sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Vai dar frutos

Desde sempre pensei que o grande Benfica só regressaria quando a equipa fosse maioritariamente formada por jogadores portugueses ou oriundos das camadas jovens. Enganei-me porque o grande Benfica já regressou conforme quadro abaixo :


Mas o que importa aqui é que , apesar da pouca aposta de Jorge Jesus nos jovens , no Caixa Futebol Campus, se têm produzido de forma sustentada, nos últimos anos, jogadores muito interessantes. Independentemente de serem ou não aproveitados , Nelson Oliveira , Bernardo Silva , João Cancelo , André Gomes , Diego Lopes , Marcos Lopes, Ivan Cavaleiro ou agora Gonçalo Guedes, entre outros, são jogadores com qualidade para fazer parte do plantel do Benfica. Este trabalho , este caminho, é o certo e mais tarde ou mais cedo vão aparecer grandes jogadores formados no Benfica, na primeira equipa.

Insisto nesta ideia dos jogadores formados em casa ou portugueses não por razões de xenofobia mas por acreditar que a maior identificação destes com o clube e entre si formará equipas mais fortes. Basta ouvir falar as glórias do passado para saber que isto é verdade. De resto haverá sempre lugar para os grandes jogadores estrangeiros como, só para referir os que já não jogam, Valdo , Mozer , Isaías , Magnusson , Ricardo Gomes , Stromberg , Thern , Preud`Homme, Enke ,Poborsky, etc. , etc.




2 comentários :

  1. Caro Benfiquista, o glorioso Benfica do passado só com portugueses não passa de uma ilusão, os melhores jogadores da altura eram africanos e só a conjuntura social da altura os fazia portugueses... não te iludas, o Benfica é um clube universal, portugueses ou estrangeiros, todos têm lugar no clube, para isso basta serem bons atletas e respeitarem os valores do clube.
    Parece que o problema da formação só existe no Benfica, quando nos outros clubes a formação anda de rastos... com calma e paciência o Benfica lá terá 1 ou 2 jogadores formados no Seixal na equipa titular, mas jogadores como o Ivan Cavaleiro existem aos pacotes e as palavras do jovem português só mostra que a mentalidade do jogador português ainda tem de crescer e muito... Jesus deu-lhe muitas oportunidades e ele pouco mostrou e depois ainda teve a coragem de fazer queixinhas na comunicação social... contra isto nada há a fazer a não ser acreditar no trabalho desenvolvido no Seixal e continuar no rumo traçado!
    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro,antes de aparecerem ou acontecer a mudança de mentalidade dos jogadores da nossa formação,é preciso k a mentalidade dos pais desses nossos jogadores mude radicalmente,pois o problema dos nossos miudos da formação começa mesmo na casa deles,enkuanto isso,pode ser k vá aparecendo algum talento à séria,e entre akela ekipa de juniores k temos este ano,e alguns da ekipa b,pode muito bem começar a dar jogadores para a ekipa A,mas nunca na sua totalidade,prevejo nos proximos 5 anos termos 3/4 jogadores na ekipa principal,abraço.

    ResponderEliminar