terça-feira, 30 de setembro de 2014

Convocatória alargada

A presença de Miguel Santos indica algumas duvidas relativamente ao estado de Júlio César . De resto é uma convocatória normal com destaque para a ausência de Nelson Oliveira e para a presença de Bebé e Pizzi que se juntam a Sálvio e Ola John , quarteto de extremos, sem esquecer  Gaitan. Benito está no lote mas não deve sequer chegar ao banco a não ser que JJ queira uma equipa mais alta. Mas Eliseu deverá ser titular. Meio campo com três homens ( Almeida , Samaris e Cristante) para um lugar. Independentemente de quem jogue acredito na vitória até porque a nível internacional os resultados e as exibições obtidas fora de casa têm sido boas.


Lista de convocados:
Guarda-redes – Júlio César, Bruno Varela e Miguel Santos;
Defesas - Lisandro Lopez, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Loris Benito e Eliseu;
Médios - André Almeida, Enzo Perez, Gaitán, Salvio, Talisca, Ola John, Samaris e Cristante;
Avançados - Lima, Derley, Pizzi e Tiago. 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Entrada natural

Bruno Varela é uma grande esperança do nosso futebol . Tecnicamente bom e com excelentes aptidões físicas não me inquieta a sua eventual utilização . Ela será o corolário duma carreira  curta mas brilhante dum atleta que neste momento já é o segundo melhor guarda-redes do nosso plantel.

domingo, 28 de setembro de 2014

Grande revelação

Independentemente de Talisca ser uma aposta controversa e muitos , incluindo eu , acharem que o jovem brasileiro não devia ter tido, desde o início, a passadeira estendida para a equipa principal a verdade é que justificou plenamente a aposta de Jorge Jesus. 

Talisca vai vender bem caro o seu lugar no onze, independentemente da grande qualidade e experiência de Jonas.

Não sei se foi uma descoberta de JJ e do scouting do Benfica ou se estava a ser seguido por meio mundo mas lá que é jogador é. E é nosso , pelo menos por enquanto.





sábado, 27 de setembro de 2014

Os três mosqueteiros

Talvez sugestionado pela recente polémica entre JJ e Mourinho hoje vieram-me à cabeça os três mosqueteiros , Athos , Porthos , Aramis e ,claro, D`Artagnan . 

Esta noite Anderson Talisca foi D`Artagnan, o mais importante de todos, marcando dois golos que pareciam ter resolvido o jogo ao fim de quinze minutos ; Sálvio foi Porthos , a força da natureza capaz de ganhar sucessivos duelos ao longo do jogo ; Enzo , foi Aramis, o trabalhador abnegado  e Gaitan foi Athos, o vaidoso e talentoso mosqueteiro que encheu o campo de infinitos pormenores de classe.

O problema é que a vertigem ofensiva da equipa acabou , mais uma vez , por nos expor demasiado deixando o resultado em aberto até final.

 Jardel continuou a estar aquém do que tem que ser um central do Benfica . Samaris não beneficia do actual sistema de jogo , veremos como evolui mas começo a pensar que numa equipa em que toda a gente corre para a frente precisávamos dum jogador fisicamente mais poderoso nesta posição.

O mais importante , no entanto , é que mesmo sendo uma equipa ainda com muito para melhorar já estamos quatro pontos à frente do Porto. 

Homens de barba rija

O jogo de hoje vai ser para "homens de barba rija", passe o sexismo. A vitória significará o afastamento relativamente aos principais rivais. O Porto ficará a quatro e o Sporting a seis pontos.Não é altura para falhar.

E não vai haver falhanço. O passar dos anos a estabilidade,o acumular de experiência e o enorme sucesso da época passada  ajudarão a ultrapassar este obstáculo.

Jorge Jesus vai apresentar Derley e Lima no ataque. Dupla inédita mas que me agrada , especialmente se o terreno estiver pesado.

Temos também que fazer a nossa parte : inundar as bancadas da Amoreira de vermelho.


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Foice em seara alheia

Espero que o Sporting- Porto desta noite termine empatado. Nenhuma das equipas mete grande medo mas o Porto ,agora que se sabe em definitivo que "dar fruta para dormir a árbitros" é algo que não pode ser condenado, continua a ser um adversário temível , especialmente fora de campo . E o Sporting vai mantendo alguma identidade e se o Nani não "parvar" pode continuar a morder-nos os calcanhares até final da prova.Por isso o melhor é que ambos percam dois pontos até porque na Amoreira a nossa obrigação é ganhar .E isso é tudo o que importa.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Aprender depressa

Samaris não esteve bem no jogo com o Moreirense . Falhou passes , perdeu duelos, , etc. , etc. Mas a verdade é que durante os primeiros quarenta e cinco minutos toda a equipa esteve mal devido também à pressão muito intensa da equipa adversária que a partir dos sessenta minutos estourou fisicamente como não podia deixar de ser.

O problema com Samaris é a urgência da sua adaptação à posição seis . Não há dúvida que numa equipa como o Benfica ele tem muito mais para oferecer do que um jogador como André Almeida ou até do que Fejsa, não obstante este ter uma capacidade física muito superior.

O que se pede a Samaris é o que antes se pediu a Matic e depois a André Gomes. Que se adapte a uma posição que não conhece.Tinham em comum a boa qualidade técnica e a pouca intensidade ,quando começaram a jogar nesta posição . André Gomes nunca conseguiu ultrapassar essa limitação apesar de chegarem de Espanha informações que o dão como um jogador mais disponível fisicamente. Matic quando começou a jogar na posição seis era lento e pouco reactivo mas com o passar dos jogos conseguiu resolver esse problema e hoje é um jogador completo e um dos melhores do mundo.

O grego parece-me um jogador humilde e com vontade de aprender, tem excelentes pés e já mostrou visão de jogo . Falta-lhe apenas um pouco mais de conhecimento da posição e nervo. Vamos ver se é capaz de aprender depressa.Uma coisa é certa - tem enorme potencial.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Afinal não está a ser um passeio

Ao fim de cinco jornadas parece-me que já começa a ficar claro que o campeonato não vai ser um mero passeio para o Porto como defendiam , no início da época, a generalidade dos comentadores desportivos portugueses numa clara demonstração de acefalia.

O que , quase sem excepção, diziam era que o Porto não iria admitir que o Benfica se tornasse de novo campeão e por isso tinham feito óptimas contratações. Já o Benfica tinha vendido os principais jogadores e era agora uma equipa fraca que , no máximo , lutaria por um lugar na Champions que , entretanto, com a chegada de Nani já estaria entregue ao Sporting, restando ao Benfica um pouco honroso terceiro lugar.

Felizmente este absurdo só existia na cabeça deles e não na realidade jogada dentro de campo. E nem se compreende como a equipa campeã, mantendo a mesma equipa técnica e mais jogadores nucleares do que o seu rival, que perdeu Helton , Mangala , Fernando , Deffour e Varela, deixaria de ser tão candidato quanto o Porto.

domingo, 21 de setembro de 2014

Tinha que ser à bruta

Uma primeira parte de terror . Equipa apática , sem inspiração nem qualidade, aparentemente algo desgastada pelo esforço hercúleo a que foi obrigada, na terça-feira, ainda por cima contra um Moreirense a pressionar fortemente enquanto pôde.

Quando não há inspiração colectiva as equipas campeãs reagem com alma e momentos de inspiração individual. Quando penso que em dois mil e onze, neste blog , critiquei uma eventual contratação de Eliseu nem sei como desculpar-me . O açoriano é competente a defender , inteligente a atacar e tem um "coice" capaz de ganhar jogos. O segundo foi parecido , de raiva e da inspiração de Gaitan e Maxi Pereira.

Não foi grande jogo mas os três pontos já cá cantam e é muito importante ganhar mesmo num dia mau.


sábado, 20 de setembro de 2014

Percebo Jorge Jesus

Apesar de ter criticado a actuação muito fraca de Jardel , na Champions , compreendo a sua manutenção no onze. Uma coisa é ser adepto dum clube outra , muito diferente , é ser treinador. Tirar Jardel, agora, poderia significar perdê-lo definitivamente e , aparentemente , Jorge Jesus não confia muito em Lisandro.Veremos como corre .

P.S.  Sidnei fez hoje um jogo muito mau na derrota do Depor, por oito a dois, com o Real. Deste já não espero nada.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Bernardo e o futuro

Há jogadores que basta tocarem meia dúzia de vezes na bola para se perceber que são diferentes.Que são melhores . Bernardo Silva estreou-se com estrondo na Champions. A imprensa desportiva francesa destaca-o e atribui-lhe a revolução operada no meio campo do Mónaco, na segunda parte. Há vídeos que ilustram algumas das suas jogadas e o à vontade com que se desembaraçou de diversos adversários. O estilo de jogo e o pé esquerdo iluminado de Bernardo Silva trazem imediatamente à memória um jogador que passou pelo Benfica sem grande sucesso, apesar de ser um enorme talento, chamado Roger. Acontece que Bernardo tem outra cabeça , outra disciplina e é genuinamente Benfiquista . 

Jorge Jesus é um treinador com imensas qualidades e o Benfica tem conseguido inúmeros êxitos nos últimos anos e níveis de qualidade de jogo a que já não estávamos habituados. Somos uma equipa respeitada internacionalmente e ainda por cima conseguimos manter um nível elevado mesmo vendendo alguns dos melhores jogadores.

Todavia , Jorge Jesus, parece incapaz de apostar nos melhores jogadores que saem das camadas jovens do clube. Não faz sentido emprestar Cancelo e contratar Luís Felipe para depois também o emprestar. Não faz sentido apostar em Jara em detrimento de Nelson Oliveira , o avançado com maior potencial de todo o plantel , o único que com sorte , cabeça e minutos nas pernas pode chegar a ser um jogador de nível internacional. E também não me parece correcto ostracizar Bernardo Silva e ir contratando jogadores de nível mais ou menos mediano como Fariña que acabou também por ser emprestado.

 Não me interessam para nada o Bernardo ou Nelson Oliveira a não ser na medida em que eles são jogadores do Benfica . E , mais importante , jogadores com enorme potencial. Aproveitar as poucas pérolas que saem da formação é meio caminho andado para o êxito. Juntar a jogadores jovens , identificados com o clube , com o país e uns com os outros a grandes jogadores internacionais é o caminho para o futuro.




terça-feira, 16 de setembro de 2014

Duas conclusões

Deste jogo podemos retirar duas conclusões :

1ª Pagámos bem cara a falta de qualidade técnica de Jardel . Não se trata de crucificar o jogador , óptimo profissional e que , para terceiro central , chegaria bem, mas de constatar o óbvio . Não será Lisandro López melhor solução ?

2ª Villas-Boas e Hulk devem ter sentido que estavam a jogar pelo Porto. Esta arbitragem foi escandalosamente tendenciosa e prejudicou-nos muito.

domingo, 14 de setembro de 2014

Proibido assobiar

O jogo com o Zenit vai ser muito difícil. Vai ser o primeiro teste a sério para aferir se esta equipa está ao nível da da época passada. Jardel e Eliseu vão ter o jogo mais difícil e atrás deles poderá estar Artur uma vez que Júlio César poderá não conseguir recuperar.

Na minha opinião Artur não é tecnicamente tão mau como o pintam apesar do horrível jogo com os pés. O seu calcanhar de Aquiles é a incapacidade de lidar com a pressão e por isso não poderá continuar no Benfica se não resolver esse problema. A sua primeira época foi decente mas foi aí que começou o seu descalabro com alguns erros , importantes para a equipa, dos quais nunca recuperou tendo chegado ao momento actual completamente desmoralizado e cheio de medo de jogar.

Parece-me que o pior que se pode fazer a um jogador destes é assobiá-lo de cada vez que toca na bola. Não vale a pena , não resolve nada e pode piorar ainda mais as coisas até porque se Júlio César não estiver disponível Artur é a nossa melhor opção. 

sábado, 13 de setembro de 2014

Responsabilidade acrescida

Anderson Talisca , miúdo brasileiro , não totalmente desprovido de pedigree, apesar de vir da segunda divisão brasileira , é internacional sub-20 . Talisca tem sido uma aposta pessoal de Jesus. Aparentemente uma de que não se irá arrepender.

Até ontem achava que este miúdo não tinha lugar entre os melhores onze jogadores. Três golos num jogo fora de casa mudaram isso ; deram-lhe peso e estatuto. E , sobretudo , mais responsabilidade. A partir de agora , caro Talisca , és um dos grandes e , como eles , estás obrigado a deslumbrar-nos e a ganhar-nos jogos e títulos . 

Conquistador

Ao contrário do que Domingos Paciência afirmou antes do jogo , este Benfica continua a ser o mesmo .

A vida tem destas coisas . No dia em que Jonas foi contratado , Talisca , o homem que vê a sua posição no onze inicial em perigo com a chegada do compatriota faz um grande jogo e marca três golos. Talisca mostrou que está à altura.

Outro estreante foi Samaris que até pode ainda não conhecer bem a nossa forma de jogar mas já mostrou hoje que tem muito futebol e muito bons pés. É reforço.

De resto foi uma excelente exibição do colectivo com destaque , para além dos citados , para Maxi Pereira que apesar de ter feito um dois jogos na selecção mostrou uma enorme dinâmica.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A frieza dos números

A maior parte dos especialistas , comentadores desportivos , especialmente na televisão babam-se perante o super-plantel do Porto cujo expoente máximo em termos de contratações foi o grande Adrián que custou 11  milhões por 60% do passe . Mas se compararmos os seus números com os do desempregado Jonas chegamos a a uma conclusão surpreendente. .

Os números são do site " whoscored.com " e permitem-nos comparar as últimas quatro épocas dos dois jogadores em Espanha.

Jonas
Historical Participations
SeasonTeamTournamentAppsGoalsAssistsYellowRedSpGPS%AWMoMRating
2013/2014ValenciaSLL23(8)1014-2.878.21.816.86
2013/2014ValenciaIUC3(3)--1-2.279.41.2-6.53
2012/2013ValenciaSLL29(5)133522.274.61.517.01
2012/2013ValenciaICL21---392.8--6.87
2011/2012ValenciaSLL23(11)1054-2.477.80.726.94
2011/2012ValenciaICL4(1)33--2.480.30.817.67
2010/2011ValenciaSLL8(5)332-280.30.6-6.8
2010/2011ValenciaICL0(1)-----50--6.02
Total92 (34)40151622.477.71.256.93


Adrián
Historical Participations
SeasonTeamTournamentAppsGoalsAssistsYellowRedSpGPS%AWMoMRating
2013/2014A. MadridSLL4(18)13--0.569.20.9-6.42
2013/2014A. MadridICL2(2)112-1.369.41.5-6.76
2012/2013A. MadridSLL15(17)31--0.774.91.3-6.48
2012/2013A. MadridIUC2-1--0.572.73-7.01
2011/2012A. MadridSLL27(9)723-1.773.31.516.69
2010/2011D. L. CorunaSLL31(5)832-1.770.51.816.59
2009/2010D. L. CorunaSLL1(1)----0.578.60.5-6.27
Total82 (52)201171.272.41.426.57









quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Coisas importantes

Dois dias fora e logo acontecem tantas coisas . Começando pelo fim : a demissão de Paulo Bento que peca por tardia . Mas mais grave foi a renovação antes do tempo, que custou ou poderá custar uns milhões. 
             
Antes disso - o falecimento de António Garrido. E porque nem a morte apaga tudo é importante dizer que este homem foi um dos principais instrumentos de Pinto da Costa na montagem do sistema corrupto que dominou o nosso futebol. Foi o primeiro árbitro internacional português a estar num Mundial em 1978.  Será que tem sucessor? Garrido dizia-se sportinguista e acabou a trabalhar para o Porto . Anda por aí um que se diz Benfiquista mas ...


terça-feira, 9 de setembro de 2014

Quem jogará

Enquanto Jonas chega ou não chega as principais dúvidas que se levantam relativamente à equipa que se apresentará em Setúbal são duas :

a) assumirá Júlio César a baliza ?
b) cederá André Almeida o seu ligar a Samaris ?

A primeira pergunta é redundante para quase todos os Benfiquistas que consideram Artur um verdadeiro pesadelo, mas na época passada só perdeu o lugar para Oblak após lesão em jogo com o Olhanense. Artur está lesionado . Não no corpo mas na cabeça . Atravessa uma grave e talvez irremediável crise de confiança. Tirá-lo da equipa é protegê-lo e proteger o Benfica.


André Almeida é um jogador que cumpre bem em diversas posições no terreno de jogo. Mas em todas elas joga apenas o bê-a-bá . Samaris , apesar de estar mais rotinado como "8", é um jogador com muita qualidade e o Benfica precisa de ter alguém que comece  a sair a jogar com competência desde trás, ainda para mais quando nenhum dos centrais consegue "sair a jogar"

Um comportamento exemplar

A aquisição das Unidades de Participação , oitenta e cinco por cento , do Benfica Stars Fund, pelo Benfica foram , desde logo , uma demonstração de liquidez e a resolução dum eventual problema com a previsível ilegalização deste tipo de instrumentos financeiros pela UEFA.

Quanto ao negocio em si não se pode dizer que tenha sido mau. Ao contrario de muitos Benfiquistas entendo que um instrumento deste tipo do Benfica Stars Fund será sempre útil e benéfico para a nossa SAD. Sem especulações , com a transparência própria e possível,  este Fundo, foi acima de tudo , uma parceria exemplar