quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Mais e menos

Excelente cabeceamento de Jonas a responder a óptimo cruzamento de Maxi. Jogo frio com pouco público que veio mais uma vez alertar Jorge Jesus para a dificuldade que Talisca terá para substituir Enzo.

Mas para mim que vi o jogo através dum portátil o pior da noite foram os assobios a Ola John. Não percebo qual o sentido de assobiar um jogador da própria equipa independentemente de estar a jogar bem ou mal . 

Muito bom regresso de Sulejmani. Muito bem Maxi Pereira; Jonas e Júlio César decisivos. Cristante não esteve mal . Acredito que acabe por formar dupla com Samaris , nos próximos jogos.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Momento decisivo.

Eu gosto da Taça da Liga. Se não me engano já temos cinco no museu . Todas merecidas. Todas saborosas. Todas gloriosas.

Hoje temos o Nacional em casa. Jorge Jesus já afirmou que este jogo serve para acelerar para o campeonato e a convocatória veio confirmar poucas alterações.

Neste jogo gostava de ver Pizzi a jogar os noventa minutos no lugar de Enzo. E da vitória do Benfica, está claro.

Pizzi ainda não me convenceu totalmente. Concedo que pode ser preconceito . Tendemos sempre a esperar mais e , paradoxalmente, a ser mais condescendentes com jogadores com "pedigree". E isso é coisa que Pizzi , um " self made man" do futebol não tem. Mas não quer dizer que não tenha talento. 

Este é o momento decisivo da sua carreira Ou convence JJ e a nação Benfiquista e se torna um jogador de nível internacional , titular do Benfica ,ou não convence e daqui a um ano ou dois estará numa equipa do meio da tabela ,cá ou lá por fora. Que fique por cá , no Benfica, muitos anos!

domingo, 28 de dezembro de 2014

Reforçar o meio campo?

A assinatura de Enzo pelo Valência estará iminente .É o que diz a comunicação social há pelo menos seis meses. Mas agora é capaz de ser mesmo verdade. Sejam vinte cinco mais objectivos ou trinta milhões será sempre um bom negócio do ponto de vista da tesouraria . O problema é o vazio que fatalmente deixará no meio campo do Benfica.

Os jogadores falados , pelo menos os mais insistentemente associados ao Benfica não poderão resolver este problema. Só se fala de avançados e médios de ataque

Parece-me que seria avisado contratar um jogador para o meio campo. Seja um "8" ou até mesmo um "6" que permita o avanço de Samaris. Sobretudo se Amorim ou Fejsa não estiverem operacionais no início de 2015.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Estabilidade e ambição

Jorge Jesus disse em entrevista publicada hoje no jornal Record duas coisas muito importantes :

 " Gostava de voltar a ganhar os quatro títulos no Benfica ".

Isto demonstra ambição e confiança. Jorge Jesus sabe que não depende de resultados para se manter no posto o que lhe dá estabilidade para trabalhar mas como é muito ambicioso não se acomoda.

Disse ainda :

"Todos conhecem bem os nossos princípios" .Em resposta à pergunta sobre como explica a excelente  performance defensiva da equipa, esta época, mesmo tendo perdido Siqueira , Garay e Fejsa .Disse mais : " Trabalhamos juntos há seis anos e as ideias da equipa estão assimiladas por todos ".

Esta continuidade da equipa técnica é uma das melhores decisões de Luís Filipe Vieira.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O que é escandaloso é não ser titular no Benfica

É dado como certo na imprensa o empréstimo de Nelson Oliveira ao Swansea até final da época . Não considero este empréstimo escandaloso . O que é escandaloso é este jogador não ser titular no Benfica porque ele, é no mínimo, o segundo melhor avançado do Benfica. O comportamento de Jorge Jesus para com este e outros jogadores oriundos da formação é abjecto. E é uma das coisas que o impede de crescer um pouco mais enquanto grande treinador e deixa o Benfica um pouco mais longe do sucesso. Afirmar a superioridade de Cavaleiro ou Bernardo Silva sobre alguns jogadores recém contratados é um truísmo . Dizer que Oliveira merece ficar no plantel e jogar é uma evidência.


Deve ter sido o cansaço

A exibição de hoje foi muito má. A única coisa boa foi a vitória porque quando se joga assim tão pouco não se costuma ganhar. Quanto aos menos utilizados o que se pode dizer é que pelo menos não comprometeram. Benito e César estiveram regulares. Ola John ainda fez um ou dois excelentes passes e Bebé entrou para ajudar e assim fez. Mais um jogo de enorme abnegação do grande Maxi.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Substitutos à altura?

A lesão de Salvio é uma notícia muito preocupante. Especialmente se o atleta só regressar em Fevereiro. Apesar das tão propaladas perdas de bola que acumula Salvio é um jogador que marca golos , faz passes decisivos e cria inúmeras situações de perigo para a baliza adversária. 

Alternativas ?

Muitas mas nenhuma se provou ao mais alto nível . Ola John tem revelado um problema grave de falta de intensidade, apesar da enorme qualidade técnica. Tiago Bebé é apenas força . Gonçalo Guedes é ainda um miúdo e dificilmente será aposta. Finalmente Sulejmani , um craque que tarda em afirmar-se. Mas é um craque. Nestes dois meses uma parte do nosso sucesso passará pela resposta que der o substituto de Salvio

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Do céu ao inferno

Em poucos dias fomos da euforia à eliminação na Taça. Eliminação na própria casa e por isso ainda mais amarga. A equipa deu tudo e quem dá tudo não pode ser criticado.

A falta da voz de comando de Luisão sentiu-se . Os golos adversários decorreram de erros próprios. O primeiro de André Almeida numa terrível falta de sorte e jeito. O segundo numa falha de marcação fruto dum meio campo completamente novo formado pelos macios Cristante e Pizzi  que abriram uma autoestrada por onde Pardo passou à vontade.

Hoje gostei de Ola John, apesar do último passe não ter saído , do excelente golo de Jonas , da garra de Maxi e da abnegação de Jardel. Uma eventual saída de Enzo colocará problemas ao nosso jogo. Pizzi não assegura a mesma segurança nem a mesma qualidade a progredir com bola criando desequilíbrios nas equipas adversárias. Veremos. Uma mera substituição de jogador por jogador deixará a equipa mais fraca. Apesar da pouca intensidade que têm revelado não sei se uma dupla formada por Cristante e Samaris , jogadores de estatura elevada, não seria mais eficiente. Mas isto são apenas suposições e especulações ainda precipitadas.

Resta o campeonato e a taça da liga. Tendo em conta que este parece ser um ano de transição, de muitas vendas , o primeiro lugar no campeonato satisfaz-me. Temos é que o manter até ao fim.




Nem que seja à paulada

Um jogo difícil contra uma equipa com a pior escola do Porto que no jogo para o campeonato contou com a conivência do árbitro. Desta vez o árbitro será Soares Dias o que também não me deixa nada tranquilo. A solução para isso será um estádio cheio e um ambiente de cortar à faca parecido com o que encontramos sempre que vamos a Braga.Outra solução , a principal, será fazermos um bom jogo . Um jogo à patrão desde o princípio. Luisão e Salvio não estarão presentes o que aumentará a dificuldade. César ou Lisandro ? Pizzi , Ola John ou Tiago ? Veremos em quem recai a escolha . Por mim ia com Lisandro, mais experiente e com Tiago , neste caso por uma questão de força e velocidade , apesar de até agora ser mesmo só isso que ele mostrou no Benfica. Uma coisa é certa : temos que ganhar . Nem que seja à paulada.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Correcção a António Oliveira

"Com este plantel do Fc Porto , Jorge Jesus dobrava a primeira volta com 10/12 pontos de avanço sobre o segundo classificado". 

Isto foi o que Oliveira, vá lá saber-se com que intenção , disse num programa de televisão. Com isto não posso concordar.

 Mas se tivesse dito :

"Com este plantel do Fc Porto , se estivesse a trabalhar no clube há seis anos, Jorge Jesus dobrava a primeira volta com 10/12 pontos de avanço sobre o segundo classificado". 

Assim talvez já concordasse.Neste momento são seis.

O Benfica não está refém de nenhum treinador ou jogador porque é hoje uma estrutura de excelência. Isto é capaz de ser incompreensível para Oliveiras e companhia porque a hegemonia do Porto foi alicerçada em práticas criminosas. Felizmente o Benfica parece estar a recuperar a liderança do futebol português fazendo-o apenas e só com competência e muito trabalho.

E com um fantástico treinador chamado Jorge Jesus que é mais um a trabalhar para o Benfica.

Gosto de os ver assim

O grande problema da lagartagem não foi o próprio empate caseiro na última jornada mas a vitória do Benfica no Dragão . Exemplo paradigmático é a frase de Eduardo Barroso , hoje na Bola : " Benfica tem tido sorte e outras ajudas". Gosto de os ver assim.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Não há uma sem duas

Depois do golo de Bernardo Silva eis que Fariña se estreia a marcar, este na liga espanhola.Um golo verdadeiramente fantástico marcado por um atleta que acabava de regressar de lesão.É um dos emprestados a ter em conta.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Não poderia passar em branco

Primeiro golo, e logo contra o Marselha, duma das maiores promessas do futebol português,Bernardo Silva. E ainda por cima diz sempre as coisas certas. Se foi apenas por empréstimo , foi um excelente empréstimo. Se há para lá umas cláusulas só espero que sejam elevadas.




Não dá para resgatar o miúdo ?

Uma das coisas que mudou no Benfica foi a forma como os ex-jogadores falam do clube. Veja-se o caso de Rodrigo, por exemplo. Chama-se mística e é uma das coisas que nos distingue da manta de retalhos que é o Porto  actual. Mas o troféu ex-jogador da semana vai para Markovic , tão pouco utilizado em Liverpool e que tanta falta nos faz :

 00:10

Melhores também individualmente

A ideia de que o Porto tem uma equipa constituída por jogadores do outro mundo é um mito . O guarda-redes é mediano ; não têm um central melhor que o Maurício do Sporting; o Casimiro é assim-assim e o Herrera idem; o Tello é tão bom que a partir dos cinco minutos jogou contra um atleta amarelado e não foi capaz de tirar partido disso , Danilo e Alex Sandro , apesar de bons jogadores estão longe de ser o que se diz por aí e o tempo encarregar-se-a de o deixar claro. Sobram Jackson , Brahimi e Oliver , três jogadores de nível internacional .

O problema é que apesar de na opinião de alguns não jogar nada Maxi secou Brahimi .É admirável o desrespeito por um jogador com cem internacionalizações pelo Uruguai e uma Copa América no currículo, especialmente vinda de quem já diz que Danilo é o melhor lateral direito do mundo.

O problema é que Jackson teve que enfrentar Luisão e Jardel , a melhor dupla de centrais da liga portuguesa, de longe. 

O problema é que Oliver a partir de certa altura começou a pisar os terrenos de Enzo e o génio acabou por ficar na lâmpada. 

Para quem acha que o Benfica tem um plantel individualmente fraco é preciso recordar que Fejsa , Sílvio , Eliseu , Sulejmani e Rúben Amorim estão lesionados.

Nada do que foi dito acima belisca o mérito de Jorge Jesus que deu uma lição a Lopetegui. JJ foi uma aposta ganha e tem vindo a melhorar muito no Benfica. Também ele é superior individualmente ao seu colega do Porto




domingo, 14 de dezembro de 2014

A César o que é de César

Neste blog já critiquei muitas vezes Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus. Hoje que demos um passo muito largo na direcção da revalidação do campeonato não me custa  reconhecer que este resultado se deve em primeiro lugar a Vieira e à decisão de manter Jorge Jesus, mesmo quando este perdeu tudo. " A César o que é de César"

Agora outro César .Uma grande equipa só o é se tiver um grande guarda-redes. Tranquilo , rápido , inteligente , Júlio César foi o primeiro a separar as águas. Ele é muito superior a Fabiano.

 Um dos grandes jogadores do Porto , Brahimi, apanhou hoje pela frente Maxi Pereira que o engoliu e logo aí o Porto começou a perder o jogo; Luisão foi Luisão e está tudo dito: Mas o maior destaque defensivo da noite foi o jogo absolutamente fantástico de Jardel ,que dominou totalmente a sua zona, e o sangue-frio de Almeida, que apesar de estar amarelado desde o princípio do jogo, conseguiu sair do Dragão com uma exibição praticamente sem mácula.

Bom jogo de Samaris e de Enzo. Bom jogo de Gaitan e de Talisca. Jogo sofrível de Salvio , aparentemente menos fresco fisicamente.

O futebol e a vida têm destas coisas. O jogador que ninguém queria ver no jogo , aquele cuja titularidade deixou as orelhas de JJ a arder marcou dois golos e foi um dos grandes da noite. Lima respondeu à campeão.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Com este vale tudo

São poucos os bons árbitros em Portugal . Deve ser difícil ser juiz, ainda por cima numa actividade como o futebol , suficientemente importante para que os juízes sejam pressionados, mas sem importância suficiente para que essas pressões sejam devidamente investigadas e sancionadas.Aparentemente.

No Domingo a arbitrar vai estar Jorge Sousa, um daqueles árbitros tão habilidosos que nem precisa de marcar penaltys para beneficiar o seu clube. Esta nomeação é um "visto gold" à equipa do Porto. Para eles valerá tudo : até arrancar olhos.

Que acabe assim :



quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Bom trabalho e más decisões

O jogo de hoje mostrou uma enorme evolução de alguns jogadores , designadamente de César , Cristante e , sobretudo de Pizzi, seguramente fruto do excelente trabalho de Jorge Jesus. Também gostei de Lisandro , Ola John e da entrada cheia de personalidade de João Teixeira.

Quanto às más decisões é fácil identificá-las . Parece inacreditável que Jorge Jesus não perceba que Nelson Oliveira é muito  superior a Lima e Derley . A decisão de deixar Oliveira na bancada na maior parte dos jogos é uma péssima decisão e um crime de lesa-Benfica.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Benfiquista

Para os que são um pouco mais velhos oito de Dezembro é o dia da mãe. É ainda hoje assim para mim . 
Isto vem a propósito apenas porque o meu Benfiquismo foi pela primeira vez declarado pela minha mãe.
 E porque o Benfica é um clube popular este acontecimento solene deu-se no talho do velho Sr. Alfredo ( um doente pelo Benfica ) no bairro de Campolide em Lisboa. Eu devia ter uns quatro anos quando aconteceu e como todos os acontecimentos realmente importantes foi rápido e simples .O velhote fez a pergunta sacramental : - és do Benfica ou do Sporting ? perante o meu silêncio tímido respondeu a minha mãe : - É do Benfica . E pronto, passei a ser Benfiquista.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Viva o Benfica !

Gostei do jogo de hoje . Óptimo ambiente com muita gente nas bancadas a apoiar praticamente em todos os momentos perante uma equipa chata e muita fechada.

Os poucos ataques do Belenenses acabaram invariavelmente frustrados na nossa defesa. Muito bem Maxi , Luisão , Jardel e Almeida. No meio campo Samaris continua a crescer e começo a pensar , como o seu empresário disse, que podemos vir a estar na presença dum Matic dextro. De resto a genialidade habitual de Gaitan , o voluntarismo de Salvio e o trabalho de qualidade de Enzo . Fantástico regresso aos golos de Lima. 

Infelizmente confirmou-se a ausência de Rosa e Deyverson. Este tipo de acordos não fazem sentido nem honram o verdadeiro Benfica.

Viva o Benfica!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Um não assunto

A capa do Record de hoje é em si mesmo absurda . Um jornal que se cala e sempre se calou perante a corrupção generalizada no futebol português chama à capa um assunto sem qualquer sentido.

Espero que Rosa e Deyverson joguem , que joguem bem e que percam o jogo. Esta é a única posição admissível para um Benfiquista.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Apostar na prata da casa

Diz o presidente do Benfica que na próxima época quatro ou cinco jogadores integrarão o plantel principal, sendo este processo irreversível .

Esta afirmação parece-me verosímil . Desde que entre esses nomes se contem Cavaleiro , Cancelo e Bernardo Silva. Na realidade em todo o universo de jogadores formados em casa apenas vejo os seguintes como tendo o potencial para integrar o plantel :

Nelson Oliveira , o segundo melhor avançado do clube , apenas atrás de Jonas ;

Bernardo Silva ;

João Cancelo , apesar duma época até gora pouco visível no Valência ;

Ivan Cavaleiro ;

Gonçalo Guedes , um craque em potência que não escandalizaria ver, já esta época, entre os dezoito convocados ; 

João Teixeira , um médio talentoso.

Bruno Varela, como guarda-redes suplente.

Destes sete magníficos não me parece impossível escolher os tais quatro ou cinco jogadores que integrarão o plantel na próxima época. Desde que não se percam os melhores.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Renovação de Jorge Jesus

Relativamente a esta questão ,proposta de renovação com JJ, noticiada, parece-me, pelo Correio da Manhã só tenho uma coisa a dizer : - Luís Filipe Vieira é que sabe. 

Da última vez que me meti nisso foi para defender, há dois anos, que a circunstância de termos perdido todas as competições deixava Jorge Jesus sem condições para continuar à frente da equipa. Vieira manteve-o e só não ganhamos a Liga Europa no ano seguinte. Serviu-me de lição!