quinta-feira, 20 de junho de 2013

Os putos dos sub-20 de 1989

Bizarro , Brassard , Abel Silva , Paulo Madeira , Valido , Paulo Sousa , Xavier e Resende. Foram estes , salvo erro , os primeiros campeões do mundo sub-20 saídos dos juniores do Benfica. Exceptuando Paulo Sousa que em 89 era extremo direito , suplente do craque do Sporting ,Amaral , nenhum chegou a ser um grande jogador.
Mas em 1989 parecia que Bizarro , um guarda redes que revelava a calma dum veterano, ia ser o futuro dono da baliza do Benfica . Também Abel Silva , um lateral direito baixote e entroncado com boa técnica parecia ir ser o sucessor de Veloso. Os dois centrais , Madeira e Valido que, conjuntamente com Couto, do Porto, formavam o trio de centrais eram também jogadores promissores . Valido era o titular e Madeira estava entre terceiro central e lateral direito. O problema destes dois jogadores é que estávamos habituados a centrais como Ricardo Gomes e Mozer. Paulo Sousa era um razoável médio que actuava pela direita e que se transformou num médio centro de nível mundial. . Xavier e o excelente esquerdino Resende por uma ou outra razão nunca passaram dos pequenos clubes.

Mais importante do que o talento é o trabalho árduo , a humildade e a inteligência para perceber que o futebol adulto nada tem a ver com o que se joga nas camadas jovens . Era bom que os miúdos saídos das  nossas camadas jovens percebessem isso e era também muito importante que os nossos treinadores e dirigentes aprendessem alguma coisa com o passado.Com o que correu mal e com o que correu bem.

1 comentário :

  1. Apenas acrescentaria mais duas coisas para os jovens triunfarem no futebol português actualmente: oportunidades e "padrinhos".

    ResponderEliminar