quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Equipa B

Termos uma equipa "B" , na minha opinião, não é a melhor solução, é a única solução. Não me parece que faça grande sentido o empréstimo de ex-juniores ou jovens recém-contratados a terceiras equipas que nada têm a ver com o Benfica.

Do actual plantel fazem parte David Simão e Nelson Oliveira , ambos chegados de uma época de empréstimo no Paços em que foram utilizados regularmente . Que ganhou o Benfica com esse empréstimo ? Estão os jogadores mais fortes ou identificados com a  forma de jogar do Benfica. David Simão tem pouco mais de uma hora de jogo e Nelson Oliveira pouco mais de duas.

É muito importante perceber que jogar no Benfica não tem nada a ver com jogar no Paços, Guimarães , Servette, etc. Roderick e Yartei são titulares no Servette , o ganês é o melhor jogador da equipa  e , portanto , o corolário dessa situação seria ser integrado no plantel principal da equipa na próxima época. O mesmo se aplica a Nuno Coelho, Leandro Pimenta , Miguel Rosa , etc, etc.Miguel Rosa é um caso paradigmático. Ano após ano é a grande figura das equipas que representa mas a verdade é que já tem 22 anos e continua na 2ª Liga.

A equipa "B" entendida como uma equipa que joga exactamente no mesmo esquema táctico da equipa principal é uma fantástica solução porque emagrece o plantel permitindo maior qualidade de trabalho e, por outro lado, dá competição, com a camisola do Benfica, a jogadores que a qualquer momento podem passar para o plantel principal.

Seria mau para Mika , Ruben Pinto, David Simão , Rosa , Leandro Pimenta, Kanu , Roderick, Yartei, Luis Martins, Melgarejo, André Almeida , etc. estarem perto da equipa principal e jogarem todos os fins de semana numa equipa que replicasse o estilo de jogo da equipa principal ? Seria mau para o Benfica ter todas estas alternativas em plena competição ?

Mas para funcionar ,a equipa "B", deve ser , de facto, instrumental relativamente ao plantel principal e tem de existir essa permeabilidade que permita uma efectiva circulação dos atletas. Se for apenas para resolver más contratações e para colocar aleatoriamente este ou aquele não faz sentido termos equipa B


Sem comentários :

Enviar um comentário