quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Será jogo para Cortez ?

O jogo em Coimbra, numa altura em que o Porto parece querer jogar ainda mais forte fora de campo, e com um árbitro no mínimo duvidoso, será uma dura batalha para o Benfica . Não me parece que seja jogo para um lateral esquerdo incapaz de defender. André Almeida será a opção mais segura .

Quem não vai a Coimbra é Ola John . Pergunto-me que raio se passou com um jogador que tanto prometia? 

Gostava de ver , em Coimbra , Ivan Cavaleiro no onze inicial .

Qual é a surpresa ?

Desta vez uma vénia ao "Correio da Manhã".

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Prosseguir o "bom trabalho"

Jorge Jesus afirmou que no campeonato há sempre margem para recuperar .Até agora o que se tem visto com Jorge Jesus são as recuperações do Porto com a cumplicidade da incompetência para ganhar de Jorge Jesus e da vigarice que é o futebol português . A margem para recuperar no campeonato é mínima.

Amanhã temos um desafio importante em Coimbra para o qual foi, estranhamente ou talvez não, nomeado mais um artista do Porto - o árbitro será Hugo Pacheco ,seguramente encomendado para prosseguir o "bom" trabalho de Xistra na época passada. Só um grande Benfica poderá ultrapassar este obstáculo desportivo e extra-desportivo.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Uma união improvável

Ao contrário de muitos Benfiquistas , entusiasmados pelo voluntarismo de Bruno de Carvalho, não me parece que a solução para os nossos males passe por uma união com o Sporting.

Infelizmente os problemas que assolam o futebol português são de natureza penal e por essa razão só o poder judicial os pode resolver ou , melhor dizendo , os poderia ter resolvido . Infelizmente o que chamaram Apito Dourado não passou duma palhaçada que apenas serviu para que Pinto da Costa possa dizer que a justiça não o condenou apesar de toda a gente ter ouvido as escutas e percebido como se ganham campeonatos em Portugal há trinta anos.

Por outro lado há a natureza e a história dos dois clubes . Apesar dos Benfiquistas já não identificarem o Sporting como o seu principal adversário a inversa não é verdadeira. Dizer que um sportinguista é anti-Benfiquista é uma redundância e , nesse sentido , é muito difícil para um presidente do Sporting assumir uma aliança com o Benfica - mesmo uma aliança pela "verdade desportiva". Além do mais, os "ideólogos" do Sporting , defendem publicamente há muitos anos que a estratégia do seu clube deve passar pela aniquilação do Benfica para que eles se possam assumir como o grande clube de Lisboa e do sul na luta contra o Fc Porto pela hegemonia no futebol português.

O ciclo do Porto está acabar pela simples razão de que Pinto da Costa , pela natureza das coisas , acabará por se afastar do clube e ele é um dirigente irrepetível  pelo amor ao clube , pela inteligência e por ser um caso de polícia , um criminoso que beneficiou durante trinta anos e continua a beneficiar  duma justiça que por qualquer razão incompreensível ou talvez não ignorou a sua conduta e lhe permitiu , como bem disse João Gabriel , apresentar como currículo o que devia ser cadastro.

Para mim , não excluindo nem tendo nada contra entendimentos com o Sporting, desde que feitos com muita cautela , será mais importante procurar chamar à nossa esfera de influência os diversos clubes profissionais sensibilizando-os para a bondade duma competição não viciada .E fazendo-o de todas as maneiras .











segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Equipa ideal

A equipa que jogou com o Nacional corresponde ao onze ideal sem Salvio se se trocar Rodrigo por Markovic.
Cavaleiro demonstrou ser uma opção válida e , na minha opinião , melhor para o Benfica do que Sulejmani e Ola John. Matic na posição 6 e Enzo à sua frente ; Gaitan à esquerda e Cardozo a facturar com o apoio de Markovic.


domingo, 27 de outubro de 2013

Melhor cara

Gostei .Mais público. Bom ambiente e uma exibição segura com destaque para Cardozo ( melhor em campo) , Siqueira , Gaitan e Ivan Cavaleiro que apareceu descomplexado e mostrou ser a melhor opção para substituir Salvio .

Ainda longe do que jogaram na época passada mas a melhorarem, Enzo e Matic.

Carpe diem

Precisamos de dar um pontapé na crise ; dum daqueles jogos em que tudo corra bem porque a manutenção do actual estado de espírito da equipa e dos adeptos é insuportável. Está um dia bonito a convidar a uma ida ao Estádio e a uma exibição à Benfica. Está na hora !

Sugeria estes para começar :
Sport Lisboa e Benfica - SAD 4-3-3 football formation

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A visão empresarial

Nas entrevistas Luís Filipe Vieira gosta de falar da "visão empresarial". Geralmente fá-lo quando se refere a Rui Costa , o ex-putativo delfim, que não terá ainda a famosa "visão empresarial".

É esta suposta visão que, entre outras coisas , nos vai perdendo, ano após ano . O que acontece é que Vieira não faz a mínima ideia do que é o Benfica nem do que é o negócio do Benfica.

O negócio do Benfica é o "pontapé na bola". O negócio do Benfica é ganhar tudo , é ganhar sempre. O negócio do Benfica não são centros de estágio , nem canais de televisão , nem "quase ganhar" , nem comprar e vender jogadores. Tudo isso é bom e importante , mas acessório. Em mais de dez anos Vieira não percebeu o clube a que preside. Nunca o perceberá.

Para ser presidente do Benfica não chega a "visão empresarial" de Vieira.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Estamos lixados

Que dizer da exibição desta noite ? Que expectativas deixa para esta competição e para todas as outras em que estamos envolvidos ?

Estamos lixados !

terça-feira, 22 de outubro de 2013

A importância do melhor do mundo

Faz algum sentido o Porto jogar um jogo importante , ainda para mais para a Champions e não ter o Proença a apitá-lo ? Sem o melhor do mundo fica difícil .

Um que gosto de recordar e outro que quero esquecer

Amanhã vamos rever dois ex- Benfiquistas que deixaram uma marca oposta no clube . Saviola deixou saudades apesar de se perceber que, quando saiu, já não estava a fazer nada no Benfica. É curioso verificar que ao longo de toda a carreira , pelos diversos clubes por onde passou, Saviola foi sempre mais feliz na primeira época. Aqui foi campeão e , na minha opinião , o melhor jogador na época 2009/10.

Já Roberto foi uma das maiores decepções dos últimos anos. O típico guarda-redes de clube pequeno , daqueles que quando "engatam" defendem tudo mas que dificilmente acabam uma época sem uma dúzia de frangos encaixados 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

" Dar tudo para ganhar "

Matic diz que darão tudo para vencer o Olympiacos . Este jogo vem numa boa altura para avaliar a evolução da equipa, que tarda em convencer a maioria dos adeptos . Guardo a esperança de que, ao contrário de anos anteriores, se acabe bem o que começou mal. Mas para que isso aconteça não podemos comprometer definitivamente as nossas ambições nas diferentes provas. Uma derrota na próxima quarta  - feira significará a eliminação prematura na Champions. Além disso é necessário recuperar já um pouco do prestigio perdido com a paupérrima exibição de Paris. 

Mas para que tal aconteça a "fixação" da equipa é fundamental .E a união entre os jogadores e estes e o treinador também, o que parece não ter existido até aqui.

Equipa ideal, para o Olympiacos , na minha opinião : Artur , Maxi , Luisão , Garay , Siqueira , Matic , Enzo , Gaitan , John, Lima e Cardozo

domingo, 20 de outubro de 2013

Um não quis , o outro não pôde

Dois ex-jogadores do Benfica , um a título definitivo e o outro por empréstimo , estiveram hoje muito bem nas respectivas equipas . Sidnei , pouco utilizado , tem brilhado , sempre que é utilizado e hoje não se saiu nada mal com Diego Costa pela frente.

Já o anão Miguel Vítor fez isto : http://www.youtube.com/watch?v=yOVDf-gTwlM


sábado, 19 de outubro de 2013

Sem medo

Muita gente diz que se deve dar tempo aos jogadores como se eles fossem de cristal e se partissem por serem lançados "prematuramente" na primeira equipa. "Deixá-los crescer" é a expressão usada - deixar crescer o Cancelo , o Cavaleiro , o Bernardo , etc. A questão está em saber com que idade estarão eles preparados para serem utilizados na primeira equipa ? A essa pergunta respondeu , esta tarde em Cinfães , Ivan Cavaleiro.

Uma chegada vintage

Nestes tempos de algum revivalismo a viagem da equipa em comboio e a chegada a Baião não podiam deixar de ser um sucesso , especialmente porque foi tudo filmado por um Benfiquista ( MrCaco 18) .
Gostei da primeira parte ,aguardo ansiosamente a segunda . Uma exibição à Benfica , daquelas que se viam nos anos setenta, por exemplo.


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Festa do povo

Festa do povo e , aparentemente, festa dos putos . Contra o Cinfães , Jorge Jesus convocou um considerável contingente oriundo da equipa B. 

Tanto quanto sei nenhum dos avançados acompanhou a equipa - única decisão que estranho.

Tendo em conta o que parece ser a convocatória , jogava com estes :

 Sport Lisboa e Benfica - SAD 4-3-3 football formation

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Transfusão

Se pensarmos apenas na qualidade futebolística , Cancelo e Bernardo Silva deviam  fazer parte de todas as convocatórias da equipa principal, independentemente de tudo. E neste momento, Ivan Cavaleiro também deveria lá estar . Jogadores como Ola John , Djuricic , Sulejmani  ou os laterais André Almeida e Maxi Pereira não demonstram , actualmente, ser melhores do que Bernardo Silva , Cavaleiro e Cancelo . Às vezes é bom um bocado de sangue novo, quando as coisas não estão bem.

sábado, 12 de outubro de 2013

Isso são peanuts

Parece que os árbitros vão passar a ser profissionais. E  diz a capa de um jornal que Proença poderá ganhar nove mil euros mês. Quanto valerá uma decisão destas ?



Muito mais do que nove mil euros , certamente

Um jogador genial

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Parabéns

Apesar da selecção portuguesa ser hoje uma caricatura do que deve ser uma selecção é sempre importante para os jogadores serem chamados . André Almeida estreou-se hoje e por isso merece parabéns. Não esteve bem nem mal , como todos os outros.

Troca de Benfiquistas

Na selecção sub- 21 , Bernardo Silva substituiu André Gomes que contraiu uma lesão muscular . Sendo jogadores diferentes mas são grandes jogadores que num futuro próximo devem constituir a espinha dorsal, mas a do Benfica.

O sucesso também passa pela construção duma equipa com identidade em que os jogadores se conheçam e conheçam o clube que representam. Atenção que não estou a falar de "amor à camisola", isso já não existe. 

Claro que não podemos lançar , na equipa principal, jogadores sem qualidade só porque vêm dos juniores mas actualmente estamos a conseguir formar alguns talentos - esses têm obrigatoriamente de ser aproveitados.

Rumor duma contratação absurda

Não sei quem é nem nunca vi jogar Luis Felipe mas espero que os rumores da sua contratação sejam apenas fruto da imaginação e do desejo de empresários ambiciosos e jornalistas menos escrupulosos . É que contratar um lateral direito com vinte e dois anos que joga na segunda divisão brasileira quando se tem em casa um jogador tão promissor como Cancelo não lembra ao Diabo.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Um empréstimo a considerar

O empréstimo de Rodrigo ao Málaga poderia não ser um mau negócio ... a não ser que Cardozo vá para Barcelona ou para qualquer outro lado . Rodrigo pouco deverá jogar até final da temporada e a verdade é que está muito longe do que já fez e ainda mais do que prometeu.

Em circunstâncias normais serão Cardozo e Lima os avançados do Benfica. E nem sempre jogarão os dois. O ideal seria , na minha opinião , que um dos dois tivesse a companhia de Markovic. Rodrigo precisa de jogar ; de recuperar a forma física , técnica e , aparentemente, a coragem que parece ter perdido após a agressão de Bruno Alves. É um empréstimo a considerar.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

São pérolas

A formação do Benfica começa a dar alguns frutos . Na minha opinião nem sequer são estes os primeiros. Miguel Vítor , Miguel Rosa, Danilo Pereira (controverso) e Nelson Oliveira tinham qualidade mais do que suficiente para fazer parte do plantel. Os três primeiros estão definitivamente fora do Benfica e o terceiro vamos a ver.

Mas a emergência das equipas B veio dar visibilidade a mais talentos para além da facilidade do campeonato de juniores .

Na equipa B temos alguns jogadores cujo não aproveitamento será um crime de lesa-Benfica . Na minha opinião são estes : Bernardo Silva que se jogasse no Barcelona, estou convencido, já tinha feito uns minutinhos  com Messi e Inieta ; Ivan Cavaleiro que todas as semanas surpreende e desmente todos aqueles que diziam que este miúdo não se ia aguentar no futebol profissional ; João Cancelo cujo único risco que corre é o de se transformar numa espécie de Gaitan , mais preocupado em "estilar", do que em jogar objectivamente ; André Gomes , actualmente um jogador da B que não esmoreceu nada com a despromoção e , inclusive , entrou muito bem em Paris. Parece estar mais leve e melhor fisicamente  e , finalmente , Oblak que já todos conhecemos mas Bruno Varela também me parece um miúdo com muito potencial.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Encontro de cadastrados

A democracia só se realiza se a justiça funcionar . Nesse sentido é evidente que a atribuição da medalha de ouro da cidade de Gondomar , por Valentim Loureiro a Pinto da Costa ,é uma nódoa para o sistema judicial português . Curiosamente , ou talvez não , foi em Gondomar que decorreu o julgamento de ambos no âmbito do processo Apito Dourado.
Ambos apresentam como currículo o que devia ser cadastro, como bem disse João Gabriel referindo-se a Pinto da Costa.
Este tipo de processo ajuda a perceber a célebre frase de Lampedusa , do livro " O Leopardo" ,que deu origem a um extraordinário filme com o mesmo nome -  "às vezes é preciso que tudo mude para que tudo fique na mesma " .
A verdade é que não ficou tudo na mesma - ficou pior . Terem passado incólumes ou quase pelo Apito Dourado deu-lhes uma sensação de impunidade que os faz perder a vergonha por completo . Esta homenagem em Gondomar é um exemplo ; as arbitragens escandalosas de Proença são outro. E há muitos mais.


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Momento alto da noite

Não percebi porque não começou o jogo . Curiosamente Cardozo , que nem a pré-época fez, parece estar em excelente forma. Golaço ... e de pé direito


domingo, 6 de outubro de 2013

Voto de pobreza

Como é possível termos chegado a este estado ? Mais uma exibição vergonhosa . Colectivamente inexistentes e incapazes de fazer quatro passes seguidos , tecnicamente inseguros , sem fibra , sem garra , sem nada acabámos por , milagrosamente, conseguir três preciosos pontos que permitem, a alguns de nós, manter a ilusão de que somos candidatos a alguma coisa.


A minha barriga...

Diz o Correio da Manhã que Rui Costa recusa ir para o banco . Parece que Luís Filipe Vieira já afirmou que também ele não iria fazer nada para o banco . Isto mostra bem a falta de liderança, a irresponsabilidade e a falta de Benfiquismo destes dirigentes cuja única preocupação parece ser passarem incólumes por esta situação . Não é Jorge Jesus quem não merece ser deixado sozinho . É o Benfica que não merece esta gente que põe os seus pequenos interesses à frente dos do Benfica. Está na altura de mudar.

sábado, 5 de outubro de 2013

Mais do que evidente

Não posso deixar de referir o que já estava à vista de toda a gente : Miguel Rosa , que hoje marcou dois golos pelo Belenenses , tinha lugar no plantel do Benfica. É um jogador formado no clube , Benfiquista e talentoso. Atenção , estou apenas a afirmar que tinha lugar no plantel , nada mais do que isso . Precisamos de identidade

A chave do êxito

Marcos Lopes passou quatro anos no Benfica . Falou-se nele , agora, porque marcou três golos  na goleada que os sub-20 do City infligiram ao Bayern. Mas quem acompanhava as camadas jovens do Benfica já sabia que ele é um grande jogador em embrião.

O aproveitamento efectivo dos verdadeiros talentos, formados no Benfica, é a chave para o êxito . Só assim conseguiremos voltar a ser uma equipa com identidade . Sem isso muito dificilmente voltaremos a ter êxito , designadamente a nível internacional .

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Faz a comparação certa

As capas do Correio da Manhã e do Record com quem , presumo, temos uma relação privilegiada até porque há uma parceria entre a Benfica TV e a CM TV, são verdadeiramente assassinas para Jorge Jesus . Está encontrado o bode expiatório . Vieira prepara-se para entregar a cabeça de Jorge Jesus como antes fez com tantos outros.

Mas é o presidente o maior responsável pelo actual estado de coisas no Benfica. Foi ele quem , contra tudo o que a boa gestão mandava , decidiu renovar contrato com um homem que perdeu todas as provas - até a final da Taça de Portugal. Foi também Vieira quem apoiou um homem de mão de Pinto da Costa para presidente da federação e finalmente foi ele quem gostou de ver no Seixal a "explicar as novas regras" um dos piores bandidos da história da arbitragem.

Não digo que Vieira tenha obrigatoriamente de cair neste momento . Mas , a continuar por este caminho , sairá por uma porta muito pequena. Mas como ele próprio também só gosta de se comparar com Vale e Azevedo...


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Citando Camões

Duvido que esta equipa consiga vencer na Amoreira. 

Conto-me entre os que pensam que Jorge Jesus já não devia estar no clube e que qualquer altura é boa para que ele saia. 

Claro que JJ não é o único culpado . O silêncio ensurdecedor a que Vieira se remete nos maus momentos é revelador do tipo de presidente que ele é. Vieira é um líder muito fraco e como escreveu Camões nos Lusíadas "um fraco rei faz fraca a forte gente".

Essa fraqueza torna mais difícil a escolha dum novo treinador . Um jovem como Marco Silva , por exemplo , precisaria dum líder forte em quem se apoiar. E depois há a questão do aparente "saco de gatos" que é o plantel do Benfica, dividido entre sul-americanos e eslavos. 

Haverá solução ?


Muito melhor que Djuricic

Bernardo Silva forma com Cancelo e Cavaleiro o trio maravilha da equipa B. Mas o pequeno médio tem a vantagem de aparentemente ser o que menos se deslumbra com o estatuto de "estrela da bola". Tem uma técnica e uma visão de jogo muito acima da média e uma capacidade de trabalho fantástica, apesar da pequena estatura . É muito melhor que Djuricic e já devia estar na primeira equipa.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Afinal nem precisou de assinar pelo Porto

O terror de Luís Filipe Vieira - Jorge Jesus no Porto - era afinal um mal menor . No Porto , Jorge Jesus até podia ganhar ao Benfica . Ao ficar, Jorge Jesus está a destruir o Benfica .

A exibição de hoje foi um achincalho , uma vergonha , uma tragédia. Esta equipa corre o sério risco de ficar em último lugar do grupo . Esta equipa encaminha-se para acabar o campeonato em quarto lugar .

Mas quem poderia imaginar que esta equipa técnica poderia resistir ao dramático final da época passada ? 

E aqui as responsabilidades têm que ser procuradas mais acima. Vieira e Rui Costa são os maiores responsáveis por esta situação e nem precisam de dar "pontapés na bola "

Esperados vinte mil portugueses

Se realmente estiverem hoje vinte mil portugueses a apoiar o Benfica no Parque dos Príncipes, em Paris ,já temos meio trabalho feito. A outra metade terão de ser os jogadores a fazê-la . 
Será também uma lição para nós , Benfiquistas que vivemos em Portugal , que raramente ultrapassamos os trinta mil no estádio. 
A presença no estádio é muito importante para exigir da equipa mas também para exigir que se mude esta podridão que assola o futebol português porque revela a força do clube e a preocupação dos seus milhões de adeptos.
Mas só no que ao futebol diz respeito recordo-me do jogo com o Marselha , meias-finais da Champions , em que Vata nos levou , com a mão, à final . Nesse jogo 120.000 pessoas vulgarizaram uma equipa que era objectivamente muito superior a nós como se viu em Marselha. Uma das melhores equipas da história do futebol francês sentiu de tal maneira o ambiente infernal do Estádio ,que parecia poder desabar a qualquer momento, que se limitou a um timorato futebol de pontapé para a frente . Estádios cheios ajudam a ganhar jogos e o futebol ao vivo nada tem a ver com o futebol na televisão . 


terça-feira, 1 de outubro de 2013