domingo, 20 de abril de 2025

Nas asas de Trubin & Comp.

Trubin foi decisivo. As suas defesas valeram pontos e algumas foram realmente muito difíceis . É isto que se pede ao guarda-redes do Benfica. Melhor em campo . Seguido por Pavlidis , um avançado que precisou de tempo para se mostrar mas que tem realmente qualidade para ser importante no Benfica e decisivo na conquista de títulos. Não podemos esquecer Carreras que marcou um fantástico golo mesmo se revelou algumas dificuldades defensivas em alguns momentos. Florentino começou mal mas fez um jogo muito competente . Aktürkoglu esteve muito bem numa noite desinspirada de Di Maria foi o turco quem nos levou para a frente com perigo , parece ter regressado à boa forma.  Schjeldrup entrou bem no jogo e ainda fez um passe para golo.

Não foi um jogo perfeito, revelou fragilidades defensivas e confirmou, se bem que já se sabia, que somos uma equipa de contra-ataque , mais forte em transições rápidas do que em ataque continuado.


segunda-feira, 14 de abril de 2025

A última vida do maestro

Rui Costa foi dos melhores jogadores que vi jogar. Um dos melhores do mundo, expoente de um futebol arte , maestro e solista...mas isso foi dentro do campo. Fora é um dirigente que se arrisca a sair pela porta pequena porque não entendeu o futebol não jogado dentro das quatro linhas. 

Este comunicado foi uma anedota, desnorteado e mal assessorado revelou não ter qualquer controlo dos bastidores do futebol , o que aliás já sabíamos.

O maestro está a gastar a sua última vida enquanto dirigente e agradece-a a Rúben Amorim porque se este tivesse ficado por cá há muito que o campeonato estaria decidido.  

O Benfica é o maior clube português, precisa de gente igualmente grande a dirigi-lo.


domingo, 13 de abril de 2025

Gamanço

O penalty não assinalado, ontem , contra o Sporting ,  com árbitro e var e etc. é uma vergonha . Um roubo. Sinceramente acho incrível conseguir não ver aquele lance e continuar a arbitrar. Se quem está no campo tem desculpa,  quem está nos monitores não. Isto é roubar , é criminoso e devia dar cadeia.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Grande atitude

Ganhamos ontem, como se esperava, a uma equipa muito inferior. Fizemo-lo com o contributo de habituais titulares , alguns miúdos e alguns que nesta fase já contavam estar noutro patamar.

Às vezes é criticado por falar ou por parecer que exige ser titular. Ontem falou dentro do campo. Não jogou menos nem se esforçou menos por estar a jogar com alguns habituais suplentes. Muito bom jogo e excelente atitude de Schjeldrup. Palavras que valem também para Prestianni , cuja alegria contagiou companheiros e público.

Também uma palavra para Tiago Gouveia a regressar de lesão grave e que poderá mesmo ser alternativa para a lateral direita.

Ontem estreou-se Joshua Winder , um miúdo com enorme categoria que não me admirava que estivesse na primeira equipa na próxima época.

terça-feira, 8 de abril de 2025

Verdadeiros reforços

Não podemos ignorar que entrámos nesta época sem o dínamo do meio campo e a flecha do ataque, João Neves e Rafa, respetivamente .

Rafa esteve ligado a 26 golos na época passada, só na liga , tendo marcado 14 e assistido para 12. Brutal. Neves fez 2315 minutos , 3 golos e uma assistência.

Mesmo sem estes dois e David Neres estamos a fazer uma época muito interessante.

Para isso contribuíram as contratações de Pavlidis, demorou a adaptar-se mas é craque , suficientemente craque para ser campeão; Aktürkoglu que veio para substituir Rafa e que na Liga fez 9 golos e 9 assistências, foi reforço. Em  Janeiro Bruma e Belotti vieram dar mais profundidade ao plantel e neste momento todas as expectativas são legítimas.

 

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Os bons alunos do professor Lage

Ontem demos uma lição ao Porto. Tenho criticado Bruno Lage inúmeras vezes, apesar de gostar bastante dele mas a organização e estratégia da equipa foram muito bem conseguidas. 

Para tal também contou com  jogadores absolutamente incríveis.

Na defesa Otamendi. Nas redes sociais vejo benfiquistas criticar o argentino muitos dizendo que já não tem lugar no plantel. Ora a influência deste jogador, a sua liderança experiência e qualidade são inquestionaveis. Ele é o melhor central da nossa liga .

No meio campo , apesar de um erro grave , Florentino esteve muito bem naquilo que é a sua especialidade, roubar bolas ao adversário fruto de um excelente posicionamento. Aursnes foi um gigante, sempre a pressionar, a correr e sempre o primeiro a tentar criar situações de perigo para o adversário.

O ataque foi demolidor para o adversário. Aktürkoglu antes do minuto de jogo já tinha feito um assistência para golo e durante todo o encontro foram inúmeras as situações de perigo que criou. Di Maria continua a ter aquela fome dos campeões, quanto ao pé esquerdo nem vale a pena falar .

Mas no Olimpo , até porque é Grego , em lugar de destaque tenho que colocar Pavlidis. Trabalhou imenso e ainda assim conseguiu fazer três golos naquele estádio. Com este jogo entrou na história do Benfica como um dos grandes e ele é efetivamente um grande jogador.

Mas o futebol é um jogo coletivo e por isso não posso esquecer Trubin, sempre seguro , a abnegação de Tomás Araújo, a qualidade de Carreras ( prejudicado pela arbitragem) , a insistência de António Silva que continua um caminho de altos e baixos mas que não se deixa ir , a humildade de Kokçu, a raça de Belotti, a qualidade de Schjeldrup e a utilidade de Leandro Barreiros 

Venha a próxima batalha !

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Chegou a época de exames

Confesso que cheguei a pensar que íamos deixar dois pontos no jogo de ontem que chegou a estar completamente partido pela nossa incompetência defensiva.

Sofremos dois golos inacreditáveis, o primeiro digno de uma equipa de paralíticos a ver jogar o adversário, esta atitude não pode manter-se no Porto.

Valeram dois golos de Aktürkoglu e o de Pavlidis, os dois melhores em campo apesar da exibição positiva de Aursnes também não poder passar em branco.

Pela negativa o mau jogo de Kokçu e também o de Carreras.

Renato Sanches fez quarenta e cinco minutos que em rigor foram apenas vinte cinco , vamos ver como evolui fisicamente porque ainda está longe dos mínimos exigidos. Infelizmente Leandro Barreiros também não entrou bem.

Finalmente dizer que jogamos contra 15 porque o árbitro e o VAR foram uma vergonha