grande golo. Schjeldrup fez um jogo muito bom , promete dar luta por um lugar no onze , boa surpresa.

Na frente, mesmo sem marcar , Pavlidis esteve bem. 

Recuando um pouco , parece-me importante circular muito a bola por Kokçu , encontrá-lo liberto para poder pensar o jogo.

João Rêgo entrou bem .

Renato Sanches entrou bem. Ouço algumas pessoas dizerem que veio tirar o lugar a A ou B esquecendo que este jogador recuperado e em forma é mais de meio caminho andado para o nosso sucesso.


domingo, 5 de janeiro de 2025

Desorientados

Claro que não podemos ganhar todos os jogos nem todas as competições. Muitas vezes os adversários são melhores do que nós, mesmo em Portugal já perdemos contra grandes equipas. Mas esta época não. Eles são medíocres e pelos vistos nós somos ainda piores. 

Vamos entregar este campeonato ao Porto de mão beijada. Este não é o Porto de Artur Jorge , Mourinho ou até Vilas-Boas ou Vítor Pereira, este é um Porto muito fraco .

Só que apesar dos milhões gastos o nosso onze base também não é grande coisa o que aliás não espanta dado que os melhores jogadores vão saindo. Se não época passada não ganhamos e vendemos Rafa e João Neves como poderíamos este ano estar melhor.

Como é possível, depois de ter perdido em Alvalade, entrar novamente desta forma num jogo . Ainda por cima sabendo que na nossa liga não se podem perder muitos pontos.

Falta qualidade ao nosso onze e falta orientação.