sexta-feira, 21 de junho de 2013

Será um craque se recuar no terreno

Hoje começa o mundial sub-20 no qual participa , entre outros jogadores do Benfica , André Gomes.Este miúdo que começou por entusiasmar, pela maturidade evidenciada, acabou esfriando um pouco o entusiasmo dos adeptos. A mim parece-me que , se ele tiver a humildade para recuar e a inteligência , que, por exemplo, Matic revelou  para ocupar a posição 6 , pode vir a dar craque . Se quiser continuar a ser um 8 ou até um 10 já duvido um bocado.Mas que ele tem pormenores de grande jogador , lá isso tem.

12 comentários :

  1. Saudações JV, não concordo com a tua opinião e quem assistiu ao jogos da equipa B com o André a jogar a 8 e o A. Almeida a 6 também deve achar o mesmo, o André é claramente um 8 com alguma capacidade para poder ser 10 mas claramente 8. Agora um 6 é que ele nunca vai ser e o JJ quis fazer dele um 6 e acho que foi o seu maior erro.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao me parece ter andamento fisico / intensidade para fazer essa posicao, Pode fazer carreira a 8, mas nao me parece que o consiga fazer no Benfica, talvez num clube com menores exigencias.
      Concordo com o JV, para se estabelecer no Benfica so se evoluir de forma a se desenvolver num 6, mais no estilo 'regista' e geometrico de Paulo Sousa do que um combativo como o pitbull Petit.

      Eliminar
  2. Os bons jogadores adaptam-se bem e este tem tudo para ser bom jogador; de imediato e em termos de estruturação do plantel será um 8, posição para a qual está mais rotinado, mas com uma pontinha de adaptação táctica e perda de alguns vicios acumulados poderá converter-se facilmente num 6, até porque o 6 moderno é um jogador à Matic e não os clássicos trincos/liberos do passado. 10? porque não? mas a curto prazo não pareçe ser essa a sua oportunidade quer no Benfica quer na Selecção, mas possui os ingredientes necessários ainda que alguns necessitem de ser melhorados: visão de jogo, cabeça levantada, boa avaliação e leitura de jogo na tomada de decisões, capacidade de passe, e clarividência

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @JV,

      Já esta temporada escrevi sobre o André Gomes, o qual considero que poderia ser um excelente "quarter-back" da equipa do Benfica, como poderás ver aqui:

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2013/02/o-quarterback.html

      @Anónimo e cris,

      No 4-4-2 do Jesus, a posição "8" exige muito a nível físico do jogador. É necessário um jogador mais "rotativo" do que propriamente o André Gomes. Por isso, não acho que ele possa pensar neste momento nessa posição. Aliás, e olhando para a necessidade de um substituto do Matic, fosse eu o André Gomes, e voluntaria-me para ser seu concorrente. Acho que o André tem o perfil correcto para ser um médio "6" de grande qualidade, daqueles de equipa de topo.

      Eliminar
    2. A posição 8 é dada a mais desgaste porque há 'meninos' que defender á para os outros à Cristiano Ronaldo e as posições centrais estando na encruzilhada do meio-campo têm de acorrer a todas em dobras e desdobras para tapar buracos, ora o futebol moderno é um futebol total, ofensiva e defensivamente, com pressing e circulação de bola na criação e ocupação de espaços (eh pá, até pareçe que percebo disto). Vejo insuficiências na avaliação de jogadores ao dar-se mais primazia a certas caracteristicas em detrimento de outras, e depois o JJ que se desenrasque; não se pode avaliar um jogador isoladamente sem ter em conta o plantel e o modelo de jogo pretendido. No Benfica contratam-se avançados e defesas (só centrais já vão em sete) em catadupa e os médios são à continha - por ex. faz falta um médio todo-o-terreno com as caracteristicas do Ramirez, e como o futebol de alta competição se decide nos detalhes o Benfica tem falhado em promenores que se revelam decisivos

      Eliminar
    3. Sim concordo plenamente o 8 tem que ser um jogador de grande rotatividade e com alguma agressividade, mas o 6 no esquema de JJ é pau para toda a obra e basta ver as estatísticas dos jogos e vemos que em 90% dos jogos o Matic é o jogador que mais corre, acho que o André tem esses 2 aspectos para melhorar agressividade e mais garra. O próprio Matic para mim a 6 é um jogador de top mas a 8 era do outro mundo. Tivesse-mos nós um bom trinco que permitisse o Matic jogar a 8 com o Djuricic ou o Enzo ou Gaitan a 10 e ai sim.
      Nuno

      Eliminar
    4. @cris,

      Concordo!

      É por ter que avaliar o jogador segundo as características dos companheiros e do modelo de jogo actual do Benfica que defendo que o André Gomes deva recuar no terreno. Até acho que poderá ser muito importante para ele adquirir a intensidade, agressividade necessária para ser um jogador de topo. Depois, ontem vimos um André Gomes demasiado passivo nas segundas bolas. Tinha medo de meter o pé. Talvez jogando numa posição mais recuada seja obrigado a corrigir esse comportamento. Eu sei que ele não tem medo, pois ainda esta temporada foi expulso (injustamente) num lance em que mete o pé.

      E, vou mais longe, um médio como o Ramirez tem lugar em qualquer equipa de futebol. Ele é um sr. médio! Aliás, já o vi a jogar a lateral no Benfica e jogou bem. Já o vi a jogar como extremo no Chelsea e até jogou bem. O tipo não joga mal, pura e simples!

      ;)

      @ Anónimo,

      Compreendo o que escreves e em parte concordo. Contudo, se o Matic fosse o "8", quem é que viria atrás buscar jogo aos centrais. Um dos maiores problemas que temos na equipa são as saídas de bola através dos centrais. Quando pressionam estes, vê-se logo o pânico. Se não fosse as descidas do Matic então... Talvez agora com o irmão do Matic, as coisas melhorem... isto se o Nemanja não for vendido...

      ;P

      Eliminar
  3. Claramente um 8 e mesmo para ser um de qualidade ainda lhe falta muito. Estou a ver o mundial de sub -20 e a falta de garra e intensidade é notória . Deve defeito da nossa formação porque já o Cancelo não é capaz de correr na direcção da sua defesa, mais vale mudar para extremo visto que tem muita qualidade atacar.
    Mas voltando ao André acho que tem muita qualidade principalmente no passe e construção de jogo mas defender, cobrir espaços e tal não é muito a praia dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Edgar Borges continuar a insistir em nomes em vez dos jogadores que estão em melhor forma não vamos longe. O André Gomes parece uma sombra do que já mostrou. Ele está em má forma mas os seus parceiros de meio campo ainda estão piores e assim é difícil jogar bem.

      Eliminar
    2. Melhorou na segunda parte umas boas desmarcações. Mas passou o jogo todo a passo. E a selecção foi fraquinho no geral tudo apático sem vontade. Aquele meio campo não funcionou, o João Mário foi o que mais me desiludiu.

      Eliminar
  4. Tem pouca intensidade e falha muitos passes. Já gostei mais. Mas ainda é novo.

    ResponderEliminar
  5. Ao colocá-lo a 6 estás a retirar-lhe uma das suas maiores armas que é a de entrar na área e fazer golo.Ele pode e deve fazer isso como 8,mas não terá essa liberdade como médio mais recuado..

    ResponderEliminar