sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O sub-texto de Jorge Jesus

As declarações , dignas de carpideira , de Jorge Jesus no rescaldo da eliminatória com o Leverkusen foram à primeira vista um bocado despropositadas .De facto , o Benfica compete directamente com o Porto pelo título e o Porto também continua nas competições europeias e não me parece que vá ser eliminado pelo Málaga.Os dois clubes estão , portanto , em igualdade de circunstâncias . 

No que ao doping diz respeito ninguém será virgem ou terá as mãos completamente limpas . Mas nem todos chafurdamos na mesma merda. Leiam-se as palavras de Fernando Mendes  no livro "Jogo Sujo" :
 " Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping( pelo menos conscientemente ) ". A que clube se referia Mendes ? Algum organismo oficial investigou ? Algum jornal ?

Dizem alguns que o Porto , ao contrário do que parece não corre mais , corre melhor , fruto do posicionamento dos jogadores, sempre próximos do "centro do jogo"  recupera mais rapidamente a bola dando assim a sensação de que os jogadores correm mais . Trata-se , portanto, duma questão táctica , mais do que de uma questão de frescura física.

Este argumento poderá aceitar-se , mas apenas parcialmente.Que estranho é ver um inválido como Izmailov transformar-se no Super-Izmaylov. Que estranho ver Lucho a correr como nunca , aos trinta e dois anos , quando no Marselha revelava evidentes dificuldades fisicas , para citar apenas dois exemplos.A verdade é que historicamente os jogadores do Porto são grandes atletas que parecem perder essa vantagem quando saem do clube.Porque será ? Será apenas por uma questão táctica? E será que a táctica é a mesma há vinte  ou trinta anos ? Alguém se lembra do comportamento ( alucinado) de, entre muitos outros, Paulinho Santos?

É pena que não seja feita uma investigação profunda e séria acerca do doping mas isso, num país em que o apito dourado deu o que deu, já é pedir demais.

Parece-me , por isso , que o que Jorge Jesus quer dizer é que sem os tais "ingredientes" as competições europeias deixam sequelas e que quem não as sente...

1 comentário :

  1. o clube em causa nas palavras do Mendes era o Boavista. as pistas que deixou, da equipa com três campeões mundiais era o Inter de Milão...

    mas no restante post, estou completamente de acordo... a amarelinha do póvoas faz "milagres"

    ResponderEliminar